domingo, 31 de agosto de 2025

Pernambuco Meu País promove noite que enaltece a cultura popular, samba, pagode, soul e jazz em Arcoverde

agosto 31, 2025 0

Fotos: Juana Carvalho/Secult-PE.


O palco recebeu um mistro de referências às tradições das raízes pernambucanas, passando pela Bahia e Rio de Janeiro nesse sábado (30/08)


O desabrochar da noite em Arcoverde, boca do Sertão pernambucano, nesse sábado (30/08), foi um mergulho nas raízes nordestinas fincadas em tradições e no imaginário coletivo da cultura popular. A Mestra Severina Lopes, que é uma das homenageadas do Festival Pernambuco Meu País 2025, foi quem abriu alas ao lado do Samba de Coco Irmãs Lopes para uma programação que adentrou pela madrugada no Pátio da Estação da Cultura do município. Em seguida, apresentações do grupo pernambucano Mestre Ambrósio e do sambista recifense Taiguara Borges, além de Mart'ália e Seu Jorge, ambos cariocas da gema, consolidaram o palco Pernambuco Meu País como um importante difusor da arte, seja para fazer ecoar a voz de artistas da nova geração como também para oportunizar ao público assistir grandes atrações já consagradas na cena musical local e nacional. 

A "Terra Coco", como é conhecida Arcoverde, hoje só tem esse reconhecimento porque em 1916 os pais da Mestra Severina Lopes trouxeram o coco de roda para o município, tradição vinda de um quilombo da cidade de Correntes. Pode-se dizer que a "Família Lopes" é responsável por Arcoverde ser o que é hoje, transmitindo os saberes e costumes que coexistem com o coco de geração para geração. Há 25 anos, a Mestra Severina Lopes fundou o grupo Samba de Coco das Irmãs Lopes e, no palco Pernambuco Meu País, junto com as dançarinas, cantoras e músicos se emocionou, dançou, cantou e mostrou de que é feito o coco de roda ao público. "Agradeço a Deus primeiramente e, em seguida, a todas as pessoas que me admiram e reconhecem o trabalho do Coco das Irmãs Lopes, fundado aqui em Arcoverde e que tanto nos alegra", expressou. 

Em seguida, a cultura popular, agora da Mata Norte, continuou sendo enaltecida no Palco Pernambuco Meu País. Mestre Ambrósio, um dos grupos que fizeram surgir o movimento manguebeat, subiu ao palco com toda a magia que envolve os brinquedos e folguedos pernambucanos. Com mais de 30 anos de história, o grupo levou ao palco as toadas do cavalo marinho enlaçadas ao forró de estilo próprio, com muita performance teatral, dança popular e ritmos regionais. No repertório, "José", "Três vendas", "Caninana", "Pé de calçada" e muito mais. O público se entregou e seguiu viagem com a banda até os últimos segundos de apresentação. 

Partindo para o samba no pé, o cantor Taiguara Borges celebrou estar participando do Festival Pernambuco Meu País ofertando ao público o melhor do pagode pernambucano, além de se abrir a passear por faixas da Nação Zumbi e de Alceu Valença em pegada de samba, e também por clássicos do frevo de rua. "Um festival que está dando oportunidade para a gente mostrar o nosso trabalho e a nossa arte", ressaltou o sambista. 

A partir daí, o público que já estava aquecido foi enfeitiçado pela energia da carioca Mart'nália. Com astral lá em cima, interagindo com os músicos e com o público na mesma proporção, a cantora apresentou o seu mais novo projeto "O Pagode da Mart'nália", ou seja, somente as pérolas do pagode dos anos 90. O público se esbaldou de dançar com músicas como "Coração Radiante" do Grupo Revelação, "Derê" de Soweto, "Que se chama amor" de Só pra Contrariar, "Clínica geral", "Samba diferente" e "Dança da Vassoura" de Molejo, "Eu e ela" do Grupo Raça e "Recado à minha amada" de Katinguelê. Em seguida, Mart'nália fez uma homenagem ao pai Martinho da Vila cantando "Mulheres", "Quem é do mar não enjoa", "Canta, canta, minha gente" e "Devagar devagarinho". Passeando também por composições de Jorge Aragão com "Tendência", de Art Popular com "Sem abuso", de Raça Negra com "Cheia de manias" e de Fábio Júnior e Só Pra Contrariar com "Essa tal liberdade". A diva carioca deixou para os momentos finais do show "Cabide", incendiando o público. Também cantou Vinicius de Moraes e Baden Powell com a música "Pra que chorar" e Arlindo Cruz com "Seja o que Deus quiser". "Fiz esse projeto cantando pagode quando um parceiro meu sonhou comigo cantando assim 'Lua vai iluminar os pensamentos dela...", revelou a cantora. 

Encerrando a noite com muita elegância e carisma, o também carioca Seu Jorge levou ao palco seu mais recente álbum "Baile à la Baiana", com a proposta de arranjos do funk, soul e samba. As faixas traçam um diálogo entre as raízes dos ritmos do Rio de Janeiro com as tradições musicais da Bahia. Durante a apresentação, Seu Jorge convidou o artista baiano Magary Lord, cantor, compositor, percussionista e criador do gênero black semba. Ambos cantaram algumas canções dançantes evocando essas referências, a exemplo de "Shock", que faz parte do novo álbum de Seu Jorge. A noite foi abrilhantada com as faixas "Sábado à noite", "Batuque", "Gente boa se atrai", todas do "Baile", seguidas pelas mais antigas "Quem não quer sou eu", "Carolina" e "Pessoal particular" em um momento jazz. Também no repertório, "Na rua, na chuva, na fazenda" de Kid Abelha ganhou uma versão no estilo rock'n'roll. O cantor fechou a noite com as clássicas "Amiga da minha mulher", "Alma de guerreiro", "É isso aí" de Ana Carolina, "Tive razão", "Sossego" de Tim Maia, "Felicidade", "Burguesinha" e "Mais que nada". Um show que destaca a aparição solo de cada instrumento, do sopro ao metal, do baixo ao pandeiro. Além da voz aveludada e marcante de Seu Jorge, presença fina em Arcoverde. 

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360 

Andréa Almeida  | +55 81 99172-3222

http://www.cultura.pe.gov.br 

http://instagram.com/culturape 

http://facebook.com/culturape 

http://flickr.com/fundarpe 

http://youtube.com/secultpe

sábado, 30 de agosto de 2025

Festival Pernambuco Meu País em Arcoverde neste sábado (30) com shows de Mart’nália e Seu Jorge

agosto 30, 2025 0

Festival Pernambuco Meu País agita Arcoverde neste sábado (30) com samba de coco, forró e grandes nomes da música.


Arcoverde se transforma, mais uma vez, no coração pulsante da cultura pernambucana. Neste sábado (30), a cidade recebe o Festival Pernambuco Meu País, com uma programação que mistura tradição, identidade e grandes nomes da música brasileira, em um encontro que promete lotar a Praça da Estação Ferroviária.

Entre as atrações, o público vai prestigiar o autêntico samba de coco Irmã Lopes, referência viva da cultura popular do Sertão, e o grupo Mestre Ambrósio, que marcou época com sua fusão de ritmos nordestinos e influências contemporâneas. Também sobem ao palco o cantor e compositor Taiguara Borges, representante da nova cena musical, além da voz contagiante de Mart'Nália.

Para fechar a noite com chave de ouro, o carioca Seu Jorge traz toda sua irreverência e carisma, com sucessos que já se tornaram hinos da música popular brasileira.

O festival reforça a vocação de Arcoverde como celeiro cultural do interior, unindo artistas locais e nacionais em um grande espetáculo aberto ao público. A expectativa é de que milhares de pessoas participem da festa, consolidando o evento como um dos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco.

Data: sábado, 30 de agosto
Local: Praça da Bandeira – Arcoverde/PE
Atrações: Samba de Coco Irmã Lopes, Mestre Ambrósio, Taiguara Borges, Nália e Seu Jorge.


Arcoverde tem noite de poesia, manguebeat, trap e reggae no palco Pernambuco Meu País

agosto 30, 2025 0
Fotos: Amannda Oliveira.

Fotos: San Pereira.

O município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, vivenciou uma noite memorável e singular nesta sexta-feira (29/08). O Festival Pernambuco Meu País deu início à programação do palco homônimo com apresentações que extasiaram pessoas de todas as idades e preferências musicais, reafirmando o perfil democrático e versátil do evento. O Pátio da Estação da Cultura, no centro do município, ficou pequeno para tantas nuances da cultura popular pernambucana e brasileira, envolvendo o público que foi convidado a experenciar as paisagens sonoras e poéticas de Lirinha, a crítica social que marca o movimento manguebeat da Nação Zumbi, a força e a experimentação do trap com Wiu e a leveza do consagrado reggae de Maneva. 

Unindo dança, música, poesia e figurino alegórico, tudo o que há de mais belo das raízes culturais pernambucanas, o espetáculo Pernambuco Meu País, com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, direção musical de Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado, abriu os caminhos de uma noite mágica em Arcoverde. A apresentação reúne renomados artistas pernambucanos da cena contemporânea, dançarinos, cantores, músicos e poetas, abrindo oficialmente a programação com muita beleza e sensibilidade, encantando logo de cara aqueles que já marcavam presença no pátio de eventos.

Em seguida, a grade de shows que já tinha prometido tudo entregou muito mais. Natural de Arcoverde, Lirinha subiu ao palco com toda a sua presença performática e poética, relembrando que aquelas eram composições que ele havia dado luz ali mesmo, em suas andanças pelas ruas daquela cidade que lhe inspirou, deu vida, poder de arte e criação, além de uma trajetória autêntica no cenário musical. Lirinha deu início ao seu show "José Paes de Lira canta Lirinha" com a música "Sistema Lacrimal", levantando o público que prestigiou em peso o conterrâneo. A sequência continuou com faixas como "Amo Vinil", "Ela Vai Dançar a Noite Inteira" da banda Eddie, "Ah Se Não Fosse o Amor", "Ai Se Sêsse", "Jabitacá" (que inclusive já foi gravada por Gal Costa), "Liberdade, a Filha do Vento", "Preta", entre outras do seu mais recente trabalho. O auge foi quando o multiartista evocou o Cordel de Fogo Encantado, grupo que há tempos não tem aparição mas que em breve voltará aos palcos como um grande presente aos nostálgicos. "Os Oim Do Meu Amor", "Morte e Vida Stanley" e "A Matadeira" foram canções de Cordel que fizeram o público entrar numa mesma frequência energética, ecoando cada letra em uma declamação coletiva.

"Anunciamos há 12 dias mais uma temporada de shows do Cordel do Fogo Encantado, um novo espetáculo, uma nova história. E eu vou dizer em primeira mão aqui para vocês o nome do show: "Palavras para Colorir o Céu". É um espetáculo muito ligado à literatura, à palavra, trazendo, evocando uma das características que faz parte do nome da banda que é a literatura do Cordel. A gente sempre adiou esse momento em que a palavra seria protagonista e agora o Cordel vem com isso", revelou Lirinha em entrevista coletiva na sala de imprensa do Festival Pernambuco Meu País. 

Depois de um show emocionante, o público também não se conteve com a tonelada que pesa o maracatu da Nação Zumbi. Foram momentos de liberar energia e só sentir o que faz do grupo ser o precursor do Movimento Manguebeat que surgiu entre rios, pontes e overdrives no Recife, ao lado do mestre Chico Science. "Foi de Amor", "Novas Auroras", "Um Passeio No Mundo livre", "A Melhor Hora da Praia", "Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada", "Manguetown", "Samba Makossa", "A Praieira" e "Maracatu Atômico" foram hits que fizeram o público se entregar ao estilo "mangue boy" e "mangue girl". Um grande destaque foi a participação de Maciel Salu e do caboclo de lança Gabriel Salu, que cantaram e dançaram em performance junto a Jorge Du Peixe e aos músicos da Nação Zumbi.

"A gente tocando, dividindo o palco com o Lirinha, que é conterrâneo, que é local, e que a gente já tem uma aproximação há um bom tempo, né? Posso dizer que três décadas. De 30 anos pra cá muita coisa se consolidou, e a gente tem consciência que faz parte do grito dado lá trás em 1994. E ter um festival chamado Pernambuco Meu País, que a gente está fazendo parte, com certeza é um prazer e uma honra", expressou Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi. 

Após o show da Nação Zumbi, foi a vez do trap, que é uma das vertentes do movimento Rap e Hip Hop, mostrar a que veio no Festival Pernambuco Meu País. O público já ia lotando cada vez mais o pátio quando Wiu subiu ao palco misturando o ritmo a elementos do pop e empolgando muitos jovens que ali estavam aguardando ansiosos pela apresentação. "Fico muito feliz que a galera consiga encontrar uma forma de se conectar também, porque o rap e o hip hop é mais alto na cultura de rua, é você fazer muito vindo do pouco, tá ligado? Então, cada vez mais que eu puder, tá passando a minha mensagem, eu vou estar muito feliz", ressaltou o cantor Wiu. 

A noite foi finalizada com a leveza e a paz do reggae de Maneva, que vem celebrando 20 anos de carreira fazendo shows pelo Brasil inteiro. "Eu acho que o repertório foi pensado lá atrás, sabe? Eu acho que foi pensado a partir do momento que a gente teve essa ideia de celebrar esses 20 anos. A gente traz essa turnê que celebra 20 anos, celebra muitas passagens aqui pelo Nordeste, celebra muitas passagens pelo Brasil, e a partir do momento que a gente consegue trazer um show que pensou lá atrás ser tão bem recebido aqui no Nordeste... A gente vê, como eu falei anteriormente, que a gente tá no caminho certo porque aqui realmente é uma prova de qualidade", comemorou Thales, vocalista do grupo Maneva. O show reuniu canções como "Incenso", "Daquele Jeito" e "Me Leva". 

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360 

Andréa Almeida  | +55 81 99172-3222

http://www.cultura.pe.gov.br 

http://instagram.com/culturape 

http://facebook.com/culturape 

http://flickr.com/fundarpe 

http://youtube.com/secultpe

PEMP 2025: Cortejo Brincantes de Pernambuco chega a Arcoverde celebrando a força da cultura popular

agosto 30, 2025 0
Fotos: Orlando Limeira. 


Nesta sexta-feira (29), expressões como afoxé, boi, cavalhada, maracatu, caboclinhos e bonecos gigantes se encontraram em um espetáculo itinerante de cores, ritmos e ancestralidade.

No fim da tarde desta sexta-feira (29), as principais vias de Arcoverde viraram palco do Cortejo Brincantes de Pernambuco, abrindo a programação do Festival Pernambuco Meu País em seu sexto município-sede desta edição. Partindo da Praça Winston Siqueira, também conhecida como Virgínia Guerra, e seguindo até a Estação da Cultura, a ação reuniu expressões culturais marcantes, em um desfile que encantou o público com um espetáculo de cores, ritmos e ancestralidade. O encontro representou a diversidade das tradições do Estado e reforçou a identidade pernambucana em um momento de celebração da força da cultura popular.

O cortejo trouxe manifestações que foram do sagrado ao lúdico, como o Afoxé Ylê de Egbá, com suas raízes afro-brasileiras; o brilho do Boi Diamante de Arcoverde; a tradição da Cavalhada Tamboril; a irreverência do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda; a alegria de Lulinha e os Bonecos Gigantes de Pernambuco; a potência do Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro de Nazaré da Mata; a ancestralidade dos Caboclinhos dos Coités de Tracunhaém; e o carisma do Urso Vira Mundo. Cada grupo levou às ruas suas histórias, memórias e vivências que reafirmaram a riqueza cultural de Pernambuco e transformaram o desfile em uma experiência inesquecível.

A diretora do Elefante de Olinda – Patrimônio Vivo de Pernambuco –, Gabriela L’amour, compartilhou sua emoção ao falar sobre a experiência de trazer o bloco ao município. “Foi uma felicidade desfilar com o Elefante de Olinda em Arcoverde e compartilhar esse encontro de culturas. É emocionante ver outros grupos e agremiações conosco nesse momento. Sentir a energia das pessoas e de um novo lugar foi incrível e fez a participação ainda mais especial”, destacou. 

“Acredito que o festival é fundamental para enaltecer e fortalecer nossa cultura pernambucana, que é rica e resistente. Participar da abertura de um movimento tão grandioso nos deixa muito honrados e felizes”, também ressaltou Marília Gabriela, presidente do Leão de Ouro. 

Neste sábado (30) e domingo (31), o Cortejo Brincantes de Pernambuco chegará a outras partes do município com atrações como Boi Arco de Ouro de Arcoverde, Grupo de Bacamarteiros Batalhão 07, Maracatu Raízes do Sertão, Afoxé Omó Inã, Tribo Indígena Tapirapé e mais. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360 

Victor Lacerda | +55 81 99652-0239

http://www.cultura.pe.gov.br 

http://instagram.com/culturape 

http://facebook.com/culturape 

http://flickr.com/fundarpe 

http://youtube.com/secultpe

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Trupe Pernambuco Meu País instaura o clima de magia em Arcoverde

agosto 28, 2025 0

Fotos: Juana Carvalho/Secult PE/Fundarpe


Instaurando o clima lúdico que é fio condutor do Festival Pernambuco Meu País em cada cantinho do Estado por onde passa, um grupo de artistas do circo, da dança, da música, da poesia e do teatro ocupou as ruas da cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, anunciando ao público em alto e bom som: "Amanhã tem festa, mas hoje já tem magia!". O espetáculo da Trupe Pernambuco Meu País teve início na Praça da Bandeira, no centro do município conhecido por ser a "Terra do Coco", findando na Estação da Cultura. Um dia antes do início da programação oficial, o cortejo arrastou dezenas de pessoas nesta quinta-feira (28/08), convidando o público a vivenciar toda a magia que tomará conta de Arcoverde até o domingo (31/08), com ações culturais em dezenas de polos descentralizados durante o dia e com shows de peso no palco Pernambuco Meu País adentrando a madrugada. 


"Nossa companhia, com sua performance inaugural, estabelece a atmosfera festiva em cada cidade que recebe o festival. Já percorremos cinco cidades e agora estamos na sexta, aqui em Arcoverde, que homenageia a Mestra Severina Lopes. Com grande entusiasmo, celebramos e anunciamos a chegada do Pernambuco Meu País. A programação oficial será iniciada amanhã, mas sempre nas quintas-feiras a Trupe Pernambuco Meu País apresenta um espetáculo que celebra as nossas raízes e a diversidade cultural. E esta edição da trupe acontece com a honrosa participação da nossa homenageada do festival este ano", coordenador das Ações Culturais da Fundarpe e diretor e curador da Trupe Pernambuco Meu País, Ary Valença. 


A mestra Severina Lopes, 90 anos, que é uma das homenageadas do festival em 2025 ao lado de Manoel Eudócio e Mestre Salustiano, participou do cortejo da Trupe Pernambuco Meu País abrindo alas para o evento em sua cidade natal. A "família Lopes" é responsável por fundar a linguagem do coco de roda em Arcoverde, quando em 1916 os pais da mestra Severina Lopes trouxeram a tradição de um quilombo no município de Correntes para o município sertanejo. Desde então, Severina Lopes vem cultivando esses saberes ancestrais por meio das vestimentas e da forma de se cantar o coco de roda, consagrando toda a identidade visual da expressão cultural. Ela também é a fundadora do consolidado grupo Coco Raízes de Arcoverde, além de há 25 anos acompanhar o Samba de Coco das Irmãs Lopes.


"Para mim é de grande significado, especialmente com a minha idade, 90 anos, receber esta homenagem. Embora não seja a primeira, tenho recebido diversas honrarias. Agradeço a Deus primeiramente e, em seguida, a todas as pessoas que me admiram e reconhecem o trabalho do Coco das Irmãs Lopes, fundado aqui em Arcoverde há 25 anos, que nos alegra. Este grupo nos diverte e realiza diversas atividades. Estou feliz, sim. Mas confesso que a emoção é grande. Estou comovida, mas busco vivenciar este momento com a alegria que Deus me proporciona, não é verdade?", expressou a Mestra Severina Lopes. 


*Sobre o Festival Pernambuco Meu País*

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

O Homem da Meia-Noite chega com muito frevo no Festival Pernambuco Meu País em Arcoverde

agosto 27, 2025 0

Arcoverde se prepara para viver um domingo de pura alegria e tradição. No próximo 31 de agosto, às 16h, o lendário Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco e símbolo do carnaval de Olinda, desembarca no Festival Pernambuco Meu País para arrastar a multidão ao som do frevo arretado.

Acompanhado por uma orquestra vibrante e pela energia contagiante dos passistas, o gigante mais famoso do frevo promete transformar as ruas de Arcoverde em um grande baile popular, levando a tradição do carnaval olindense para o coração do Sertão.

Criado em 1931, o calunga é conhecido por abrir oficialmente o carnaval de Olinda à meia-noite do sábado de Zé Pereira. Agora, ele faz sua estreia em Arcoverde dentro da programação do Festival, celebrando a cultura pernambucana de ponta a ponta do estado.

O desfile promete ser daqueles de arrepiar: bandeiras tremulando, sombrinhas coloridas no ar, o frevo no pé e a emoção de ver o Homem da Meia-Noite de perto, contagiando todas as idades.

📅 Data: Domingo, 31 de agosto
Hora: 16h
📍 Local: Festival Pernambuco Meu País – Arcoverde

Prepare sua sombrinha, seu passo de frevo e muita animação, porque a festa vai ser grande!


O senho Rosinaldo Manoel Veras, conhecido popularmente com Já Morreu ce lebra doação de ambulância nova para continuar trabalho voluntário em Arcoverde 27 de agosto de 2025

agosto 27, 2025 0


Sensibilizados com o compromisso e a dedicação do suplente de vereador Rosinaldo Manoel Veras (Já Morreu) com a saúde da população de Arcoverde, os empresários Patryck Produções e Nubivania Aguiar, em um gesto de solidariedade e reconhecimento, realizaram a doação de uma ambulância zero quilômetro para que ele possa dar continuidade ao serviço de transporte de pacientes para o Recife.

O novo veículo chega para substituir a ambulância antiga, utilizada há anos por Rosinaldo ( Já Morreu) em sua atuação voluntária. Com a nova aquisição, a expectativa é de que o trabalho ganhe mais segurança, conforto e eficiência no atendimento às pessoas que precisam de deslocamento para consultas, exames e tratamentos médicos na capital pernambucana.

Liderança política respeitada na região, Já Morreu tem se destacado por seu compromisso social, mesmo sem ocupar cargo eletivo. Na eleição municipal de 2024, ele obteve quase 1.300 votos na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores de Arcoverde, ficando na suplência. Ainda assim, segue atuando de forma ativa e voluntária, especialmente na área da saúde.

A iniciativa do empresário e do grupo Anjos em Ação reforça o espírito de solidariedade que move ações transformadoras nas comunidades, além de reconhecer o impacto positivo do trabalho de pessoas que colocam o bem coletivo acima de interesses pessoais.
Fonte: Blog ponto de vista.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Trupe Pernambuco Meu País promove arrastão para convidar Arcoverde aos dias de cultura do festival

agosto 26, 2025 0

 




Ação é realizada na quinta-feira (28), trazendo artes circenses, dança, teatro, música e poesia para as ruas da cidade.

Quando o Festival Pernambuco Meu País começa suas atividades oficiais nas sextas, as cidades por onde ele passa já estão completamente no clima de sua invasão cultural. Isso porque a Trupe Pernambuco Meu País já desembarca na quinta-feira, promovendo um arrastão de artes para convidar a população para os dias de alegria e agitação que vêm em seguida. 

A ação é um verdadeiro chamado popular feito através das artes circenses, dança, teatro, música e poesia, abrindo as fronteiras dos países das artes que tomam a cidade durante o festival. Elementos visuais, sonoros e performativos se combinam em uma ação viva e integrada, que valoriza as habilidades individuais e coletivas do grupo de artistas.

A Trupe Pernambuco Meu País aporta em Arcoverde, próxima parada do festival, nesta quinta-feira (28), com concentração na Praça da Bandeira a partir das 16h30, com saída marcada para às 17h. Por lá, vão desfilar a Orí Cia de Dança, Trupe Vivarte, Pernaltas da Trupe, performances de Charlene dos Santos e Guilherme Milleron, além do Som na Rural. O cortejo segue para a Estação da Cultura, encantando o fim de tarde da cidade e trazendo o público para acompanhar o trajeto, que poderá prestigiar grandes surpresas.

“A Trupe Pernambuco Meu País, depois de passar por Salgueiro, Buíque, Bezerros, Pesqueira, e Gravatá, chega agora na terra encantada da nossa homenageada do festival, a mestra Severina Lopes. Então, a Trupe pede licença para abrir o picadeiro da cidade e celebrar a nossa tradição, a nossa cultura. É um grande número irreverente, um espetáculo que emociona, encantando adultos, crianças e pessoas que estão ali passando de carro pelo trânsito, as pessoas que têm oportunidade também de acompanhar o trajeto. Desde já fica um convite para se encantar com esse grande espetáculo que chega na cidade para abrilhantar, para festejar e para comemorar a chegada do Festival Pernambuco Meu País”, afirma o diretor de Atividades Culturais da Fundarpe, Ary Valença. 

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Festival Pernambuco Meu País se despede do Sertão com invasão de cultura em Arcoverde

agosto 26, 2025 0

Serão mais de 140 ações das mais diversas expressões culturais em 17 polos, além de grandes shows de nomes como Seu Jorge, Mart’nália, Maneva, Nação Zumbi, Wiu e o projeto Dominguinho_


O Festival Pernambuco Meu País se despede do Sertão neste próximo fim de semana com sua passagem por Arcoverde. A cidade, que já é dona de uma das mais importantes riquezas culturais sertanejas, receberá a invasão de cultura promovida pelo festival a partir desta sexta (29), com shows de grandes nomes da música nacional, passando pelo forró aconchegante do projeto Dominguinho, encabeçado por João Gomes, Mestrinho e Jota Pê, além do reggae da Maneva, o trap de Wiu, os sambas de Mart’nália, a marcante voz de Seu Jorge, além do peso da música pernambucana, representada por Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Quinteto Violado, Petrúcio Amorim e outros grandes artistas. Serão mais de 140 ações em 17 polos, que contemplarão expressões culturais como circo, teatro, dança, artes visuais, gastronomia, artesanato e nossa cultura popular. 


