Existem muitas tradições para o Ano Novo, período em que se deseja as melhores coisas para o ano seguinte. São elas para o amor, destino e prosperidade. Quem aqui nunca pulou as sete ondas para começar o ano com o pé direito? Ou comeu lentilha desejando uma fortuna?
Ano Novo
Chega o ano novo e todo mundo faz alguma coisa de diferente, seja por fé, para fazer um social ou até mesmo para se sentir bem.
Com isso vem as tradições, os costumes e as histórias de Ano Novo. Você conhece todas? Não? Então aproveite para saber cada pedacinho da festa que faz do Ano Novo uma das datas mais esperadas a cada ano.
Fogueira
Em muitos lugares ao redor do mundo, fogueiras são acesas para comemorar a chegada do Ano Novo.
Celebrações relacionadas com incêndios e explosões, fogos de artifício são frequentemente indicadas para anunciar o Ano Novo.
Nunca se esqueça de olha sempre para o céu e fazer um pedido da hora dos fogos de artifício!
Comer doze uvas
Na Espanha, é costume comer doze uvas à meia-noite, na véspera do Ano Novo.
Cada uva representa um mês do ano que vem.
A doçura de cada uva determina a natureza do mês – uvas doces representam bons meses, uvas verdes representam meses difíceis.
Na sua mesa de frutas, nunca esqueça da uva. Além de gostosa, ela traz vários significados!
Champagne
Em todo o mundo, parece que a bebida mais popular na véspera de Ano Novo é champagne.
Por toda a Europa e na América a bebida é habitual, muitas vezes acompanhada por um brinde.
Na Rússia, entretanto, uma bebida mista de vodka, suco de limão e água da torneira é a mais pedida na meia-noite, chamada de "água suja", consumida para afastar a má sorte.
Por isso, na virada do ano, não esqueça de uma boa garrafa de champagne e, claro, brindar com seus familiares e amigos!
Lentilha
Segundo alguns historiadores, nesta época, nós brasileiros, nem comemorávamos a passagem do ano.
Já entre os italianos, comem lentilha no réveillon, tornou-se um hábito quase sagrado. Existe até um ditado que diz o seguinte: “lentilha no ano novo, dinheiro o ano todo”.
A lentilha já era um alimento popular na Suméria, antiga região da Mesopotâmia e na Roma Imperial. Seu cultivo data de 6.000 anos.
Apesar de rica em proteínas, fósforo, cálcio, ferro e fibras, ela não é muito consumida nem muito cultivada aqui no Brasil.
Os maiores consumidores estão na Índia, Síria, Turquia, Espanha e Chile.
Pela “ótica” de um bom gourmet - que até enlouquece quando se depara com uma lentilha do Puy, se ainda dizem que ela dá sorte.
Pão de Ano Novo
Na Grécia, um pão especial chamado "Vasilopita" é servido à meia-noite do Ano Novo. Uma moeda normalmente é assada dentro do pão. O pão é cortado precisamente à meia-noite e quem recebe a moeda, como prêmio, terá boa sorte no ano que vem.
Troca de Presentes
Não é incomum a troca de presentes na véspera do Ano Novo. Na França, eles marcam a ocasião, chamado de "reveillon", com uma festa de alimentos de luxo, como foie gras e champanhe, e às vezes presentes. Na Turquia, os presentes são trocados durante uma festa de comida tradicional turca.
Superstições
Nas Filipinas, jogar moedas à meia-noite é dito para incentivar a riqueza. No México, as várias tradições supersticiosas são observadas – inclusive pendurar bonecos em forma de ovelhas nas maçanetas, para a prosperidade.
O beijo
É muito comum as pessoas se beijarem à meia-noite do Ano Novo. Isso pode ser um gesto romântico, mas é também um sinal de saudação de Ano Novo, bem como uns aos outros, e desejando a pessoa que se está beijando um ano feliz, saudável e de sorte. Também pode significar que deseja ao seu parceiro um ano cheio de afeto e de boas relações com as pessoas.
BOAS FESTAS
Use belas palavras para desejar o melhor a quem você ama
Pular as 7 ondas
Esse costume remete às tradições africanas, trazidas pelos escravos. O ritual homenageia Iemanjá, dona das águas salgadas. Sete é um número cabalístico, representado por Exu, filho de Iemanjá. Os sete pulos servem para que os caminhos sejam abertos. Segundo a tradição, na certeza de garantir a futura sorte, jamais dê as costas para o mar após a homenagem.
Selecionar cor das roupas
Prosperidade, riqueza, amor, paixão, felicidade, saúde, harmonia, esperança e paz. Amarelo, dourado, vermelho, rosa, laranja, verde, azul ou branco. Não importa a cor, cada uma delas traz um significado.
Nas Filipinas, vestem roupas com círculos, como bolinhas. Na Venezuela, as pessoas procuram o amor no Ano Novo usando calcinha vermelha. No Equador, cueca amarela é dito para trazer positividade para o Ano Novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário