domingo, 22 de março de 2020

Ministério do Turismo participa do esforço do Governo Federal na repatriação de brasileiros

O número de pessoas retidas na América do Sul, Central e Caribe, divulgado no sábado e no domingo, é atualizado a todo o momento e deve aumentar

Governo Federal trabalha para trazer de volta brasileiros retidos no exterior. Crédito: Ademir Rodrigues

O Governo Federal, por meio dos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores e também da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Embratur, continua empenhado em repatriar os turistas brasileiros que estão retidos em outros países. O procedimento de resgate está em andamento e depende de uma série de adaptações legais, acordos com governos de outros países, contato com companhias aéreas e com embaixadas. 

“Estamos trabalhando neste momento com o único objetivo de trazer de volta pra casa nossos irmãos brasileiros. Para isso, o governo federal uniu esforços e está realizando uma grande força-tarefa. Tenho certeza que sairemos dessa crise mais fortes como nação”, avaliou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Abaixo estão os números de brasileiros que serão repatriados nos próximos dias. A contagem, divulgada no sábado e neste domingo (22.03), é atualizada a todo o momento e deve aumentar.

- México, na cidade de Cancún, 1.400 brasileiros serão embarcados até o dia 31.03;
- Guatemala - 42 brasileiros;
- No Peru, são 609 até o momento: Cusco (290), Lima e arredores (178), Arequipa (28), Moquega/Tacna (17), Trujillo (16), Talara/Lobitos (16), Piura (8), Huaraz (6), outras (50);
- República Dominicana: voos decolaram de Punta Cana neste sábado à noite com 100 brasileiros;
- Argentina - 200: Córdoba (32), Buenos Aires (146), outras (22);
- Equador: 133;
- Curaçao: 144.

O secretário de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, está em contato direto com o Ministério de Relações Exteriores, Anac e empresas aéreas para acelerar o resgate dos brasileiros que estão em vários países e precisam retornar. “O procedimento requer uma série de adaptações legais e, também, articulação com governos de outros países, com companhias aéreas e embaixadas”, explicou. “Estamos totalmente dedicados para agilizar esse processo de resgate. Não vamos descansar até o último brasileiro estar em casa”, completou.

FORMULÁRIO - A Anac criou um formulário online e individual para receber informações de brasileiros que estão fora do País e desejam retornar. Com todas as informações coletadas, as autoridades brasileiras seguirão com os esforços para viabilizar o retorno de milhares de pessoas que tiveram seus voos cancelados por conta da pandemia de Coronavírus. Acesse o formulário AQUI.

Para quem precisa de assistência consular é preciso acessar o endereço: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/solicitando-assistencia

REPATRIADOS - Neste sábado (21.03), 210 turistas brasileiros que estavam retidos no Marrocos retornaram ao Brasil. Também no sábado, 1433 brasileiros embarcaram em Lisboa para o Brasil com apoio da embaixada e dos consulados do Brasil em Portugal.

O Governo Federal promoveu uma série de definições para a repatriação dos cidadãos brasileiros no Peru. Diante da decisão do governo peruano de fechar os aeroportos em todo o país a partir deste domingo, a Embaixada esclarece que permanecem autorizados voos “charters” para repatriação de turistas estrangeiros que permanecem no país, mediante tramitação diplomática.
Publicado Por Rafael Brais
Fonte: http://www.turismo.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me