Na véspera da abertura, na quinta-feira (28), a chegada da Trupe Pernambuco Meu País convocará Arcoverde para o festival, partindo da Praça da Bandeira, às 16h30, e tomando as ruas da cidade, a partir das 17h, com um grupo de artistas trazendo circo, dança, música, poesia e teatro, em direção à Estação da Cultura. A partir da sexta-feira (29), começam as atividades no Palco Pernambuco Meu País, montado no pátio da Estação de Cultura, com dias de samba, reggae, manguebeat, forró e MPB, além da nossa cultura popular, que marcará presença com o Samba de Coco Irmãs Lopes e João do Pife com a banda Dois Irmãos. 


A abertura do palco fica com o Espetáculo Pernambuco Meu País, um portal que se abre para a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana. Desse portal saem as veias culturais que nos compõem como povo pernambucano: as diversas tradições espalhadas pelo nosso Estado. A dramaturgia é cantada e tocada ao vivo, com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora dirigida por Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado. Já os intervalos serão comandados por DJs na tradicional agitação cultural do Som na Rural, novidade desta edição.


Por Arcoverde, já a partir da sexta, desfilarão os Cortejos Brincantes de Pernambuco, com a beleza da nossa cultura popular encantando por onde passa. Participam agremiações como o Elefante de Olinda e o Pavão Misterioso, os maracatus Leão Coroado, Águia Misteriosa, Raízes do Sertão e Raízes de Pai Adão, os batalhões de bacamarte 07 e 33, além de bois, caboclinhos, ursos e afoxés.  Os artistas que carregam a nossa identidade têm seu espaço garantido no País das Culturas Populares, montado na Praça Virginia Guerra. Ainda terá muita música nos Países das Matrizes do Forró, da Música e da Música Experimental


Arcoverde também contará com os polos descentralizados, localizados nos distritos de Ipojuca e Caraíbas, com muita música e espetáculos infantis. Também estará presente no festival o Rede PE, com serviços, formação e orientações de órgãos do Estado para o público do festival, participando desta edição: Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca; Detran-PE; Secretaria da Mulher; Agência de Empreendedorismo de Pernambuco; Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo; Secretaria de Comunicação; Secretaria de Criança e Juventude; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha. 


"Arcoverde foi uma cidade que acolheu o Pernambuco Meu País com muito entusiasmo na última edição e esse retorno não deve ser diferente. A cidade será a última passagem do festival pelo Sertão neste ano e trará a força de sua cultura popular local, mas também estará de portas abertas para manifestações artísticas de todo o estado, assim como os grandes shows de nomes regionais e nacionais que deverão agitar a cidade", afirma a secretária de Cultura, Cacau de Paula. 


“Arcoverde tem grande representatividade na identidade cultural do Sertão do nosso Estado, o que torna a passagem do Pernambuco Meu País na cidade muito especial. Nesta segunda edição, o festival reforça a força da cultura popular arcoverdense, e promove também importantes intercâmbios com outras expressões culturais de Pernambuco e do país”, complementa a presidente da Fundarpe, Renata Borba.


Sobre o Festival Pernambuco Meu País


O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.


*CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:*


Palco Pernambuco Meu País:


Estação da Cultura - Pátio


29/08 - SEXTA-FEIRA


18h30 - Espetáculo Pernambuco Meu País

19h20 - Lirinha

20h50 - Nação Zumbi

22h40 - Wiu 

00h30 - Maneva

Som na Rural com Renato L (nos intervalos)


30/08 - SÁBADO


18h30 - Samba de Coco Irmãs Lopes

19h20 - Mestre Ambrósio

20h50 - Taiguara Borges

22h40 - Mart’nália

00h30 - Seu Jorge

Som na Rural com Infa Vermelho (nos intervalos) 


31/08 - DOMINGO


17h30 - João do Pife e Banda Dois Irmãos

18h20 - Quinteto Violado

19h50 - Petrúcio Amorim

21h40 - Batista Lima

23h30 - Projeto Dominguinho com João Gomes, Mestrinho e Jota Pê

Som na Rural com Duart (nos intervalos)



Trupe Pernambuco Meu País


Concentração a partir das 16h30, na Praça da Bandeira

28/8 - Quinta-feira


Orí Cia. de Dança

Trupe Vivarte

Pernaltas da Trupe, da ASSARTIC

Performance de Charlene dos Santos e Guilherme Milleron

Som na Rural


País das Artes Cênicas

Sesc, a partir das 15h

29/8

15h | Espetáculo Pa'ra - Rio de Memórias

18h | Orí Cia de Dança


30/8

15h | Espetáculo Terezinha Coração de Barro

18h | Espetáculo Nego D’ Água


31/8

15h | Espetáculo Brincando no Escuro

18h | Espetáculo Terreiro Trajetória


País do Circo

Largo do Cecora, a partir das 15h

29/8

15h | Sessão 1 - Disney Circo no Picadeiro com a Família Vidal

17h | Sessão 2 - Disney Circo no Picadeiro, com a Família Vidal

19h | Sessão 3 -Espetáculo O Valor que o Circo Tem


30/8

15h | Sessão 1 - Espetáculo O Sonho do Palhaço Preguinho

17h | Sessão 2 - Índia Morena

19h | Sessão 3 - Espetáculo O Sonho do Palhaço Preguinho


31/8

15h | Sessão 1 -Espetáculo A Menina dos Meus Olhos 

16h | Capitão Tenório

17h | Sessão 2 - Vidal Circo - Um Verdadeiro Espetáculo

19h | Sessão 3 - Vidal Circo - Um Verdadeiro Espetáculo


País das Conexões Criativas

Estação Ferroviária

29/8

17h | Intervenção Artística Que Padrão é Esse?


30/8

16h40 | Intervenção de Moda Ministar Lassana Modas


31/8

16h40 | Desfile Feitas de Retalhos



País das Conexões Visuais

Estação Ferroviária, a partir das 12h


29 a 31/8

Arcoverde To The Moon

Exposição Homens e Caranguejos

Memória de Traço: Pintura Muralista como Expressão Viva do Território

Intervenção Artística Vivência Lambidaço, com Nando Zevê


País da Cultura Alimentar

Centro de Artesanato e Gastronomia Municipal de Arcoverde

30/8

14h | Linguiças Sertanejas a nova Charcutaria Pernambucana

14h | Intervenção Gastronômica Bolo de Noiva: Patrimônio Pernambucano, com Rodrigo Rossetti 

