A Feira Literária do Sertão (Felis) começou na quinta-feira (24) com uma programação completa e variada para aquelas pessoas que amam as mais vertentes e nichos da cultura e da arte. Entre as ações programadas na Felis teve o lançamentos de livros e CDs.
No sábado (26) o cantor e compositor Kleber Araújo lançou o seu mais novo CD - "Cantigas do Poeta", onde interpretou composições do poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor Antônio Francisco.
O CD Cantigas do Poeta foi todo produzido em Arcoverde, com arranjos dos maestros Sérgio Coringa (Arcoverde) e Ananias Júnior (Garanhuns). A homenagem a Antônio Francisco em 2019 é pela passagem dos seus 70 anos. "Achei que esse era o momento ideal para gravar o disco e prestar essa justa homenagem a ele" celebrou Kleber Araújo.
Antônio Francisco esteve no sábado na Felis e participou do show de lançamento do CD, onde declamou dois novos poemas. Outros poetas e poetisas de Arcoverde e Pesqueira - Andreza Kamylla, Maíra Tenório, Moisés Avelino, Diosman Avelino, Maria das Montanhas e Tayná França - também participaram com saudações poéticas de autoria de Antônio Francisco. Na sequência teve o show do poeta Neudo Oliveira, que também interpreta poesias de Antônio Francisco no seu repertório.
Sobre Antônio Francisco - Antônio Francisco Teixeira de Melo nasceu em Mossoró (RN) em 21 de outubro de 1949. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor, ainda confecciona placas.
Antônio Francisco só começou sua carreira nas letras e na arte aos 46 anos. Antes, ele viajava Brasil
afora pedalando a sua bicicleta. (Foto: reprodução/Facebook Poeta Antônio Francisco).
Antônio começou sua carreira literária aos 46 anos. Não começou antes porque era dedicado ao ciclismo, fazendo muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste. Muitos dos seus poemas já são objeto de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros.
Em maio de 2006 o poeta tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, ele já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade dos seus versos. Antônio também é membro da Academia de Letras do Rio Grande do Norte.
Imagem: Divulgação/Felis/Kleber Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário