Por incrível que pareça, algumas gotas de água ou mesmo a umidade são suficientes para estragar o seu celular. Obviamente que o melhor é procurar ajuda de um especialista. Mas e se não dá tempo? Calma, existem alguns truques para ’ressuscitar’ um aparelho.
Hoje, o Arcoverde e Cia traz 10 dicas que vão te ajudar nesta jornada. Vamos lá!
- Tire o celular da água o mais rápido possível e desligue. As diferentes partes do celular podem molhar em questão de segundos. Não ligue o telefone até ter certeza de que ele está completamente seco. A água pode causar um curto-circuito.
- Depois de secar o celular, tire a tampa e a bateria. Isso ajudará a diminuir o risco de danificar os circuitos internos. Seque com cuidado as partes interiores do celular com guardanapos ou com um pano macio.
- Desconecte e tire todos os dispositivos periféricos como fones, cartões de memória, etc.
- Não use secador de cabelo, nem mesmo no modo ’fraco’. Se o fizer, você corre o risco da umidade passar ao interior do aparelho, danificando componentes escondidos.
- Você pode tentar secar o celular colocando-o em um saco com arroz seco. Não, não é crendice popular. O arroz absorve bem a umidade. Lembre-se de também colocar a tampa e a bateria no saco, mas desconectados.
Deixe o celular no saco durante 2-3 dias. Este processo é muito lento. Dê algumas voltas no celular para que a água seja mais bem absorvida.
Ao invés de arroz, você pode usar um sachê de sílica-gel, muitas vezes encontrado nos calçados e na roupa.
É importante olhar o aparelho a cada hora, pelo menos nas 6 primeiras horas. Se houver acúmulo de umidade, tire e seque com uma toalha ou com o aspirador.
- Coloque o celular em um lugar com sol para que todos os pequenos espaços e buracos sequem completamente.
Você pode colocá-lo sobre guardanapos ou papel toalha, ou mesmo dentro do saco com arroz. Isso ajuda no processo.
- Se o celular, aparentemente seco, não ligar, talvez a bateria esteja descarregada. Tente colocá-lo na tomada.
Se ainda assim ele não ligar, a única alternativa é tentar com alguma assistência técnica. Não tente esconder que o celular caiu na água, eles sempre sabem. Quantos mais detalhes você der, mais eles podem te ajudar.
- Às vezes, no manual há informações para salvar um celular molhado. Tenha ele sempre no armário, nunca se sabe.
- Se o celular caiu em água do mar, o ideal é limpá-lo com água doce para que os cristais não prejudiquem ainda mais o aparelho.
- Nunca aspire o aparelho molhado.
- É importantíssimo secar antes de colocar o aparelho para carregar.
- Não deixe o celular durante muito tempo no calor para que nenhum elemento derreta. Não esquente a bateria, ela pode derreter ou até explodir.
- Se você não é um especialista, não tente desmontar o seu celular. Você pode causar um curto-circuito ou algum elemento tóxico pode te fazer mal.
Fonte wikihow
Tradução e adaptação Incrível.club
Tradução e adaptação Incrível.club
Nenhum comentário:
Postar um comentário