quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Começa nesta sexta o 6º Festival Lula Calixto promove Arcoverde como Cidade da Música‏




Com uma programação que promete ocupar dias e noites, o 6º Festival Lula Calixto vai transformar Arcoverde na Cidade da Música em pleno Sertão do Moxotó pernambucano. De 9 a 11 de dezembro, haverá palestras, workshops, feira musical e apresentações com artistas convidados de Pernambuco e outros estados. O Festival é realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, e conta com o patrocínio da Funarte / Ministério da Cultura, através do Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música.


A proposta desta edição é que a música ultrapasse os limites dos palcos e ganhe as ruas. Mais de 30 atrações irão se apresentar nos dois palcos localizados no Alto do Cruzeiro e em frente à sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. As atrações principais do Festival são o grupo anfitrião, que comemora seu 19º aniversário e recebe Maciel Salú, Aurinha do Coco, Jorge Riba e Passarinhos do Cerrado (GO). Entre os convidados, tem muita música arcoverdense, com destaque para o Coco das Irmãs Lopes - uma das famílias pioneiras do Coco de Trupé -, Cacau de Arcoverde e Tonino de Arcoverde.

Além dos palcos, outros seis grupos seguirão em cortejos pelas ruas da cidade, o que deve trazer um clima carnavalesco ao evento. Entre os grupos, estão a animação contagiante do Boi da Macuca, os tão diversos Maracatus Piaba de Ouro e Porto Rico, a brincadeira dos Caretas de Triunfo e a arcoverdense Banda de Pífano Santa Luzia. Dois grupos irão se apresentar por noite, a partir das 21h.

Durante o dia, a pedida é participar dos workshops e palestras que vão acontecer na sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. O objetivo da introdução de atividades de formação no Festival é provocar práticas e reflexões sobre o mercado da música e o universo da cultura popular. Os temas abordados vão de Coco de Trupé a inclusão digital e musical na internet, de Cavalo Marinho a questões sobre Direitos Autorais. Os conteúdos escolhidos para as atividades são introdutórios e contam com carga horária de 2 h/aulas.

A outra inovação desta edição é a realização da primeira Feira da Música de Arcoverde, montada durante todas as tardes do Festival na rua do palco principal, no Alto do Cruzeiro. A ideia da Feira é oferecer oportunidade para músicos e grupos independentes darem visibilidade ao seu trabalho e comercializarem seus produtos. A estrutura montada dará suporte para os artistas exporem CDs, material de divulgação do seu trabalho autoral, mas também a história da música popular nordestina.

A expectativa de público que irá circular no bairro Alto do Cruzeiro durante o evento é de aproximadamente dez mil pessoas. Mas, quem não puder estar presente, poderá acompanhar a cobertura completa do 6º Festival Lula Calixto através do blog www.festivallulacalixto.blogspot.com.

ORIGENS

Lula Calixto foi o mestre do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, brincadeira fundada em 15 de agosto de 1992, que nasceu da história de afeto entre as famílias Gomes e Calixto, unidas em torno do Coco de Trupé. Para essas famílias, o Coco não é apenas uma batida de pandeiro ou uma dança, é a representação da aliança, de um modo de vida. Ferrenho defensor da cultura popular sertaneja, o mestre ganhou o respeito e o carinho de artistas e grupos em todo o Brasil.

Em 1999, Lula Calixto faleceu aos 57 anos. Desde então, todo mês de novembro, a família vem recebendo amigos para comemorar o aniversário do mestre, mantendo viva sua lembrança, tocando e dançando Coco de Trupé. O que começou como uma reunião de amigos foi crescendo até a criação do Festival Lula Calixto, em 2005. A primeira edição aconteceu sem patrocínio, na rua mesmo, e contou com a participação do Samba de Coco Raízes, Rabecado, Aurinha do Coco, Maracatu Nação Porto Rico, Afoxé Oyá Alaxé, Coco das Irmãs Lopes, entre outros artistas e grupos.

PROGRAMAÇÃO



09 DEZEMBRO [SEXTA-FEIRA]

PALCO ALTO DO CRUZEIRO

20h Abertura Oficial
Coco Raízes de Arcoverde

21h A Cocada
Olinda

22h Rabecado
Recife

23h Adryana BB
Recife

00h Aurinha do Coco
Olinda

PALCO APOIO

21h Tenório e Baião de Viola
Arcoverde

22h Coco das Irmãs Lopes
Arcoverde

23h Cacau de Arcoverde
Arcoverde

00h Noel Lira
Arcoverde

PROGRAMAÇÃO ITINERANTE

21h Maracatu Batuque do Sertão e Boi da Macuca
Garanhuns



10 DEZEMBRO [SÁBADO]

PALCO ALTO DO CRUZEIRO

19h Coco de Toré Pandeiro do Mestre
Olinda

20h Afoxé Oyá Alaxé
Recife

21h Quarteto Olinda
Olinda

22h Salsamérica
Olinda

23h Maciel Salu
Olinda

00h Coco Raízes de Arcoverde participação especial de Biu Neguinho e Severina Lopes

PALCO APOIO

19h Balão Popular
Arcoverde

20h Reizado das Caraíbas
Caraíbas

21h Folclore Verde Castainho
Garanhuns

22h Coco Aliança
Arcoverde

PROGRAMAÇÃO ITINERANTE

21h Maracatu Piaba de Ouro
Olinda e Banda de Pífano Sana Luzia
Arcoverde



11 DEZEMBRO [DOMINGO]

PALCO ALTO DO CRUZEIRO

19h Trupé dos Mestres
Arcoverde

20h Mazuca da Quixaba
Recife

21h Tonino de Arcoverde
Arcoverde

22h Adiel Luna
Recife

23h Passarinhos do Cerrado
Goiás

00h Jorge Riba
Olinda

PALCO APOIO

18h Grupo Nossa Marca
Pesqueira

19h Larissa Góis e Mutreta
Arcoverde

20h Cordas e Percussões

21h Maracatu Baque Mulher
Recife

22h Zé do Pife e as Juvelinas
Brasília-DF

23h Sementes de Vulcão
Recife

PROGRAMAÇÃO ITINERANTE

22h Maracatu Nação Porto Rico
Recife e Os Caretas de Triunfo
Triunfo


Programação Palestras - Workshops

Dia 09 – Sexta

10 às 12h - Palestra
Workshop de Percussão

14 às 16h - Palestra
Workshop de Coco de Trupé



Dia 10 – Sábado

10 às 12h - Palestra: Sustentabilidade da Música na Cultura Popular

14 às 16h - Palestra: Sobre Direitos Autorais na Música



Dia 11 - Domingo

10 às 12h - Palestra
Workshop de Cavalo de Marinho

14 às 16h - Palestra: Sobre inclusão digital e musical na rede



SERVIÇO

Festival Lula Calixto

Data: 9 a 11 de dezembro de 2011

Local: Alto do Cruzeiro – Arcoverde – PE

www.festivallulacalixto.blogspot.com

Contato: Eva Duarte

Fone: [81] 9173.8073 e 8536.0260
Postado: Jornal Portal do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me