domingo, 4 de dezembro de 2011

POPULARES E FAMILIARES SE AGLOMERAM EM FRENDE AO LOCAL DO VELÓRIO





DEZENAS DE COROAS DE FLORES PARA HOMENAGEAR OS MORTOS


SECRETARIA DE SAÚDE DE BUÍQUE IMPROVISA LOCAL PARA ATENDER FAMILIARES DAS VÍTIMAS


CAMINHÕES TRAZEM PESSOAS DE VÁRIAS REGIÕES DO MUNICÍPIO



Segundo informações, os primeiros corpos deverão chegar por volta das 18h em Buíque. Enquanto isso, as pessoas, esperam em meio aos prantos. V´raias autoridades do Município já chegam ao local, entre eles o prefeito Jonas Camelo e o Ex-Prefeito Arquimedes Valença.

Corpos das vítimas da tragédia da BR-116 chegam de avião a Caruaru

Chegam a Caruaru por volta das 16h deste domingo (04/12) os primeiros 14 corpos das vítimas do acidente na BR-116, em Vitória da Conquista, na Bahia. Aviões disponibilizados pelo Governo do Estado fazem o transporte dos corpos, que foram liberados graças ao trabalho de equipes da SDS e do IML, deslocados para a região por determinação do governador Eduardo Campos.

“É uma tragédia muito grave e é com muita dor que temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para minorar o sofrimento das vítimas e suas famílias”, declarou o governador Eduardo Campos.

Os secretários de Saúde, Antônio Figueira, da Casa Militar, Mário Cavalcanti, e o Secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foram deslocados para a Bahia para tomar as providências necessárias. Já Wilson Damázio (Defesa Social) e Tadeu Alencar (Casa Civil), marcam presença em Buíque cuidando da assistência às famílias.

Trazidos de avião para Caruaru, os corpos das vítimas seguirão em caminhões refrigerados do IML, com destino a Buíque, onde já se encontra uma outra equipe do IML de Recife aguardando os corpos, com o objetivo de liberar para os seus respectivos familiares. Policiais Militares de Buíque também estão envolvidos na operação.
EM MEIO A TRISTEZA E A ESPERA PELOS CORPOS DOS SEUS ENTES QUERIDOS, POPULAÇÃO COMEÇA A CHEGAR AO CLUBE MUNICIPAL DE BUÍQUE





FUNCIONÁRIOS MUNICI

PAIS, POLÍCIA MILITAR E AGENTES FUNERÁRIOS, JÁ TRABALHAM NA ORGANIZAÇÃO DO LOCAL DO VELÓRIO COLETIVO





Acabamos de chegar do clube Municipal, onde serão velados a grande parte dos corpos das vítimas da tragedia ocorrida no Estado da Bahia, com cortadores de cana. Ainda não chegou nenhum corpo, mais a emoção já toma conta de todos que por lá já aguardam.
Cerca de 21 corpos deverão chegar daqui a pouco por volta do meio dia, serão desembarcado no aeroporto de Caruaru, de lá deverão seguir em comboio até os Municípios de Buíque e Pedra. Já o corpo de um dos motoristas, está sendo transportado pela própria família.

Cena desoladora no local do acidente na BR 116 (Fotos Repórter Tatu)

Na manhã de domingo (4) o paciente Valdison Monteiro de Santana, foi o primeiro em estado grave, do acidente com um grupo de 45 cortadores-de-cana, [ocorrido na madrugada de sábado, 3, na BR 116], a ser transferido em uma UTI aérea para o estado de Pernambuco. Para que a ambulância UTI Móvel que trouxe o paciente do Hospital Prado Valadares para o aeroporto Vicente Grillo, tivesse acesso ao local onde se encontrava a aeronave, foi necessário que o cadeado do portão de acesso de veículos à área interna do aeroporto, fosse quebrado. No local, não foi encontrado nenhum preposto da Prefeitura de Jequié, que disponibilizasse a chave do equipamento. A quebra do cadeado e a remoção do paciente, foi acompanhada pelo secretário da Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, que desembarcou no local na mesma manhã, acompanhado pelo Coronel PM Márcio Cavalcante, Chefe da Casa Militar, de Alexandre Secretário Executivo de Defesa Civil e da assistente social Carmem Sandra, todos integrantes do governo do estado de Pernambuco.
Pista da BR 116 ficou interditada por oito horas
O Secretário de Saúde Antonio Figueira, revelou ao Jequié Repórter, que três outros pacientes considerados em estado de maior gravidade, também serão removidos no decorrer do dia de domingo para Pernambuco. Sete pacientes ainda permanecerão no Hospital Prado Valadares, retornando para suas cidades de origem na medida em que forem recebendo altas médicas. Nove corpos necropsiados no IML de Jequié estão sendo transferidos para Vitória da Conquista, onde se juntarão a outros 21 cadáveres, que serão transladados de avião para Pernambuco. O corpo do motorista do ônibus, será recebido pela própria família, que fez opção por levá-lo de carro para sua cidade.

Eduardo Campos envia equipe para acompanhar trabalhos na Bahia


Por determinação do governador Eduardo Campos, os secretários de Saúde e da Casa Militar viajam daqui a pouco para a Bahia. Antônio Figueira e o Cel. Mário Cavalcanti vão acompanhar os trabalhos em torno do acidente ocorrido hoje no Km 583 da BR-116 e que vitimou mais de 30 pernambucanos que estavam a bordo de um ônibus.

O governador também determinou o envio de equipes de assistentes sociais, bombeiros e de um caminhão refrigerado do IML para realizar o transporte dos corpos. “O Governo de Pernambuco não medirá esforços para prestar toda a assistência necessária às vítimas e às suas famílias neste momento difícil”, disse Eduardo, que telefonou para o colega baiano, Jaques Wagner, a fim de pedir todo o apoio necessário às equipes de trabalho e às famílias das vítimas.

Segundo informações, o ônibus trazia cortadores de cana-de-açúcar do Mato Grosso do Sul para a cidade de Buíque, no Agreste Meridional, quando se envolveu em um acidente com um caminhão. Eduardo Campos retorna neste momento de Brasília, onde participou do Congresso Nacional do PSB que o reconduziu à presidência do partido, para coordenar as ações trabalhos do Recife.

Ônibus em que os trabalhadores pernambucanos retornavam para casa ficou totalmente destruído (Foto Zenilton Meira)

Além de José de Anchieta da Silva, 33 anos, um dos dois motoristas do ônibus que se envolveu em um acidente com outros dois veículos, na altura do quilômetro 583 da BR-116, entre os municípios de Brejões e Milagres, também foram identificados como vítimas os cortadores de cana-de-açúcar, José Kerle Andrade Monteiro, 21 anos, Damião da Silva Pereira, que teve morte cerebral, e José Cláudio Cavalcanti da Silva, que foi internado em estado grave. O Inspetor-Chefe da Delegacia 10/3, da Polícia Rodoviária Federal-PRF, Amando Borges Júnior, disse que está sendo feito um levantamento do número de vítimas fatais, constando oficialmente em seu relatório, 10 corpos que foram trazidos para o IML de Jequié e outros 21, que foram transferidos para o IML de Vitória da Conquista. Extraoficialmente o número total de mortes é de 34 pessoas. Foi confirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buíque, cidade do Sertão de Pernambuco, que o ônibus fretado trazia trabalhadores do estado de Mato Grosso do Sul para aquela cidade. Pelo menos 16 vítimas são da região. A entidade sindical confirmou também, que os trabalhadores retornavam de Mato Grosso do Sul para sua cidade natal, Buíque.
A direção do Hospital Geral Prado Valadares, de Jequié, divulgou nota informando que 15 vítimas do acidente foram atendidas na Emergência do hospital, sendo que uma dessas vítimas já chegou sem sinais vitais e outra foi a óbito às 7h10 da manhã e três estão assistidas em ventilação mecânica. Pessoas feridas também foram internadas no Hospital Municipal de Jaguaquara. A Secretaria de Saúde de Buíque está articulando ônibus para transportar os corpos das vítimas pernambucanas até as suas cidades de origem. O trecho da BR-116, ficou interditado, nos dois sentidos, de 1h até as 8h da manhã de sábado.

O acidente – O ônibus que trazia o grupo de cortadores de cana-de açúcar, colidiu com uma carreta Scânia carregada de pó de gesso e um caminhão com mercadorias diversas. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta alegou ter perdido o controle da veículo colidindo de frente com o ônibus, que atingiu o caminhão. A causa teria sido uma ultrapassagem irregular, mas a polícia ainda não sabe de qual dos veículos. O motorista da carreta alega que a baixa visibilidade em decorrência da forte neblina o levou a perder o controle do carro. Ele permanece detido e as causas do acidente estão sendo investigadas.


Já saiu o nome de de algumas pessoas que morreram na tragedia

Lista de algumas pessoas que morreram na tragedia

ERINALDO PEREIRA DE MELO
SIMÃO BESERRA DA SILVA
PAULO MONTEIRO
EDSON FRAZÃO MONTEIRO
SAULO SERAFIM MONTEIRO
JOSÉ ERINALDO MELO
KERLLE ANDRADE MONTEIRO



A matéria que segue a baixo, tem imagens muito forte, mais é a realidade, lamentamos pelos amigos que foram vítimas dessa tragédia e pedimos a DEUS ( Grande Arquiteto do Universo) que acalme os corações dos familiares e de toda a nossa gente. Vamos ter muita fé e esperança no dia de amanhã.

PLANTÃO URGENTE


Corpos mutilados e envolvidos em pó de giz chegaram amontoados em veículos em empresa funerária no IML de Jequié (Foto Welligton Ferreira)


Na primeira hora da madrugada deste sábado (3) um ônibus transportando cortadores de cana-de-açúcar, procedente do estado de São Paulo com destino a Pernambuco, teria se envolvido num acidente com uma carreta Scania carregada de sacos com pó de gesso, de Criciúma-SC, placa MCG-0080 e um caminhão baú, de placa LOM-5769, licença de Porto Alegre-RS, carregado de mercadorias diversas , que foram saqueadas por populares. O acidente ocorreu na BR 116, na chamada Serra Km 100 (município de Brejões), causando as mortes no local de 31 pessoas, duas outras morreram no hospital de Jequié. A maioria das vítimas é da cidade de Buíque-PE. Eles estavam retornando para suas casas para passarem o Natal com as famílias. Muitos brinquedos de crianças foram encontrados dentro do ônibus da Viação TCB Turismo, de placa AFM 0946 licença de Santo André-SP. Os feridos, alguns em estado grave, foram trazidos para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié e o Hospital Municipal de Jaguaquara, em veículos da Via Bahia e do Samu. Os mortos foram levados para o IML de Jequié em veículo da Via Bahia e três carros de uma empresa funerária. Onze corpos permaneceram no IML de Jequié e os demais foram distribuídos para as cidades de Vitória da Conquista e Guanambí, em razão da falta de estrutura do setor em Jequié para efetuar os procedimentos da medicina legal em número tão elevado de cadáveres. Viajavam no ônibus mais de 45 passageiros. A identificação das vítimas vem sendo feita através do recolhimento de documentos, trabalho que vem encontrando dificuldade diante da situação em que se encontram os corpos. A única identificação feita até o momento é do segundo motorista do ônibus, José Anchieta da Silva, de 33 anos. Ele não estava dirigindo no momento do acidente. A hipótese levantada pela Polícia é de que o acidente foi causado pelo motorista da carreta ao forçar uma ultrapassagem. O motorista que ficou ileso, disse que perdeu o controle de direção do veículo em face da forte neblina que se verificava na região. O motorista [identificação não revelada] foi detido pela PRF e será será submetido a exames toxicológicos. O acidente está sendo apontado pela PRF como a maior tragédia dos últimos 30 anos na região. Informações levantadas pelo Repórter Tatu e Welligton Ferreira, da 93 FM.

Equipe do IML de Jequié na recepção aos corpos da vítimas (Foto Welligton Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me