Intervenções gastronômicas de charcutaria sertaneja e carraspana, tradicional cachaça de Arcoverde, animaram o público do Centro de Gastronomia e Artesanato
A culinária de Arcoverde foi a protagonista no segundo dia do País da Cultura Alimentar em Arcoverde, Sertão do Estado, neste sábado (24). Realizado mais uma vez no Centro de Gastronomia e Artesanato da cidade, o polo desenvolveu duas ações com o chef Rafael Diniz e com a Coperativa de Carrapana de Arcoverde.
A Intervenção Gastronômica: A Nova Charcutaria Sertaneja do Chef Rafael Diniz trouxe arte de preparar carne para produzir alimentos defumados, curados e embutidos dentro da gastronomia sertaneja.
Rafael falou sobre as novas tendências desse preparo e ensinou uma receita de arroz carreteiro, feita apenas com produtos de fabricação artesanal.
Rafael é de Petrolina, mas passou a infância em Arcoverde e trouxe suas vivências na cidade sertaneja para o seu trabalho com Charcutaria.
Em seguida, Maria Cleide Gonçalves representou a Cooperativa de Carraspana de Arcoverde. Carraspana é uma bebida típica da cidade, uma infusão preparada a base de cachaça ou aguardente com várias especiarias e cada produtor tem a sua receita própria.
Na intervenção, Maria falou sobre a história da Carraspana, preparou uma dose da cachaça e serviu degustação para o público.
“A ideia é justamente trazer os profissionais, os fazedores da terra, para que o público conheça e para valorizar mesmo esses produtores da gastronomia local”, disse Dianne Sousa, Coordenadora da Linguagem de Gastronomia da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Fotos: Morgana Narjara/Secult-PE/ Fundarpe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário