quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Nove Itens baratos de farmácia que funcionam tão bem quanto cosméticos caros

A regra segundo a qual “quanto mais caro, melhor” nem sempre funciona. Por exemplo, quando compramos cosméticos caros, não pagamos apenas pela fórmula, mas também pela marca. Nas prateleiras de farmácias comuns, é possível encontrar opções com os mesmos componentes ativos, só que pela metade do preço. E, em alguns casos, o efeito pode até melhor do que os similares caros.

O Arcoverde e Cia vasculhou farmácias em busca de produtos de cuidado facial e corporal que funcionem, e criou uma lista especial de cosméticos que têm algo em comum: o baixo custo.

9. Spongilla
Resultado de imagem para Spongilla no rosto
Spongilla é um gênero de esponjas de água doce, geralmente usada para aliviar contusões. Tem uma ação contra edemas e reabsorvente, o que significa que promove uma drenagem linfática. Já as agulhas microscópicas que formam a esponja promovem um peeling.

Graças às suas propriedades únicas, a Spongilla tem amplo uso no ramo da cosmética. É usada para combater estrias, clarear manchas da idade e limpar os poros. Mas é preciso ter cuidado ao usar sua versão em pó, pois ela pode ser agressiva para a pele. Para verificar como seu corpo reage ao produto, é melhor usar primeiro Spongilla em gel.

8. Ácido acetilsalicílico
O ácido salicílico é um componente tradicional de muitos cosméticos, cuja ação é focada na limpeza, hidratação e cuidado com a pele.

Entre outras coisas, tem um efeito esfoliante. Ao eliminar o estrato córneo e suavizar as camadas superiores da epiderme, previne o crescimento de pelos. Também ajuda a trazer à superfície da pele os pelos encravados: basta tratar a área desejada com ácido acetilsalicílico, utilizando um algodão. Se recomenda realizar o procedimento uma semana antes de fazer a depilação para liberar pelos encravados, e uma semana depois para evitar o crescimento de novos fios.

7. Pasta de ácido acetilsalicílico e zinco

A pasta de ácido salicílico e zinco é uma ferramenta indispensável na luta contra as espinhas. O componente principal do produto é o óxido de zinco. Ele é usado para aliviar a inflamação, combater a acne e como protetor natural contra os raios solares. Por isso, é tão aplicadona cosmética, inclusive em produtos infantis.

Em casa, é melhor usar a pasta da seguinte maneira: diante do primeiro sinal de vermelhidão ou inflamação, aplique o produto na área afetada. Ele funciona também para casos já existentes. A principal vantagem do creme (além do baixo custo) é sua textura densa e cor branca. Isso significa que pode ser aplicado sob a maquiagem para disfarçar imperfeições e esconder a vermelhidão.

6. Clorexidina

A conhecida propriedade antibacteriana da clorexidina não apenas é usada para desinfetar feridas e instrumentos, mas também como desodorante, já que é o principal componente de muitos deles. Afinal, o odor desagradável do suor é causado por bactérias que o utilizam como alimento. A transpiração em si é quase imperceptível para um nariz mediano. Sem micro-organismos, não há cheiro. Após o banho, umedeça um disco de algodão com clorexidina e passe nas axilas. O produto também ajuda nos casos de mau cheiro causados por pés que transpiram muito.

5. Laminaria

A laminaria é um tipo de alga cor de castanha. E é bem conhecido que elas são usadas em métodos eficazes contra a celulite. Além disso, o procedimento melhora a tonalidade da pele e possui um efeito tônico sobre todo o corpo. Esse tipo de sessão de talassoterapia também pode ser feito em casa.

Para fazer o procedimento de envolver a pele com laminaria farmacêutica, é melhor usar uma gaze ou papel filme. O ideal é aplicar uma cobertura aquecida na parte de cima para melhorar o efeito.

4. “Thiogamma”

O principal componente desta solução é o ácido tióctico (sinônimo do ácido lipoico), e a substância em si pertence ao grupo dos antioxidantes. Tradicionalmente, era usado em hospitais para combater os efeitos da intoxicação corporal. Na cosmética, a ferramenta é muito popular devido a suas propriedades realmente únicas: é capaz de prevenir a deposição de açúcar nas fibras de colágeno, retardando o aparecimento de rugas.

Recomenda-se usar em casa na forma de soro, aplicando-o sob o creme durante a noite, 2 ou 3 vezes por semana.

3. Arnica

A ação dessa pomada homeopática é voltada a acelerar a reabsorção de hematomas e manchas roxas na pele. Na cosmética, as flores de arnica são usadas como ingrediente ativo em produtos para cuidar da pele e também em shampoos e condicionadores de cabelo. A pomada melhora a circulação sanguínea e linfática, possuindo efeito descongestionante, calmante e regenerador.

A arnica nutre muito bem a pele, eliminando ressecamentos e rugas de expressão.

2. Aspirina
Resultado de imagem para Aspirina no rosto
A aspirina (ácido acetilsalicílico) tem a capacidade de diluir o sangue. Na cosmética, essa propriedade permite o aumento do fluxo sanguíneo para as camadas superiores de epiderme, provocando uma melhor nutrição da pele e oferecendo a ela vitaminas e substâncias benéficas.

Existem muitas receitas de máscaras com esse ingrediente e que você pode fazer em casa. A mais simples é a seguinte: misture uma pílula de aspirina triturada com 1 colherada de creme de leite e aplique a pasta resultante sobre a pele limpa (evitando as pálpebras). Depois de 15 minutos, enxágue com água morna. Para preparar esse produto, use pílulas sem aditivos.

1. Enterosgel
Resultado de imagem para EnterosgelTradicionalmente, esse produto era usado para combater os efeitos de intoxicações. Devido a sua estrutura porosa, tem a propriedade de absorver os elementos do metabolismo incompleto.

Em condições caseiras, é usado para combater os sinais da falta de sono. Para acordar pela manhã sem sinais de fadiga no rosto, antes de dormir aplique uma fina camada de Enterosgel sob os olhos.


Que outros produtos de farmácia você usa como cosméticos? Deixe um comentário com a sua dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me