domingo, 25 de outubro de 2015

Mulher acha jovem chorando na rua e a leva para local de prova do Enem


Administradora entrou pela contramão para chegar a local de prova.
Estudante chegou à Uespi segundos antes do fechamento do portão.

Fonte: G1 PI com infornamações da TV Clube
A solidariedade entre estranhos salvou o dia de uma estudante em Teresina. A administradora Maria do Carmo Veras procurava a casa da prima quando encontrou uma jovem chorando no bairro Mocambinho, Zona Norte de Teresina.
A moça contou que chorava porque não conseguiria chegar a tempo de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (25) na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), um trajeto de cerca de 7 km.
“Fui deixar o meu filho para fazer a prova do Enem e depois fui a casa de uma prima. Como não encontrei, estava indo embora quando achei essa moça chorando na Praça da Telemar (bairro Mocambinho). Ela disse que faltavam apenas 10 minutos para fechar os portões e que não dava mais tempo de chegar. Mandei ela entrar no carro e vim para cá. Graças a Deus, deu tempo de ela entrar”, disse a administradora que chegou até a Uespi entrando pela contramão na Rua João Cabral, Zona Norte da capital (vídeo acima mostra momento da chegada).
Ainda elétrica pela aventura, Maria do Carmo Veras disse que não conhecia a estudante, que acha ter o nome de Denise. “Eu prometi à prima dela que daria um dinheiro para ela pegar o ônibus de volta e acabei esquecendo, mas o importante é que ela chegou a tempo. Entrei pela contramão, vi o carro da polícia e disse ‘tô pegada’”, contou rindo da situação.

Os portões do local de prova fecharam ao meio-dia (horário local) e as provas começaram às 12h30. Por conta da redação, o tempo para realização dos testes é maior, totalizando 5 horas e 30 minutos.
ENEM 2015 - DOMINGO (25) - TERESINA (PI) - Mulher comemora por ter dado tempo de candidata chegar para fazer Enem (Foto: Reprodução/TV Clube)Mulher comemora por ter dado tempo de candidata chegar para fazer Enem (Foto: Reprodução/TV Clube)
Identificação
Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados.

Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.
O cartão de confirmação do Enem não precisa ser apresentado no dia das provas; é recomendável, porém, que o candidato o leve junto, porque ele tem todos os detalhes sobre o local de prova, incluindo o endereço, o nome da escola, o andar e o número da sala.

Alimentação
Água e comida não são proibidas. O candidato deve se preocupar com sua própria alimentação durante a prova.

Punição para faltas no Enem
Quem for liberado da taxa e faltar nos dois dias do exame em 2015 terá obrigatoriamente que pagar a inscrição em 2016.

Funções do Enem
O Enem é usado como critério de entrada em diversos programas federais. A prova substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. Também são exigidas as notas do Enem para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni, para quem quer uma vaga gratuita no ensino técnico pelo Sisutec ou para quem vai tentar financiamento estudantil pelo Fies.

Quem tem mais de 18 anos pode usar o exame nacional para obter o diploma do ensino médio. E quem já está na faculdade precisa de boas notas no Enem para concorrer a bolsas de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me