segunda-feira, 15 de junho de 2015

Biografia de Lirinha


Foto de Lirinha

José Paes de Lira, conhecido como Lirinha, é natural de Arcoverde, cidade “Portal do Sertão Pernambucano”, desde muito cedo freqüentava rodas de recitais e “pelejas” dos cantadores e violeiros que aconteciam na fazenda de seu avô. Logo aprendeu a decorar versos e fazer rimas, e com apenas doze anos foi convidado por Ivanildo Vila Nova para declamar poesias no Teatro Guararapes, o maior teatro de Pernambuco, no 4º. Congresso de Cantadores do Recife. Sua desenvoltura neste evento foi alvo de matéria do Diário de Pernambuco. Sempre transitando no universo da literatura, música e teatro, além de participar da banda Cordel do Fogo Encantado, atuou em peças e filmes, assinou trilhas para espetáculos e filmes.

Em 1997, José Paes de Lira se uniu a dois conterrâneos, Clayton Barros e Emerson Calado, no projeto, Cordel do Fogo Encantado, ainda em formato teatral com 40 minutos de declamações e apenas 30 minutos de música. Por dois anos, o espetáculo foi sucesso de público e percorreu o Interior do estado de Pernambuco. Em Recife, no carnaval de 1999, o grupo se apresentou no Festival Rec-Beat e o que era apenas uma peça teatral, ganhou contornos de um espetáculo musical.

Assim começou a trajetória da banda Cordel do Fogo Encantado, onde Lirinha atua como vocalista, percussionista e compositor. Ao grupo se uniram os percussionistas Nêgo Henrique e Rafa Almeida.  

 Foto de Lirinha
Lirinha, ou José Paes de Lira Filho, nascido em Arcoverde, Pernambuco, na data de 9 de novembro de 1976 é um artista que transita por diversas áreas da arte: é músico, compositor, ator, diretor, poeta e escritor.

Em 1997, esteve presente no grupo que deu início ao projeto Cordel do Fogo Encantado inspirado nas obras de cantadores e declamadores.

O projeto amadureceu e, em 1999, o grupo se apresentou em Recife, no Festival Rec-Beat, com sua formação definitiva: Lirinha, Clayton Barros, Emerson Calado Nêgo Henrique e Rafa Almeida.

O Cordel ganhou projeção nacional e ultrapassou fronteiras. Infelizmente o projeto foi finalizado em 2010.

Como um artista completo, Lira Paes desenvolveu outros trabalhos tais como atuação em teatro, cinema, participação em trilhas sonoras e em 2007, escreveu e dirigiu "Mercadorias e Futuro", espetáculo solo que segue em turnê pelo Brasil.

Foto de Lirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me