sábado, 20 de junho de 2015

Biografia de Alcymar Monteiro


 

Começou a cantar aos 5 anos, posteriormente passou pelos programas de calouros, bandas de bailes. Quinto filho de uma família de 9 irmãos, oriunda da região do Cariri, Sul do Ceará. Formação musical toda ela voltada para o folclore e a tradicionalidade. Neto de violeiro, sobrinho de sanfoneiro, família originária de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Fez teatro, estudou música no conservatório Alberto Neopomuceno em Fortaleza. Cursou o 3º ano de letras na (U.V.A) Universidade do Vale do Acaraú–CE e concluiu seu curso superior na universidade da Vida.

Tem 40 trabalhos lançados, 4 no exterior. Europa, Japão e U.S.A. Pesquisador e estudioso das variedades rítmicas e folclóricas do nordeste do Brasil. Produziu e interpretou a trilha sonora no projeto vaquejadas brasileiras I,II e III circuito.

Residindo em Recife/PE desde de 1985, tem três filhos, um Cearense nascido em Fortaleza e dois Pernambucanos, nascido na cidade do Recife, onde tem sua empresa: Ingazeira Discos e Edições Musicais Ltda, que realiza uma produção totalmente voltada para a cultura popular. Compadre e amigo íntimo do Pai do Forró Luiz Gonzaga. Seguidor rítmico da obra de Jackson do Pandeiro, os dois sustentáculos da verdadeira cultura popular, nordestina e brasileira.

Fez Pernambuco a sede de seus projetos, porque acredita que Recife continua sendo a capital cultural do Brasil. Participou do Festival de Montreaux, Festival Latino Americana em Milão (Itália) e apresentou-se também em IMST, na Áustria, Laussane, e Zurich na Suíça.

Já gravou com artistas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Sivuca, Dominguinhos, Marinês, Tânia Alves, Fagner

Interpetou músicas de: Chico Buarque, João Paulo Jr, Fausto Nilo, Caetano Veloso, Lupcínio Rodrigues, Jaubert de Carvalho, Raul Seixas, Zé Dantas, Nando Cordel, Dominguinhos, Humberto Teixeira e etc.

Já se apresentou no Festival de Montreaux, Festival Latino Americana em Milão (Itália) e apresentou-se também em IMST, na Áustria, Laussane, e Zurich na Suíça1.
Duas vezes indicado ao Prêmio Sharp de Música, ganhou os troféus: Luiz Gonzaga, Rock Beer, Forró Verso e Viola e etc. Co-produziu o Clip “Festa Brasileira”, 3º colocado no festival nordestino de clip em Pernambuco.

Criou e interpretou a trilha sonora das vaquejadas brasileiras, hoje o segundo maior evento desportivo cultural do Brasil, projeto que levou a se apresentar no programa de Jô Soares, sendo reprisado em rede nacional de televisão.

Tem 40 trabalhos lançados, 4 no exterior. Europa, Japão e U. S. A, 4 cd´s de carnaval, O mais recente trabalho tem como título: “O Verdadeiro Forró” porque o mundo é um grande forró. A música nordestina é o principal ingrediente desta festa que tem o sabor de nossa cultura. A discografia de Alcymar Monteiro é um passeio pela infinidade rítmica, poeta e melódica do universo nordestino tendo como base principal a cultura brasileira que é bela intensa e diversificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me