sábado, 22 de agosto de 2020

Esqueleto humano

O esqueleto humano é formado por uma série de ossos que sustenta nosso corpo e garante a proteção de importantes órgãos.

O esqueleto humano é uma estrutura formada por vários ossos e cartilagens, que permitem, entre várias outras funções, a movimentação do nosso corpo. O esqueleto humano é um tipo de endoesqueleto, uma vez que se encontra no interior do nosso corpo, sendo formado por mais de 200 ossos.

Leia também: Sistema esquelético
→ Quantos ossos tem o esqueleto humano?

O esqueleto humano de um adulto apresenta 206 ossos, uma quantidade menor do que aquela encontrada em crianças. Essa redução ocorre pelo fato de que, quando a criança nasce, muitos ossos estão separados, fundindo-se durante o desenvolvimento da pessoa. Em média, uma criança apresenta cerca de 70 ossos a mais de que um adulto. É importante ficar claro que esses ossos a mais não são absorvidos ou destruídos, eles apenas juntam-se a outros, formando um só.

Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, formando a parte axial e a parte apendicular. Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno. Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).

→ Nomes dos ossos do esqueleto humano

Observe abaixo os nomes dos principais ossos do nosso esqueleto:

Veja os nomes de alguns dos principais ossos do esqueleto humano.
→ Funções do esqueleto humano

O esqueleto humano apresenta uma série de funções no organismo, que vão muito além da sustentação do corpo. Entre as principais funções desempenhadas pelo esqueleto, podemos citar:


Suporte do organismo;


Proteção dos órgãos internos e dos tecidos moles;


Em conjunto com os músculos, garante a nossa movimentação;


Apoio aos músculos esqueléticos;


Depósito de sais minerais, principalmente fósforo e cálcio;


Relação com a produção das células do sangue, uma vez que a medula óssea é encontrada nos ossos.

Os ossos e os músculos atuam juntos, garantindo nossa locomoção.
→ Divisão do esqueleto humano

O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular. Veja a seguir mais informações sobre essas duas porções do esqueleto.

Observe as partes que fazem parte do esqueleto axial e aquelas que fazem parte do esqueleto apendicular.
Esqueleto axial

O esqueleto axial é constituído por 80 ossos. Fazem parte do esqueleto axial:


Crânio: O crânio é constituído por ossos faciais e ossos cranianos. De uma maneira geral, esses ossos garantem, principalmente, a proteção do encéfalo, uma porção do sistema nervoso central.


Osso hioide: Osso sem articulação localizado na região compreendida entre a mandíbula e a laringe, na região do pescoço.


Vértebras: Ossos que constituem a coluna vertebral. Uma de suas funções primordiais é garantir a proteção da medula espinhal.


Costelas: Ossos que apresentam formato de arco, encontrados no número de 12 pares.


Esterno: Osso localizado na parte anterior do tórax, conhecido também como osso do peito.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esqueleto apendicular

O esqueleto apendicular é composto por 126 ossos, os quais formam nossos membros. Fazem parte do esqueleto apendicular:


Membros superiores: Os membros superiores são constituídos pelo úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos).


Cintura escapular: A cintura escapular é constituída pela clavícula e pela escápula.


Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos).


Cintura pélvica: A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.
→ Ossos do crânio

O crânio apresenta ossos que, em sua maioria, estão juntos em virtude das articulações imóveis. Esses ossos estão relacionados com funções importantes do organismo, como a proteção do encéfalo e o processo de fala e mastigação. Essa última função é possibilitada pela presença da mandíbula.

Os ossos que formam o crânio podem ser divididos em dois grupos: ossos faciais e cranianos.

A maioria dos ossos do crânio apresenta articulações imóveis.


Ossos cranianos: ossos parietais, temporais, ocipital, frontal, esfenoide, etmoide, ossículos auditivos e ossos suturais. Os ossos parietais e temporais são encontrados aos pares. Os ossículos auditivos são seis, e os ossos suturais possuem número variado.


