segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Em Arcoverde, Cortejo Brincantes de Pernambuco leva a magia da cultura popular ao distrito de Ipojuca


Integrando a programação do Pernambuco Meu País Descentralizado, a região, localizada a cerca de 18 km do centro, recebeu diversas manifestações culturais, como os Índios Tabajaras, Maracatu Raízes do Sertão, Maracatu Águia Misteriosa, Caboclinho Tupinambá de Recife e os bacamarteiros do Batalhão 74 e Batalhão 07_


O distrito de Ipojuca, localizado a cerca de 18km do centro de Arcoverde, foi tomado por cores, sons e tradição neste sábado (30), com o Cortejo Brincantes de Pernambuco, que integrou a programação do polo Pernambuco Meu País Descentralizado. A magia da cultura popular tomou conta das principais vias da região, desde a saída nas proximidades da Quadra Poliesportiva Ulisses de Brito Cavalcanti até a chegada à Paróquia de Santo Antônio. A abertura ficou por conta dos bacamarteiros, que anunciaram com disparos festivos o início do desfile e convidaram moradores e visitantes a acompanhar o percurso.


No fim da tarde, o cortejo reuniu diversas manifestações culturais como os Índios Tabajaras, Maracatu Raízes do Sertão, Maracatu Águia Misteriosa, Caboclinho Tupinambá de Recife e os bacamarteiros do Batalhão 74 e Batalhão 07. Cada grupo trouxe sua identidade e força para a celebração, promovendo um encontro vibrante entre gerações. Crianças, adultos e idosos se emocionaram ao vivenciar de perto a riqueza das expressões tradicionais, em uma ação que reafirmou o poder da cultura popular como elo entre passado, presente e futuro.


O Pajé José, representante dos Índios Tabajaras – Patrimônio Vivo de Pernambuco – destacou a importância de compartilhar a história e memórias da tradição com o povoado. "Ficamos muito felizes em participar deste festival maravilhoso e em poder trazer a nossa cultura para que o pessoal daqui conheça um pouco mais dela. Isso enriquece a todos e também incentiva os próprios moradores da cidade a entender que a cultura salva vidas, que a cultura ensina. É um trabalho socioeducativo, sabe? Então, eu fico muito grato, em nome de toda a família Índios Tabajaras. Somos uma fundação desde 1975, e agora, no dia 20 de dezembro, vamos comemorar 50 anos de caminhada. É um prazer imenso poder levar nossa cultura, nossa arte, adiante”, destacou. 


Moradora de Ipojuca e emocionada com o desfile, Maria das Montanhas, de 45 anos, fez questão de expressar sua alegria com a chegada da atividade no distrito. “Foi tudo muito lindo, lindo mesmo! É a primeira vez que vejo uma apresentação assim aqui no nosso povoado de Ipojuca. Fiquei encantada, amei demais! Quem vê isso se emociona, né? Nosso povoado fica ainda mais bonito com uma ação dessas. Eu mesma tô aqui radiante, que ação linda!”, celebrou. 


Neste domingo (31), mais cortejos seguem ecoando a magia da cultura popular por toda Arcoverde. Às 16h, está previsto um encontro histórico, com o desfile dos grupos tradicionais do carnaval de Olinda, o Boi da Macuca e o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite. Encerrando a programação, às 19h, partindo da Praça da Cohab 1, os grupos Agremiação Boi Celestial, Clube Carnavalesco Misto Pavão Misterioso, Tribo Indígena Tapirapé, Caboclinho Flecha Negra da Tribo Truka, Clube Carnavalesco Misto Amantes das Flores e Urso Danadinho também ganham as ruas do município. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.


*Sobre o Festival Pernambuco Meu País* 


O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360 

Victor Lacerda | +55 81 99652-0239

http://www.cultura.pe.gov.br 

http://instagram.com/culturape 

http://facebook.com/culturape 

http://flickr.com/fundarpe 

http://youtube.com/secultpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me