segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Cortejo Brincantes de Pernambuco celebra ancestralidade e tradição encerrando a festa popular em Arcoverde


Arcoverde viveu, neste domingo (31/08), mais um dia de celebração à cultura popular com o Cortejo Brincantes de Pernambuco, encerrando a programação do Festival Pernambuco Meu País enaltecendo as raízes tradicionais pernambucanas. 


Pela manhã, a Vila de São Francisco foi tomada por cores, cânticos e tambores ao som do Afoxé Omó Inã, do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e do Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria. O afoxé, que significa “Filhos do Fogo” e reverencia à orixá Iansã, trouxe às ruas a força da tradição afro-religiosa em forma de canto e dança. Já o Raízes de Pai Adão, surgido em 1998 no histórico Sítio de Pai Adão, no Recife, reafirmou os laços entre fé e resistência, enquanto o Encanto da Alegria acrescentou ao cortejo a energia do baque virado, com sua cadência vibrante e cortejo realístico que emociona gerações.


À tarde, foi a vez da Praça Virgínia Guerra receber um encontro histórico entre dois gigantes do Carnaval pernambucano. O Boi da Macuca trouxe a irreverência e o espírito de brincadeira que há décadas encantam foliões, enquanto o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite atravessou o cortejo carregando a tradição, a crítica e a beleza plástica de um dos símbolos mais amados do Carnaval olindense.


Encerrando a programação do dia, a Praça da Cohab 1 se transformou em ponto de encontro de diferentes expressões culturais, reunindo a Agremiação Boi Celestial, o Clube Carnavalesco Misto Pavão Misterioso, a Tribo Indígena Tapirapé, o Caboclinho Flecha Negra da Tribo Truka, o Clube Carnavalesco Misto Amantes das Flores e o Urso Danadinho. Cada grupo trouxe sua identidade, da força dos caboclinhos à poesia das agremiações de boi, passando pela resistência das tribos indígenas e pela irreverência das agremiações carnavalescas. O público acompanhou de perto a pluralidade da cultura popular, em uma celebração que reafirma o poder das tradições como elo entre passado, presente e futuro.


"Hoje a gente está encerrando aqui o dia em Arcoverde. A gente teve três cortejos especiais para fechar a nossa passagem pela cidade. E hoje a gente esteve aqui saindo da sede do Samba Coco das Irmãs Lopes, que tem como matriarca a Mestre Severina Lopes, homenageada do festival em 2025. Também recebemos agremiações, tanto aqui de Arcoverde, que movimentam a cultura local, como também grandes agremiações como a Macuca e o Homem da Meia Noite. E a gente se sentiu muito abraçada aqui por Arcoverde, pelos bairros que a gente passou. Foi muito especial ver as agremiações passando e as pessoas indo para as ruas, com o brilho olhar. Muito bacana!", celebrou a coordenadora de Cultura Popular da Secult-PE, Thais Melo.


Toda a programação do Festival Pernambuco Meu País pode ser acompanhada no Instagram oficial do evento, o @festivalpernambucomeupais, e também pelo perfil da Secult-PE/Fundarpe, o @culturape. Próximo ponto de parada do evento será em Caruaru, no Agreste do Estado. 

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360 

Andréa Almeida  | +55 81 99172-3222

http://www.cultura.pe.gov.br 

http://instagram.com/culturape 

http://facebook.com/culturape 

http://flickr.com/fundarpe 

http://youtube.com/secultpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me