quinta-feira, 23 de março de 2017

Ex-BBB pernambucano abre as portas do abrigo que sensibilizou Elba, Ivete e Solange

As cantoras vão fazer show para ajudar idosos da instituição mantida por Daniel Rolim

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

"Olha o tamanho da minha responsabilidade. Onde vou colocar todas essas pessoas?", questiona o ex-BBB. Foto: Peu Ricardo/DP
"Olha o tamanho da minha responsabilidade. Onde vou colocar todas essas pessoas?", questiona o ex-BBB. Foto: Peu Ricardo/DP

Logo após o choro e desabafo do ex-BBB Daniel Rolim nas redes sociais, onde ele relatou as dificuldades financeiras da Casa do Amor, veio a esperança. O vídeo postado no Instagram sensibilizou as cantoras Elba Ramalho e Ivete Sangalo, que decidiram fazer um show beneficente em prol do abrigo de idosos localizado no bairro do Arruda. 

O "Forrozinho do Bem" está programado para abril. As negociações estão sendo feitas pela produção das duas artistas, mas ainda não há informações sobre a data e o local do evento. A cantora Solange Almeida também fará participação no espetáculo. "Pude ver a força da internet. O telefone não para de tocar e recebi muitas mensagens de apoio. Nunca pensei que fosse tão querido", disse Daniel, mais aliviado, durante visita do Viver. 

"Tudo tem a hora certa para acontecer. Não queria pedir nada a ninguém. Era apenas um desabafo. A sensação era de frustração e medo. Olha o tamanho da minha responsabilidade. Onde vou colocar todas essas pessoas?", questiona o administrador, que divide a coordenação da casa com o amigo Mário Cavalcanti. "Temos custos altos com médicos, medicamentos e transporte, porque a casa não possui carro", conta Mário. Dona Maria José, 70 anos, conhecida como Mariinha, é a moradora em estado mais grave e teve alta hospitalar na semana passada. Ela está debilitada por causa do avanço do Alzheimer e já não consegue se locomover. 

Lar recebe idosas acima de 60 anos e que não possuem família. Foto: Peu Ricardo/DP
Lar recebe idosas acima de 60 anos e que não possuem família. Foto: Peu Ricardo/DP

Atualmente, a casa abriga 16 idosas acima dos 60 anos, cada uma delas com suas necessidades e problemas de saúde. O quadro de funcionários também é grande: são 13 pessoas entre enfermeiras, cozinheiras e ajudantes de limpeza. "Há dois anos a situação já está em crise. Só conseguimos pagar o salário de dezembro dos funcionários na metade do mês de janeiro. Estamos zerados", diz Daniel.  

O custo mensal é de cerca de R$ 25 mil, incluindo a folha de pagamento de funcionários, vale transporte, encargos sociais e taxas. Para as necessidades diárias, eles recebem doações de voluntários: alimentos, remédios, produtos de higiene pessoal e limpeza, chegam de tempos em tempos. Lá, as idosas montaram um bazar com roupas e acessórios doados e conseguem arrecadar dinheiro para pagar o gás de cozinha e a água. "De fome ninguém aqui vai morrer. Mas não posso pagar os funcionários com cesta básica", lamenta o fundador do abrigo. 

A alegria na Casa do Amor é contagiante. A hora do almoço é concorrida. Algumas idosas não conseguem comer sozinhas e precisam da ajuda das cuidadoras. A mais animada é Dona Francisca, de 69 anos, que mora lá há seis anos. Apaixonada por plantas, ela fica com a função de cuidar do jardim. "Estava muito aperreada. Já chorei tanto. Não quero ir embora daqui, não tenho para onde ir", conta a aposentada. "Mas tudo vai mudar. Deus sabe o que faz", acrescentou. 

Dona Francisca, 69a anos, oferece peças do bazar de roupas. Foto: Peu Ricardo/DP
Dona Francisca, 69a anos, oferece peças do bazar de roupas. Foto: Peu Ricardo/DP

Nascido e criado em Arcoverde, Daniel Rolim ganhou destaque após participar do Big brother Brasil de 2011. Formado em administração e direito, ele mantém o abrigo há 23 anos. "Comecei aqui fazendo de tudo um pouco, dando banho e limpando coco", relembra. 

A Associação Casa do Amor foi fundada em 1995 e é uma instituição privada, sem fins lucrativos, com capacidade para de abrigar até 28 moradores. O espaço recebe idosos em situação de risco e abandonado pelos familiares. "Não sei de onde veio essa vontade. Acho que por ter sido criado com avó. A minha, dona Othilia (falecida há dez anos), era o grande amor da minha vida", ele recorda. 

Com capacidade para 25 moradores, Casa do Amor abriga 16 idosas. Foto: Peu Ricardo/DP
Com capacidade para 25 moradores, Casa do Amor abriga 16 idosas. Foto: Peu Ricardo/DP

Como ajudar?
Associação Casa do Amor  
Endereço: Rua Ramiz Galvão, 218, Arruda
Telefone: (81) 3444-5235
Conta Corrente: Banco do Brasil 20.395-5 / Ag 2805-3
CNPJ: 00.091.219/0001-43

Conheça o abrigo Casa do Amor:



Fonte: 
Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me