quarta-feira, 4 de março de 2015

O vereador atuante Luciano Pacheco, faz uma visita ao que restou do Riacho do Pau, que abastecia Arcoverde (PE).

Mais flagrantes da agonia do Riacho do Pau.

Vamos unir forças para limpar o reservatório. Por outro lado, vamos ter fé e torcer por mais chuvas. Porque, como diria o poeta, "mais fortes são os poderes de Deus".....




Na manhã de hoje(04.03) o vereador Luciano Pacheco, esteve conferindo o pouco do que resta do reservatório do Riacho do Pau, distrito da Pedra, que por muitos anos abasteceu Arcoverde (PE). O vereador comentou, "Foi de cortar coração ver o grande reservatório agonizando, servindo apenas a alguns pescadores que retiram dele algumas piabas. O leito e margem ressecadas, expõem muita sujeira e bancos de areia."
O açude Riacho do Pau tem capacidade para armazenar de 18 a 19 milhões de metros cúbicos de água, mas hoje, devido a longa estiagem, está em colapso total. As recentes chuvas pouco alteraram o cenário de caos no entorno do reservatório. Ali  se pode ver alguns bois, cabras e até cachorros atrás de matar a sede na margem ressecada do reservatório.
Preocupado com a situação, comentou também o vereador,  "dei ciência aos parlamentares, bem como aos prefeitos desta microrregião, para que seja feito um mutirão de limpeza no Riacho do Pau(em regime de consórcio entre as prefeituras), bem como reforma no paredão do sangradouro que está com várias fissuras(confiram nas fotos)." Caso chova muito e paredão não esteja reformado, vai haver um desperdício de centenas de metros cúbicos d'água. Também reivindicou o aumento da altura do paredão, em um metro, como forma de ampliar a capacidade de armazenamento d'água. Não obstante, as autoridades do setor hídrico poderiam viabilizar, de acordo com estudos técnicos, um maior comprimento do paredão já antevendo o crescimento futuro da população.




