Nesta sexta-feira (29), expressões como afoxé, boi, cavalhada, maracatu, caboclinhos e bonecos gigantes se encontraram em um espetáculo itinerante de cores, ritmos e ancestralidade.
No fim da tarde desta sexta-feira (29), as principais vias de Arcoverde viraram palco do Cortejo Brincantes de Pernambuco, abrindo a programação do Festival Pernambuco Meu País em seu sexto município-sede desta edição. Partindo da Praça Winston Siqueira, também conhecida como Virgínia Guerra, e seguindo até a Estação da Cultura, a ação reuniu expressões culturais marcantes, em um desfile que encantou o público com um espetáculo de cores, ritmos e ancestralidade. O encontro representou a diversidade das tradições do Estado e reforçou a identidade pernambucana em um momento de celebração da força da cultura popular.
O cortejo trouxe manifestações que foram do sagrado ao lúdico, como o Afoxé Ylê de Egbá, com suas raízes afro-brasileiras; o brilho do Boi Diamante de Arcoverde; a tradição da Cavalhada Tamboril; a irreverência do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda; a alegria de Lulinha e os Bonecos Gigantes de Pernambuco; a potência do Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro de Nazaré da Mata; a ancestralidade dos Caboclinhos dos Coités de Tracunhaém; e o carisma do Urso Vira Mundo. Cada grupo levou às ruas suas histórias, memórias e vivências que reafirmaram a riqueza cultural de Pernambuco e transformaram o desfile em uma experiência inesquecível.
A diretora do Elefante de Olinda – Patrimônio Vivo de Pernambuco –, Gabriela L’amour, compartilhou sua emoção ao falar sobre a experiência de trazer o bloco ao município. “Foi uma felicidade desfilar com o Elefante de Olinda em Arcoverde e compartilhar esse encontro de culturas. É emocionante ver outros grupos e agremiações conosco nesse momento. Sentir a energia das pessoas e de um novo lugar foi incrível e fez a participação ainda mais especial”, destacou.
“Acredito que o festival é fundamental para enaltecer e fortalecer nossa cultura pernambucana, que é rica e resistente. Participar da abertura de um movimento tão grandioso nos deixa muito honrados e felizes”, também ressaltou Marília Gabriela, presidente do Leão de Ouro.
Neste sábado (30) e domingo (31), o Cortejo Brincantes de Pernambuco chegará a outras partes do município com atrações como Boi Arco de Ouro de Arcoverde, Grupo de Bacamarteiros Batalhão 07, Maracatu Raízes do Sertão, Afoxé Omó Inã, Tribo Indígena Tapirapé e mais. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.
Sobre o Festival Pernambuco Meu País
O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360
Victor Lacerda | +55 81 99652-0239
http://www.cultura.pe.gov.br
http://instagram.com/culturape
http://facebook.com/culturape
http://flickr.com/fundarpe
http://youtube.com/secultpe
Nenhum comentário:
Postar um comentário