15h30 | Mapeamento Afetivo das Boleiras de Pernambuco



31/8

15h30 | Zitogastronomia – Cerveja da Taça ao Prato


País das Culturas Populares

Praça Virgínia Guerra, a partir das 15h

29/8

15h | Grupo Sertão Maracatu

16h | Ciço do Pife

17h | Coco Chinelo de Iaiá

18h | Walmir Chagas - O Véio Mangaba


30/8

15h | Samba de Coco Eremin

16h | Afoxé Ará Omim

17h | Ciranda de Pontezinha

18h | Coco do Amaro Branco


31/8

15h | Cirandas de Pernambuco

16h | Mestre Zé do Pife

17h | Afoxé Oyá Alaxé

18h | Grupo As Netas de Selma do Coco


País da Economia Criativa

Praça Virgínia Guerra, a partir das 15h

29 a 31/8

Comercialização de produtos de artesanato e gastronomia


País Matrizes do Forró

Centro de Artesanato e Gastronomia Municipal de Arcoverde, a partir das 12h


29/8

12h | Muniz do Arrasta Pé

13h20 | Zé do Peba e Trio Catingueira

14h40 | Kleber Araújo


30/8

12h | Os Três do Cariri

13h20 | Sevy Nascimento

14h40 | Elifas Júnior


31/8

12h | George Silva

13h20 | Carlinhos Pompom

14h40 | Paulo Henrique dos 8 Baixos


País da Música

Praça das Bandeiras, a partir das 18h

29/8

18h | Driko

19h20 | Afroito

20h40 | Karina Buhr


30/8

18h | Cobaias do Sisal

19h20 | Sangue de Barro

20h40 | Banda Devotos


31/8

18h | Banda Viruz

19h20 | FK Feiticeiro

20h40 | Luiz Lins


País da Música Instrumental

Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, a partir das 20h


30/8

20h | Fernando Muller


31/8

20h | Bruno Mota


Pernambuco Meu País Descentralizado

Ações de literatura, artes circenses, culturas populares, música e teatro


29 a 31/8

Ipojuca

BiblioSesc


30/8

Caraíbas, a partir das 15h

15h | Mamulengando Alegria

17h | Espetáculo Canções Cancionetas e Caçarolas

—-------

18h | Noé da Ciranda

19h | Colibri Brasil

20h20 | Sambadeiras - Samba de Ladeira


31/8

Ipojuca, a partir das 15h

15h | Espetáculo Borbulhando

17h | Espetáculo A Boba: Uma Jornada

—-------

18h | Samba de Coco Raízes de Arcoverde

19h | Leandro Vaz

20h20 | Coco de Roda do Grupo Cultural Caboclo


Cortejo Brincantes


29/8

A partir das 17h

Afoxé Ylê de Egbá

Boi Diamante de Arcoverde

Cavalhada Tamboril

Clube Carnavalesco Mixto Elefante de Olinda

Lulinha e os Bonecos Gigantes de Pernambuco

Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro de Nazaré da Mata

Os Caboclinhos dos Coités de Tracunhaém

Urso Vira Mundo


30/8

A partir das 16h

Índios Tabajaras

Maracatu Águia Misteriosa

Boi Arco de Ouro de Arcoverde


A partir das 17h30

Batalhão 74

Grupo de Bacamarteiros Batalhão 07

Grupo de Bacamarteiros Batalhão 33


A partir das 19h

Caboclinho Tupinambá de Recife

Maracatu Raízes do Sertão

Urso da Peleja


31/8

A partir das 16h

Afoxé Omó Inã

Clube Carnavalesco Misto Pavão Misterioso

Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria


A partir das 17h30

Agremiação Boi Celestial

Maracatu Nação Raízes de Pai Adão

Tribo Indígena Tapirapé


A partir das 19h

Caboclinho Flecha Negra da Tribo Truka

Clube Carnavalesco Misto Amantes das Flores

Urso Danadinho


Forma PE (inscrição na bio do instagram @festivalpernambucomeupaís)

Sesc Arcoverde

R. Cap. Arlindo Pachêco de Albuquerque, 364 - Centro

26 a 28/08 | 9h às 12h e 14h às 17h  - Técnicas de Palco (Roadie), com Wally Nunes e Jailson Pereira | 20 vagas


28 e 29/08 | 14h às 18h - Um Estúdio no Meu Bolso: Produção Musical Mobile, com Olegário Lucena | 20 vagas


30/08 | 9h às 12h - Carraspana, o caminho da valorização de uma bebida local, com Chiara Barros | 20 vagas


30 e 31/08 | 9h às 12h - Passarela, com Nestor Mádenes | 20 vagas

 

31/08 | 9h às 13h - Vivência Corpo-país : Pernambuco entre Tramas e Urdumes, com Natália Borges  | 20 vagas


Sede do Coco Raízes de Arcoverde

Rua Mário Napoleão, 100 - Cruzeiro

30/08 | 10h às 12h - Coco, com Day Calixto | 20 vagas



Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado

Sesc Arcoverde

30/08| 14h - Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado: Literatura - Luna Vitrolira, Mário Rodrigues e Djaelton Quirino


30/08| 14h - Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado: Cultura Popular - Everaldo Marques (LICBois de Arcoverde); Cida Lopes (Mamulengando Alegria) e Rudá Rocha (Boi da Macuca)

Fundação Terra promoveu exposição do Planetário Urânia em parceria com Associação Astronômica de Arcoverde

agosto 26, 2025 0






Arcoverde, 26 de agosto de 2025.

A Fundação Terra de Arcoverde realizou nesta segunda-feira uma exposição especial do Planetário Urânia, em uma iniciativa que aproximou a comunidade do universo da astronomia. O evento contou com a parceria da Associação Astronômica de Arcoverde, trazendo experiências interativas e educativas para visitantes de todas as idades.

O Planetário Urânia permitiu ao público observar projeções celestes, compreender fenômenos astronômicos e conhecer mais sobre o cosmos, estimulando a curiosidade científica de crianças, jovens e adultos. A exposição ainda ofereceu atividades educativas, palestras e observações guiadas por especialistas da área.

Para a Coordenadora de mobilização de recursos da instituição a senhora Chames Balladares da Fundação Terra, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a educação e a cultura científica: “Trazer o Planetário Urânia para Arcoverde é proporcionar que a população vivencie a astronomia de forma prática e envolvente. Queremos despertar o interesse pelo conhecimento e inspirar futuras gerações de cientistas”, afirmou.

A Associação Astronômica de Arcoverde pelo um dos seu representante o  senhor Marlon Tenório, destacou a importância da parceria: “Eventos como este aproximam a ciência da comunidade e mostram que todos podem explorar o universo, mesmo sem sair da cidade”, disse o representante da associação.

A exposição do Planetário Urânia segue aberta ao público neste dia 26 de agosto, com entrada gratuita, e promete encantar visitantes com a imensidão e a beleza do espaço.

TJPE estará presente em Arcoverde, no Festival Pernambuco Meu País, em 29 e 30 de agosto

agosto 26, 2025 0


O Festival Pernambuco Meu País já esteve em operação em Gravatá, nos dias 22 e 23 de agosto

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) estará presente em Arcoverde nos dias 29 e 30 de agosto, durante o Festival Pernambuco Meu País, oferecendo os serviços do Juizado Itinerante. A iniciativa leva atendimento direto ao público em casos de delitos de menor potencial ofensivo, como brigas, ameaças, desacato, desobediência, injúria e lesão corporal leve, além de questões ligadas ao Direito do Consumidor.

