sábado, 26 de junho de 2021

AESA e UFPE estabelecem contato visando parcerias na área de Engenharia Civil


Nesta última quarta-feira (23/06) estiveram reunidos a Professora Drª Nathalia Bezerra de Lima, as doutorandas Amanda Marques e Heliane Caroline, da Universidade Federal de Pernambuco, o presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Alexandre Ferreira Paes de Lira e o coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Civil da instituição, o professor Eng. Manoel Milton Barros Pereira. A reunião, que aconteceu em dois momentos e teve como propósito consolidar uma parceria técnico-científica entre as duas entidades educacionais, através da permuta de conhecimentos, utilização conjunta de laboratórios, programas de extensão tecnologia com o apoio da FACEPE, definição de áreas de pesquisas locais, interação entre os corpos docentes e discentes, monitorias e bolsas de pesquisa para o alunato, além do apoio tecnológico para a resolução dos problemas técnicos a serem enfrentados pela Prefeitura Municipal de Arcoverde para a resolução das pendências históricas.

Nesse encontro foi tratado prioritariamente sobre como as instituições supracitadas podem contribuir com a melhorar das estratégias de infraestrutura para o atendimento dos moradores vulneráveis, bem como utilizar os conhecimentos técnico-científicos, construídos dentro e em conjunto pelas academias em prol do Município, nos âmbitos social, econômico e educacional.

A reunião é parte da estratégia da AESA, iniciando com o Curso de Engenharia Civil, de estabelecer um convênio guarda-chuva com a UFPE que possibilitará uma larga interação entre as duas instituições de ensino, já estando em andamento parcerias com os cursos de Engenharia Cartográfica, para a implantação no município do mapeamento digital, oriundo do programa Pernambuco3D e disponibilização da UFPE para a AESA de equipamentos e professores da área de geométrica e laboratórios de engenharia civil.

Neste contexto, por exemplo, segundo a Professora Drª Nathalia Bezerra de Lima, “A Química de Materiais de Construção é um ramo da Ciência capaz de realizar inovações tecnológicas de alto impacto para a sociedade. O nosso objetivo aqui é dar respaldo científico às atividades propostas buscando financiamento através de instituições de fomento em Pernambuco.”

"As academias tem a obrigação de derrubarem seus muros e extrapolarem seus conhecimentos para a vida real, através da aplicação dos seus estudos e, deste modo, formarem profissionais com conhecimentos teórico e prático capazes de resolveres os problemas locais com inovação e eficiência. Esta parceria possibilitará a interação de duas grandes instituições de ensino resultando no crescimento de ambas", afirmou o Eng. Milton Barros.

Além do convenio com a UFPE, encontra-se sendo formatada a parceria com o CREA-PE que ira permitir a interiorização dos cursos de capacitação oferecidas pelo Conselho Regional de Engenharia em Recife para que os profissionais da região possam faze-los em Arcoverde.

Arte: Robson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me