sexta-feira, 17 de maio de 2019

GARANHUNS, GOIANA E ARCOVERDE RECEBEM PROJETO ITINERANTE DA DPU EM 2019



O projeto DPU para Todos selecionou três subseções da Justiça Federal para receber atendimento jurídico gratuito de defensores e servidores do órgão. O objetivo é facilitar o ajuizamento e acompanhamento das ações judiciais ao longo do ano. 

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife levará o projeto DPU Para Todos para três municípios de Pernambuco em 2019: Garanhuns, Goiana e Arcoverde. As cidades foram selecionadas por serem sedes de subseções da Justiça Federal. O diferencial do projeto nessa edição é o ajuizamento e acompanhamento das ações ao longo de todo o ano.

O DPU Para Todos é um projeto que leva educação em Direito e atendimento jurídico para cidades que não têm a presença da Defensoria Pública da União, mas que têm demandas cotidianas de defesa judicial das suas populações mais vulneráveis. Esse ano, a Defensoria conta com a parceria das Prefeituras e das subseções da Justiça Federal dos municípios selecionados.

A ideia é fazer a atuação do projeto em três fases. Na primeira, de maio a julho, ocorrerá o atendimento e o ajuizamento de ações perante as respectivas subseções judiciárias. Nessa etapa, cada cidade receberá o itinerante durante duas semanas, com espaço de tempo entre elas. Garanhuns de 20 a 24 de maio e de 10 a 14 de junho, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), localizada na Avenida Caruaru, em Heliópolis. Goiana de 27 a 31 de maio e de 17 a 21 de junho, no SESC Goiana, localizado na Rua do Arame, Centro. E Arcoverde de 3 a 7 de junho e de 1 a 5 de julho, no anexo da Prefeitura municipal, localizado no Centro.

A segunda fase, três meses após a primeira, será a realização de audiências em regime de mutirão, interposição de recursos, contrarrazões e arquivamentos, além de atendimentos ao público. As datas previstas para essa etapa são Garanhuns de 30 de setembro a 04 de outubro, Goiana de 7 a 11 de outubro e Arcoverde de 14 a 18 de outubro.


Na terceira e última fase, um mês depois da segunda, ocorrerá novo acompanhamento processual com recebimento de sentenças, recursos, contrarrazões, arquivamentos e atendimento dos assistidos. Essa etapa ocorrerá no mês de novembro, sendo Garanhuns de 04 a 08, Goiana de 11 a 14 e Arcoverde de 18 a 21.

Uma outra novidade para esse ano é a articulação de prática jurídica com as faculdades de Direito dos municípios, considerando que os atendimentos seguirão todos os trâmites processuais da Justiça Federal. “Tivemos um contato com a AESGA, Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, em edições passadas que foi um sucesso. Vamos tentar ampliar essa ideia para as outras cidades”, finalizou o defensor público chefe da DPU no Recife, Guilherme Ataíde Jordão. O atendimento da DPU é voltado para pessoas com renda familiar de até dois mil reais.

DPU Para Todos 

O objetivo do projeto DPU Para Todos é proporcionar o acesso à justiça, difusão de informações e conscientização de direitos para as populações em situação de vulnerabilidade que residem em localidade distante das unidades da DPU. Com essa ação proativa, a Defensoria vai conseguir ampliar sua atuação, vai poder direcionar políticas institucionais para a população abaixo da linha da miséria, além de poder estar presente na maioria das cidades com varas do Judiciário Federal em Pernambuco.

Como exemplos de resultados pretendidos com essas ações estão a difusão e conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico à população alvo que resida em localidade distante ou de difícil acesso; a conscientização de direitos ao público alvo e ampliação de conhecimento acerca da atuação da Defensoria Pública da União, direta ou indiretamente, através da capacitação de agentes comunitários, professores ou outros integrantes da sociedade civil que atuem como multiplicadores de informação junto à população hipossuficiente; e o levantamento de necessidades jurídicas prioritárias das comunidades atendidas para uma possível realização de ações mais específicas posteriormente.

Serviço:

DPU Para Todos (primeiras semanas de atendimento jurídico gratuito)

Garanhuns

Período: de 20 a 24 de maio de 2019

Atendimento ao público: de 21 a 23 de maio, das 8h às 17h, Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), localizada na Avenida Caruaru, s/n, Heliópolis, Garanhuns.

Goiana

Período: de 27 a 31 de maio de 2019

Atendimento ao público: de 28 a 30 de maio, das 8h às 17h, no SESC Goiana, localizado na Rua do Arame, Centro, Goiana.

Arcoverde

Período: de 03 a 07 de junho de 2019

Atendimento ao público: de 04 a 06 de junho, das 8h às 17h, no anexo da Prefeitura municipal, localizado na Rua Capitão Arlindo Pachêco de Albuquerque, n° 88, Centro, Arcoverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me