Na sequência, o Juizado também funcionará em Caruaru, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, garantindo uma prestação jurisdicional rápida e eficiente durante as festividades de grande porte. De acordo com o coordenador dos Juizados Especiais de Pernambuco, juiz Roberto Pedrosa, o objetivo é assegurar mais segurança e comodidade ao cidadão com um serviço ágil e próximo da população.

Essa é a primeira vez que o Festival Pernambuco Meu País conta com o Juizado Itinerante ou Juizado do Frio porque atua nos meses de inverno. A estrutura segue o modelo dos Juizados do Folião, do Forró e do Frio, reunindo juízes, servidores e parceiros como Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Defesa Social. Ocorrências mais graves são encaminhadas ao Judiciário no expediente forense regular, enquanto cidadãos que se sentirem lesados durante a festa podem buscar composição civil ou conciliação diretamente no posto.

O serviço já esteve em operação em Gravatá, nos dias 22 e 23 de agosto, quando os atendimentos ocorreram na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Devaldo Borges, no Centro da cidade.

..............................................
Texto; Saulo Moreira | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Fundação Terra: 41 anos transformando vidas no Sertão

agosto 25, 2025 0

Há 41 anos, em meio à dura realidade de comunidades carentes de Arcoverde e região, nasceu um projeto que se tornaria esperança para milhares de pessoas: a Fundação Terra. Criada pelo padre Airton Freire, a instituição surgiu para levar dignidade a quem mais precisa e, desde então, não parou de crescer.

De pequenas ações comunitárias às grandes obras sociais, a Fundação Terra atua nas áreas da educação, saúde, cultura e assistência social, sempre com o olhar voltado para os mais vulneráveis. Cada criança alfabetizada, cada família acolhida e cada vida cuidada representa uma vitória coletiva.

E essas conquistas só são possíveis porque você faz parte dessa história.

Ao longo de quatro décadas, a Fundação Terra só se manteve firme graças ao apoio de parceiros, voluntários e doadores, que acreditam que a solidariedade é capaz de mudar destinos.

Celebre conosco este aniversário

Neste mês de comemoração, o convite é especial: faça parte dos próximos capítulos dessa trajetória. Sua contribuição pode garantir novas oportunidades de estudo, mais saúde, mais dignidade e mais esperança para quem tanto precisa.

📍 Dados Bancários para Contribuição:

  • Fundação Terra
  • Banco do Brasil
  • Agência: 0068-X
  • Conta Corrente: 22.607-6
  • Pix: 12658530000100 (CNPJ da Fundação Terra)

Com 41 anos de amor e compromisso com a vida.
Junte-se a nós e ajude a escrever o futuro de tantas pessoas que ainda esperam pela oportunidade de transformar sua realidade.

Pernambuco Meu País oferece atividades formativas gratuitas em Arcoverde a partir desta terça-feira (26/08)

agosto 25, 2025 0

Público interessado pode se inscrever e participar das ações que acontecem entre esta terça-feira (26) e o domingo (31)

O município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, recebe, desta terça-feira (26/08) até o domingo (31), uma intensa programação formativa por meio do programa Forma PE, iniciativa do Festival Pernambuco Meu País 2025 que busca incentivar a qualificação profissional, a valorização da cultura local e a difusão de saberes em diversas áreas artísticas e criativas. O festival itinerante é realizado pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). 

Com 120 vagas abertas para seis atividades, as inscrições são gratuitas e as pessoas interessadas em participar podem acessar o formulário através do link na bio do Instagram @festivalpernambucomeupais. Entre as opções formativas, há atividades técnicas na área de produção cultural, além de contemplar também as linguagens da gastronomia, da moda e da cultura popular. As atividades acontecerão principalmente no Sesc Arcoverde, reunindo oficinas e vivências com especialistas reconhecidos, além da sede do grupo Coco Raízes de Arcoverde. 


“Todas as atividades são gratuitas, com 20 vagas por turma, e reforçam o compromisso do Festival Pernambuco Meu País 2025 em democratizar o acesso à formação e fortalecer o elo entre tradição, inovação e mercado criativo em Pernambuco”, *destaca o coordenador do Forma PE, Fábio Cavalcante.*


Desta terça-feira (26) até a quinta (28), das 9h às 12h e das 14h às 17h, a programação do Forma PE tem início com a formação “Técnicas de Palco (Roadie)”, ministrada por Wally Nunes e Jailson Pereira. Voltada para iniciantes e interessados em produção técnica de espetáculos, a oficina aborda desde o uso de multímetro para diagnóstico de cabos até procedimentos de montagem, cuidados com equipamentos, noções sobre microfones e logística de virada de palco.


Também na quinta (28) se estendendo até a sexta (29), das 14h às 18h, será realizada a oficina “Um Estúdio no Meu Bolso: Produção Musical Mobile”, com Olegário Lucena. A proposta é estimular a produção musical de trilhas sonoras em ambientes caseiros e de baixo custo, culminando na recriação da trilha do curta Destino, de Salvador Dalí e Walt Disney.


No sábado (30), das 9h às 12h, a pesquisadora Chiara Barros conduz a roda de discussão “Carraspana, o caminho da valorização de uma bebida local”, promovendo diálogo entre produtores, profissionais e órgãos competentes sobre os processos de formalização e registro da tradicional bebida da região, além de debater práticas de qualidade e segurança.


Ainda no Sesc, no sábado (30) e no domingo (31), das 9h às 12h, acontece a oficina “Passarela”, com o diretor criativo e editor de moda Nestor Mádenes. A atividade oferece técnicas de postura, andamento, tendências, fotografia e atuação profissional no universo da moda, finalizando com a participação de alguns alunos no Desfile Feitas de Retalhos, parte da programação oficial do Festival.


Encerrando as ações no Sesc, no domingo (31), das 9h às 13h, a designer e educadora Natália Borges conduz a vivência “Corpo-país: Pernambuco entre Tramas e Urdumes”, que propõe uma vivência artística, sensorial e coletiva convidando o público a refletir, criar e costurar simbolicamente a identidade cultural de Pernambuco, utilizando resíduos têxteis e práticas manuais. Os participantes serão conduzidos a criar fragmentos têxteis inspirados nas cores e símbolos resultando em uma peça-obra coletiva. 


A programação se estende também à Sede do Coco Raízes de Arcoverde. No sábado (30), das 10h às 12h, a artista Day Calixto ministra a oficina “Coco”, que apresenta a história e a importância cultural da manifestação, seguida de uma vivência prática com os passos básicos do ritmo, valorizando a tradição e a expressividade corporal. 


*Sobre o Festival Pernambuco Meu País*

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.