Vários Internautas comentaram no Facebook do Vereador Luciano Pacheco.
·        
Djyure Yure Lamentável as imagens de abandono no perodo de estiagem, deveria esta fazendo a limpeza para as próximas chuvas.
·        
Audineia Rodrigues Rodrigues Aproveite e peça para fazerem a Limpeza. Lamentável.
·        
Patricia Souza Silva Meu Deus já vir o riacho do pau sangrando de tanta agua.
·        
Givanilson Feitoza É Luciano Pacheco vejo que ele não foi limpo, é lamentável, milhões pra atrações carnavalescas existiu, mais pra limpar nosso reservatório de água, não tem?
·        
Shirley Santana Tem que orar pra Deus mandar, chuva pra ir.
·        
Saul B. Britto Luciano eu não sei se isso é senso comum, mas, me parece que Arcoverde é uma cidade marcada pelos governos estaduais, parece que há uma espécie de desprezo por algum motivo que desconheço, será possível que uma cidade com esse porte e com a essa importância tenha que ficar escanteada dessa forma.
·        
Saul B. Britto Estamos de olho tb amigo.
·        
Ritchei Cavalcante Vamos rezar muito nada pra deus impossível
·        
·        
Iramira Paes Complicado.
·        
Marcilio Ferreira Luciano Pacheco, você também podia ir dá uma olhada na barragem que abastece o povoado de Caraíbas. É uma grande quantidade de Arcoverdenses que dependem daquele reservatório que também está precisando de uma boa limpeza.
·        
Clebson Veras Muito bem Luciano já era pra ter feito isso aí.
·        
Ivan Gomes É de cortar coração uma imagem dessa.
·        
Leila D'Luna Uma tristeza.
·        
Gildeandra Rodrigues vamos ver se alguém faz alguma coisa, cadê nossa prefeita.
·        
Lucia Helena Melo Eu já vi muitas vezes ele bem cheio sangrando eu e meu pai...
·        
Wagner Da Silva Ferreira Silva E isso ai que falei na sua postagem a anterior projeto dessa vez lhe parabenizo por sua atitude, contínue assim.
·        
Fernanda Brito É triste ver um lugar de tantas boas lembranças assim...
·        
Damiao Lucena Eu acredito meu caro Luciano que os governos passaram a responsabilidade para a mãe natureza, mais os homens não cuidaram dela. Os rios estão secando assim como seus mananciais culpa dos governos que não investiram na melhoria dos rios e barreiros.
·        
Cynthia Gomes Isso é pra ontem!!!
·        
Rosa Amaral É uma calamidade e muito triste o que esta acontecendo.
·        
Marcelo Silva Interessante a 40 anos atrás, Arcoverde tinha cerca de 40000 habitantes, hoje por volta dos 80000, o reservatório era para ser o dobro, pelo contrario o reservatório  diminuiu, o riacho esta aterrado.....
·        
Luiz Bernardes Silva Pois né um pingo de água e né pingo de chuva.
·        
Junior Joaquim O mínimo que se poderia fazer era limpar para quando chover represar água novamente... Mais acho pouco provável pois nossa cidade esta rodeada de adutoras SÓ NÃO TEM AGUA...
·        
Zé Pretinho Boa noite meu caro Luciano um abraço, vamos levantar a Bandeira. E convoca a população a cobra da nossa perfeita, a fazer um mutirão, junto lá governador e fazer uma limpeza no açude?
·        
Jocelia Bezerra E isso mesmo Luciano Pacheco tem que ser feito alguma coisa pelo único manancial que estar abandonado as chuvas estão chegando e vejo que o riacho do pau estar totalmente abandonado.
·        
Diogo José Caetano om ajuda de Deus vai encher em breve
·        
Orlando Limeira Parabéns Luciano Pacheco, pois já está mais que na hora do povo se unir, para cobrar uma grande limpeza neste reservatório, que é uma de nossas esperanças, para o futuro de nossa cidade e região. Conte com nosso apoio.
·        
Ricardo Airton Soares Com fé em Deus ele vai encher este mês de março só não sei se esta parede que estar rachando vai aguentar,
·        
Gilson Martins Queremos um mutirão com máquinas, tratores e caminhões caçamba para realizar uma limpeza no açude.
·        
Carlos Da Silva A hora é essa de uma força tarefa para deixar o açude riacho do pau em condição de receber as águas das próximas chuvas, que se Deus quiser virão e aliviar o sofrimento de grande parte da população da região, pelo menos em termos de água. Conheci esse açude quando tinha 13 anos em 1977 e fiquei encantado com a beleza, infelizmente hoje agoniza. Um açude tão importante para a minha cidade natal e região não deveria está passando por um descaso dessa magnitude (apesar de ter residência fixa e adotado como cidade xodó Arcoverde, eu sou natural da Pedra com muito orgulho).
·        
Saul B. Britto Por falar em Zeca Cavalcanti, todo dia dou uma olhadinha na tv câmara para ver se vejo nosso deputado mas ainda não tive a chance.
·        
Saul B. Britto Arcoverde precisa demais de quem defenda ela com unhas e dentes, pois já percebi que essa cidade é marcada!
·        
Dinha Barbosa Soares Deus nos abençoará com chuva! Água é vida e o Dono da Vida é JESUS.
·        
Jhen Fabrício Precisamos começar urgênte esse mutirão, não se sabe quando termina a transposição, mas sabemos que o Riacho do pau secou e outros reservatórios também secarão e pra piorar mimoso e outros poços estão com o sinal vermelho também.

2 comentários:

  1. E como era bom o tempo em que eu ia pesca e tomar banho nesse lugar era uma maravilha hoje.niguem faz nada para mudar mas temos que ter fé como dizia as nossos pais que saudade desse tempo

    ResponderExcluir
  2. E como era bom o tempo em que eu ia pesca e tomar banho nesse lugar era uma maravilha hoje.niguem faz nada para mudar mas temos que ter fé como dizia as nossos pais que saudade desse tempo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me