© Jetss O profissional aponta abaixo 5 exames essenciais para manter a saúde sempre em dia. (Foto: Unsplash / Divulgação)
Passar por exames periodicamente é uma maneira de identificar possíveis doenças de modo precoce – o que facilita o tratamento. De acordo com o Dr. Flavio Neves, médico da MedicMais, o ideal é que todo mundo faça um checkup, que inclui exames como hemograma, colesterol, urina e glicemia, ao menos uma vez por ano. O profissional aponta abaixo 5 exames essenciais para manter a saúde sempre em dia. Anote!
:: HEMOGRAMA COMPLETO
O Hemograma Completo é um exame de sangue que irá avaliar a saúde de maneira geral. Através dele é possível identificar a presença de anemia, infecções e até mesmo leucemias. “É um exame tão eficiente que também pode ajudar a diagnosticar doenças como asma e alergias. Por isso é de extrema importância realizá-lo sempre que solicitado pelo médico”, afirma o Dr. Flavio.
Através do exame é possível analisar os três principais grupos de células presentes no sangue: hemácias, leucócitos e as plaquetas. A primeira são os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do oxigênio pelo organismo. Já a segunda trata-se dos glóbulos brancos, que cuidam do sistema de defesa do corpo e auxiliam no combate a infecções. E, por último, as plaquetas são células produzidas na medula óssea que junto com proteínas da coagulação ficam incumbidas de realizar a coagulação do sangue.
“O hemograma, além de fazer parte do checkup de rotina, pode ser solicitado em várias situações: quando o paciente apresentar sintomas como cansaço, fraqueza, manchas vermelhas na pele, sangramento na boca, nariz, gengiva, entre outras coisas”, aponta o Dr. Neves.
:: COLESTEROL E GLICEMIA
Os exames de Colesterol e Glicemia também fazem parte do checkup e avaliam a concentração de gorduras e açúcares na circulação sanguínea. “São exames que pedimos anualmente, principalmente depois dos 30 anos (crianças devem dosar o colesterol aos 10 anos de idade, de rotina) Com eles é possível medir os níveis de colesterol e triglicérides, além de verificar a propensão do paciente a diabetes”, explica o médico.
:: EXAME DE URINA
O resultado do exame de urina irá fornecer importantes informações sobre o estado fisiológico do organismo, além de detectar a presença e evolução de doenças sistêmicas como a Diabetes e analisar o estado funcional dos rins. “Existem três tipos de exames de urina: o tipo I, a urinocultura e a Urina de 24 horas. Normalmente em exames de rotina solicitamos apenas os dois primeiros”, aponta.
Urina Tipo I: Detecta a presença de fungos, bactérias e cristais que podem indicar infecções urinárias entre outras doenças.
Urinocultura: é o exame que detecta a presença de bactérias e germes, que por sua vez, podem indicar uma infecção ativa.
Urina de 24 horas: Esse tipo de exame avalia alterações na urina durante 24 horas. Ele avalia problemas de filtração dos rins, pré-eclâmpsia em mulheres grávidas e a perda de proteínas.
:: PAPANICOLAU E MAMOGRAFIA
O papanicolau e a mamografia fazem parte da bateria de exames do checkup feminino e ajudam a detectar doenças como o câncer de mama e alterações no colo do útero num momento precoce “O papanicolau deve ser feito uma vez ao ano, após a mulher iniciar sua vida sexual. O exame auxilia a identificar doenças como tricomoníase, candidíase, infecções vaginais e faz a triagem para tumores no colo do útero. O preventivo é muito importante para a saúde da mulher, a detecção precoce de tumores faz toda a diferença no tratamento do câncer de colo uterino com aumento significativo de chances de cura”, conta o Dr. Flavio.
Segundo o especialista da MedicMais, a mamografia também deve ser realizada anualmente, porém apenas em mulheres acima de 40 anos. “Não é recomendado fazer o exame antes dos 25 anos, pois nesta faixa etária a mama é mais densa e difícil visualizar alterações pequenas na mamografia. Nesta idade, quando necessário, o indicado é realizar ultrassonografias.”
:: PSA
O Antígeno Prostático Específico, mas conhecido como PSA, é um dos exames que não pode ficar de fora do checkup masculino. “O PSA é avaliado por meio de um exame de sangue e ajuda a diagnosticar alterações como prostatite, hipertofia benigna ou câncer de próstata”, informa o especialista da MedicMais.
Normalmente um homem saudável têm valores de PSA inferiores a 4 ng/ml, mas ele pode alterar ou aumentar com a idade. Inclusive, em caso de câncer de próstata, o valor do PSA pode permanecer normal. “Como o PSA possui muitas variações, somente a dosagem no sangue não é suficiente para triagem do câncer de próstata em homens. A partir dos 40 anos deve-se procurar o Urologista para consulta de rotina e pode haver a necessidade de exame físico com o toque retal e outros exames como o ultrassom, a ressonância magnética e a biópsia,” indica o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário