quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Dia do professor ganha homenagem do Blog Arcoverde e Cia

O dia do professor 2015, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (15), ganhou uma homenagem animada do Blog Arcoverde e Cia. Para celebrar os mestres e todos os tipos de educadores. Em seu blog, a equipe do Arcoverde e Cia destaca a profissão como “uma das mais nobres e altruístas escolhas de todo o mundo”.

A origem da comemoração é muito antiga, e data desde 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas "escolas de primeiras letras". Mas, foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores - o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro. 
A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. Becker, que ficou conhecido pela frase "Professor é profissão, educador é missão", sugeriu a data por ser o dia em que professores e alunos de Piracicaba, sua cidade natal, traziam doces de casa para comemorar. 
A data foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar. Neste dia, não há aulas nas instituições de ensino, e os alunos costumam enviar mensagens e cartões para desejar um feliz dia do professor aos seus mestres preferidos. 
Dia do Professor ao redor do mundo
O dia dos mestres não é comemorado apenas no Brasil e acontece em diversos dias do ano em outros lugares do mundo. Muitos deles também foram homenageados, como o dia dos professores na Índia, comemorado no dia 5 de setembro, na Tailândia, em 16 de janeiro, na Malásia, em 16 de maio, um dia após a celebração da data no México e Coréia.
Ainda, países como El Salvador, Bolívia e Guatemala comemoram o dia dos mestres em junho, enquanto o Nepal celebra em julho, por exemplo. Os países que comemoram a data mais próxima dos brasileiros são Canadá, Bulgária e Estônia, que celebram o dia do professor na mesma data: 5 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me