Ossos faciais: maxilas (duas), zigomáticos (dois), nasais (dois), lacrimais (dois), conchas nasais (dois), palatinos (dois), mandíbula e vômer. Todos os ossos são encontrados aos pares, com exceção do vômer e da mandíbula. Vale salientar que a mandíbula é o osso mais forte da face e também o mais longo. Além disso, é o único que apresenta articulação móvel.
→ Coluna vertebral

As vértebras são os ossos que formam a coluna vertebral. Entre uma vértebra e outra, encontramos os discos intervertebrais, os quais atuam como um verdadeiro colchão entre cada um desses ossos.


A coluna vertebral desempenha papéis fundamentais para a sobrevivência do indivíduo. Ela garante, por exemplo, suporte para o corpo e proteção para a medula espinhal, uma porção do sistema nervoso central.

Na coluna vertebral, observamos sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix. O sacro é formado pela fusão de cinco vértebras, enquanto o cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras.

Observe os ossos que formam a nossa coluna vertebral.
→ Ossos dos membros superiores

Observe os ossos que formam os membros inferiores e superiores.

Os membros superiores são formados pela cintura escapular, pelo braço, antebraço, punho e pela mão. A cintura escapular, responsável por garantir a união dos membros superiores ao tórax, é formada por dois ossos: clavícula e escápula.

Quando falamos em braços, antebraços, punhos e mãos, observamos os seguintes ossos:


Úmero: Maior osso do membro superior, sendo responsável por formar o braço.


Ulna e Rádio: Esses dois ossos formam o antebraço. Quando analisamos esses dois ossos, verificamos que a ulna é o mais longo deles.


Ossos do carpo: Os ossos do carpo formam o nosso punho e representam um grupo de ossos dispostos em duas fileiras de quatro ossos. Os ossos do carpo são chamados de escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato e uncinado.


Metacarpos: São um grupo de cinco ossos que formam a palma da mão.


Falanges: As falanges, que são os ossos que formam nossos dedos, são classificadas em: falange proximal, média e distal. O polegar apresenta duas falanges, enquanto os outros dedos da mão apresentam três falanges.
→ Ossos dos membros inferiores

Os membros inferiores são formados pela cintura pélvica, coxa, joelho, canela, panturrilha e pé. A cintura pélvica garante a união dos membros inferiores ao esqueleto axial e é formada pelos ossos pélvicos ou ossos do quadril.

Os ossos do quadril são formados a partir de três ossos: ílio, ísquio e púbis. Quando falamos em coxa, joelho, canela, panturrilha e pé, observamos os seguintes ossos:


Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano.


Patela: Osso que forma o joelho.


Tíbia: É conhecida como osso da canela.


Fíbula: É conhecida como osso da panturrilha.


Ossos do tarso: tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Os ossos do tarso assemelham-se aos ossos que formam nossos punhos.


Metatarsos: São um grupo constituído por cinco ossos.


Falanges: As falanges são os ossos que formam os dedos. O dedão do pé (hálux) é formado por duas falanges, enquanto os outros dedos dos pés são formados por três falanges.
→ De que os ossos são formados?

Quando perguntamos do que os ossos são formados, rapidamente muitos respondem que são constituídos apenas de cálcio e fosfato. Entretanto, diferentemente do que muitos pensam, os ossos que compõem o esqueleto humano são formados também por vários tipos celulares que pertencem ao tecido ósseo.

As células encontradas no tecido ósseo são osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Os osteócitos são aqueles que ficam situados em cavidades presentes no interior da matriz óssea. O osteoblasto, por sua vez, é responsável pela secreção da parte orgânica da matriz óssea. Já os osteoblastos atuam reabsorvendo o tecido ósseo, garantindo, assim, o remodelamento do osso.

O tecido ósseo é o responsável por formar os ossos.

A matriz óssea é mineralizada e garante que o tecido seja resistente. Essa matriz possui uma parte inorgânica e uma parte orgânica. A parte inorgânica é rica em fosfato e cálcio, já a parte orgânica apresenta, principalmente, fibras colágenas.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos O esqueleto humano é um tipo de endoesqueleto, já que é encontrado no interior do nosso corpo.


Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

Fonte: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Esqueleto humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/esqueleto-humano.htm. Acesso em 16 de agosto de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me