-----------------------------------------------------------------------------------------

*Assessoria de Comunicação*

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Andréa Almeida | +55  81 99172-3222

http://www.cultura.pe.gov.br

http://instagram.com/culturape

http://facebook.com/culturape

http://flickr.com/fundarpe

http://youtube.com/secultpe

📰 O PASQUIM DE ARCOVERDE

agosto 25, 2025 0
📰 O PASQUIM DE ARCOVERDE

 Edição Nº 1 – “No Sertão a Verdade Corre Solta” 

 Manchete do Dia: 🌵 Arcoverde, capital do Sertão ou capital das histórias que o povo conta? 
📌 FOFOCA DE PRAÇA Dizem que no Coreto, se sentar num banco depois das 7h da noite, você não escuta só música… escuta também conversa atravessada. Uns falam de política, outros de amor mal resolvido. O certo é que ninguém sai de lá sem saber da vida alheia.  
🎶 CULTURA RESISTE Forró, coco e samba de coco continuam firmes! Mesmo com altos e baixos de apoio, o povo mostra que não precisa de muito pra bater palma, marcar o compasso e fazer a festa. Se a sanfona chora, o povo responde com sorriso. 
🐂 DESTAQUE DA SEMANA Lá vem a Expoarc! Promete gado, queijo, forró e até promessa política. Quem for pela festa, vai se divertir. Quem for pela conversa, que segure o bolso. 
🌙 CRÔNICA DE LAMPIÃO ELÉTRICO “Arcoverde é terra de gente valente. Aqui o sertão tem cheiro de chuva rara, gosto de bode assado e barulho de feira. Uns dizem que é interior, eu digo que é o mundo em miniatura: tem de tudo, até político querendo se reelegê no grito.” - 📣 RECADO DO POVO “Queremos mais ônibus, não só promessa!” “Cadê a reforma da praça que disseram no São João?” “Se a cultura popular não tiver espaço, Arcoverde perde sua alma!” 

 😂 PIADA DE FEIRA — Sabe por que em Arcoverde ninguém se perde? — Porque até quem não sabe o caminho dá palpite! 

👉 Assine, repasse e reclame. O Pasquim de Arcoverde é do povo, feito pro povo e fala o que o povo fala!

Em Gravatá, Festival Pernambuco Meu País encerra programação com noite eclética de shows: tradição, rock, reggae, rap e MPB no mesmo palco

agosto 25, 2025 0








Fotos: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarp.

Neste domingo (24), o palco Pernambuco Meu País contou com apresentações da Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Chico Chico, Lenine, Biquini e Marcelo Falcão, surpreendendo o público_


A programação do palco Pernambuco Meu País chegou ao fim em grande estilo neste domingo (24), no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, no coração de Gravatá. Com uma sequência eclética de shows, a terceira e última noite surpreendeu o público ao reunir, em um mesmo polo, expressões da tradição popular, experimentações da MPB, a energia do rock, o balanço do reggae e a força do rap, encerrando com intensidade a passagem do festival pelo quinto município-sede desta edição.


A abertura ficou por conta da Família Salustiano e a Rabeca Encantada, que trouxe a cultura popular pernambucana para o palco. Ciranda, maracatu, cavalo-marinho e outras manifestações culturais ecoaram sob o comando dos filhos do Mestre Salustiano – um dos homenageados desta edição do festival – em uma apresentação que uniu música, dança e ancestralidade.


Em seguida, o cantor Chico Chico deu início ao seu show com “Toada”, faixa que mistura referências do rock com ritmos nordestinos e homenageia o folclore maranhense, evocando a festa do Bumba Meu Boi. A sequência com “O Tempo Nunca Mais Firmou” e outras composições de sonoridade experimental reafirmou sua identidade própria e criativa. O público, já aquecido, acompanhou o show, por diversas vezes, em coro.


O clima de celebração se intensificou com a chegada do pernambucano Lenine, que fez Gravatá cantar junto clássicos como “Hoje Eu Quero Sair Só”, além de emocionar com “Certas Coisas” e surpreender ao apresentar uma versão da canção “Eu Só Quero Um Xodó”, de Dominguinhos. Um dos pontos altos foi a participação especial de Chico Chico, que voltou ao palco para cantar “Candeeiro Encantado” em uma performance embalada pela bandeira de Pernambuco pendurada no fundo do palco. A noite seguiu com hits como “Jack Soul Brasileiro” e terminou com a marcante “Paciência”.


A noite seguiu com a energia do Biquini, que trouxe o espírito do rock brasileiro dos anos 80. A banda interagiu com a plateia e desceu do palco para cantar no meio do público, visivelmente formado por um encontro comovente de gerações. O repertório recheado de sucessos atemporais incendiou o público.


"Pernambuco tem uma presença marcante na nossa história. Percebemos isso pela quantidade de fã-clubes e pela força das bandeiras pernambucanas que encontramos por todo o Brasil, o que é algo muito bonito para nós. Quando nos dizem que vamos tocar aqui, já sorrimos, pois sabemos que estamos indo para um lugar que nos acolhe e nos abraça", destacou Bruno Gouveia, vocalista da banda, em coletiva. 


Marcelo Falcão foi o responsável por fechar a noite, com um show potente, que mesclou rock, reggae e rap. Antes mesmo de subir ao palco, o DJ Negralha preparou o terreno com beats poderosos. Falcão surgiu puxando o público para cantar “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)” e seguiu com uma sequência de sucessos como “Quando Você Olhar Pra Mim” e “Pescador de Ilusões”, ambos acompanhados em coro pela plateia.


O repertório ainda teve espaço para a música tradicional brasileira, com uma versão emocionante de “Súplica Cearense”, composta por Gordurinha e Nelinho, mas eternizada na voz de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Falcão também celebrou os encontros da música brasileira com uma versão surpreendente de “Oh! Chuva”, do Falamansa, e agitou o público com “Pesadão”, faixa em parceria com a cantora IZA, que se apresentará no último fim de semana do festival, em Caruaru. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao amigo Chorão, do Charlie Brown Jr, com sucessos como “Só os Loucos Sabem” e “Zóio de Lula”, acompanhados de imagens documentais no telão. O encerramento veio com “Rodo Cotidiano” e “Anjos (Pra quem tem fé)”, coroando uma noite histórica.


Nesta semana, o Festival Pernambuco Meu País segue para a sua próxima parada, no sexto município-sede, Arcoverde, e se integra ao Festival do Frio do Vitorino, em Riacho das Almas. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.


*Sobre o Festival Pernambuco Meu País*


O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.


*Assessoria de Comunicação*

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360

Victor Lacerda | +55 81 99652-0239

http://www.cultura.pe.gov.br

http://instagram.com/culturape

http://facebook.com/culturape

http://flickr.com/fundarpe

http://youtube.com/secultpe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me