sábado, 24 de agosto de 2024

Arcoverde vibra em primeira noite do Festival Pernambuco Meu País







O festival é promovido de forma gratuita pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Espetáculo Pernambuco Meu País, Luana Tavares, Negra Li e Francisco el Hombre agitaram Arcoverde, município localizado no Sertão do Estado, na primeira noite de shows do palco homônimo do Festival Pernambuco Meu País, nesta sexta-feira (23), na Praça da Bandeira. O público, que lotou a praça, foi contagiado pela energia vibrante das apresentações, que misturaram diferentes estilos musicais e celebraram a diversidade cultural. O festival é promovido de forma gratuita pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).


Como já é tradição, a noite começou com o espetáculo "Pernambuco Meu País", que combina diversos ritmos da cultura popular pernambucana com outras formas de expressão artística, como circo, dança e artes cênicas. Com direção musical de Jam da Silva e direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, o espetáculo presta uma homenagem a dois ícones eternos da nossa cultura: Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, que são os homenageados do festival. Criado especialmente para o evento, o espetáculo incorpora em sua essência referências às artes desses dois mestres pernambucanos. 


Em seguida, foi a vez de Luana Tavares trazer o seu canto da mata. Natural de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, Luana usa seus versos e melodias para cantar sobre o seu lugar no mundo e sua essência, misturando leveza e intensidade para falar sobre aceitação, pertencimento e empoderamento negro e feminino. O repertório foi composto por canções autorais como “Boca da Mata”, “Bem me quero” e “A flor da pele”. Além de releituras de canções de outros artistas como “Banho de folhas” de Luedji Luna.


“Hoje eu estava conversando com um morador daqui de Arcoverde e ele me falou o quanto é importante receber um festival como este. Estou muito feliz de fazer parte disso”, declarou Luana.

Logo depois foi a vez de Negra Li subir ao palco, trazendo toda a força e atitude do rap. A apresentação começou com o sucesso "Vai na fé", e logo a plateia se animou, dançando e cantando junto em músicas como "Olha o menino", "Paz interior", “Você vai estar na minha” e "Guerreiro e Guerreira". Negra Li também prestou uma homenagem ao cantor Chorão, da banda Charlie Brown Júnior, ao interpretar "Não é sério". 

“Foram três horas de avião e quatro horas de estrada para chegar aqui. Valeu cada segundo, estou muito feliz de fazer parte disso”, declarou Negra Li do palco. 

Finalmente, a banda Francisco el Hombre tomou o palco e agitou o público. Com uma década de trajetória, o grupo anunciou uma pausa na carreira e, por isso, está em uma turnê de despedida. Quem estava em Arcoverde teve a sorte de assistir a uma das últimas apresentações da banda que contou com “Calor da rua”, “Triste, louca ou mar” e “O dólar vale mais que eu”. O público também conferiu o novo hit “Segunda-feira”. 

“Poder pisar aqui pela primeira vez foi uma experiência incrível. E nessa reta final, não tem como não ficar emocionado, né? A cada show que passa, percebemos que temos pouco tempo para ficar juntos”, disse Sebastianismos, baterista da banda.

Fotos: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me