quarta-feira, 19 de junho de 2019

IX CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE, O MAIOR CORTEJO JUNINO DO BRASIL


 

A Caminhada do Forró surgiu em Arcoverde, Sertão do Moxotó, no ano de 2011, quando um grupo de amigos, que ia à feira  para "tomar umas" e ouvir forró, decidiu contratar um trio de sanfona, zabumba e triângulo e sair pelas ruas entoando os clássicos da música do período junino.

O evento teve um excelente receptividade já naquela primeira edição e no São João seguinte já aglomerava mais de 500 pessoas. Hoje o cortejo é acompanhado por mais de 15 mil foliões juninos, dentre residentes e turistas, que aguardam ansiosamente o evento que é um dos pontos altos do concorrido São João de Arcoverde, fazendo parte, inclusive, do calendário turístico do Município.


A Caminhada em 2019 será realizada no dia 22 de junho (sábado)  e tem concentração marcada para a partir 9:00h, na Rua Padre Roma (após o Colégio Estadual Antonio Japiassu), imediações da Estação da Cultura (antiga estação ferroviária).



Às 13h, o cortejo sai pelas principais ruas da cidade, puxado por cerca de 80 músicos ao som do mais autêntico forró, seguido ainda por diversos grupos culturais da cidade. Um ponto de destaque no percurso é a saudação poética à Caminhada e aos Santos Juninos, que este ano será feita pelo poeta/declamador Diosmam Avelino.

O cortejo junino chegará à feira do centro da cidade (CECORA), por volta das 15h, onde ocorre a apoteose do evento, com estrutura de barracas para venda de bebidas e comidas regionais,  além de apresentações de forró até às 17h.


Na sua nona edição à Caminhada homenageia Edilza Vasconcelos e Marcia Moura, professoras e incentivadoras da cultura no Município, que participam do cortejo desde os seus primórdios. A figura das homenageadas está estampada na camisa comemorativa do evento, que já se encontra à venda ao preço de 30 reais, incluindo uma caneca alusiva ao cortejo. A arte da camisa foi desenvolvida pelo artista plástico Sebastião Rodrigues.

A Caminhada do Forró caracteriza-se como um evento democrático, sem cordão de isolamento, que arrasta os amantes do "São João tradicional" pelas ruas de Arcoverde num clima de total harmonia, descontração e irreverência, onde os participantes, muitos em grupos de familiares e amigos, preparam fantasias para participar da festança. As camisas do evento estão sendo vendidas por  R$ 30,00 e vem junto com uma caneca personalizada e um Livreto com repertório de musicas tradicionais do São João que serão tocadas durante o Cortejo.


O evento é uma realização do COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secult/Fundarpe, além do patrocínio de empresas amigas da cultura.



PROGRAMAÇÃO

Concentração


9:30  Alberone Rabequeiro
10:00  Banda de Pífanos
10:30  Zé do Peba e Trio Catingueira com participação de Sevy Nascimento
11:30  Performance das Homenageadas
12:00  Velete Sena e grupo de Samba de Coco

Cortejo 13:00h

Trio 1 - Forró Chamego Quente
Trio 2 - Cícero Gomes, Kleber Araújo, Sevy Nascimento e George Silva
Chão:  Bando de Cangaceiros, Pandeirada,  Urso da Peleja, Cavalhada Tamboril e brincantes, Wellington Santos (performance), Ari e a boneca Katarina, Sanfoneiros, Banda de Pífanos, Saudação aos Santos (Poeta Diosmam Avelino).

Apoteose – CECORA

8h - Banda de Pífanos (cortejo)
9h - Forró Chamego Quente
10:30h - Fernando Mamede
13:30h - Valdinho Paes
15h - Wagner Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me