Com uma programação que promete ocupar dias e noites, o 6º Festival Lula Calixto vai transformar Arcoverde na Cidade da Música em pleno Sertão do Moxotó pernambucano. De 9 a 11 de dezembro, haverá palestras, workshops, feira musical e apresentações com artistas convidados de Pernambuco e outros estados. O Festival é realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, e conta com o patrocínio da Funarte / Ministério da Cultura, através do Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música.
A proposta desta edição é que a música ultrapasse os limites dos palcos e ganhe as ruas. Mais de 30 atrações irão se apresentar nos dois palcos localizados no Alto do Cruzeiro e em frente à sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. As atrações principais do Festival são o grupo anfitrião, que comemora seu 19º aniversário e recebe Maciel Salú, Aurinha do Coco, Jorge Riba e Passarinhos do Cerrado (GO). Entre os convidados, tem muita música arcoverdense, com destaque para o Coco das Irmãs Lopes - uma das famílias pioneiras do Coco de Trupé -, Cacau de Arcoverde e Tonino de Arcoverde.
Além dos palcos, outros seis grupos seguirão em cortejos pelas ruas da cidade, o que deve trazer um clima carnavalesco ao evento. Entre os grupos, estão a animação contagiante do Boi da Macuca, os tão diversos Maracatus Piaba de Ouro e Porto Rico, a brincadeira dos Caretas de Triunfo e a arcoverdense Banda de Pífano Santa Luzia. Dois grupos irão se apresentar por noite, a partir das 21h.
Durante o dia, a pedida é participar dos workshops e palestras que vão acontecer na sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. O objetivo da introdução de atividades de formação no Festival é provocar práticas e reflexões sobre o mercado da música e o universo da cultura popular. Os temas abordados vão de Coco de Trupé a inclusão digital e musical na internet, de Cavalo Marinho a questões sobre Direitos Autorais. Os conteúdos escolhidos para as atividades são introdutórios e contam com carga horária de 2 h/aulas.
A outra inovação desta edição é a realização da primeira Feira da Música de Arcoverde, montada durante todas as tardes do Festival na rua do palco principal, no Alto do Cruzeiro. A ideia da Feira é oferecer oportunidade para músicos e grupos independentes darem visibilidade ao seu trabalho e comercializarem seus produtos. A estrutura montada dará suporte para os artistas exporem CDs, material de divulgação do seu trabalho autoral, mas também a história da música popular nordestina.
A expectativa de público que irá circular no bairro Alto do Cruzeiro durante o evento é de aproximadamente dez mil pessoas. Mas, quem não puder estar presente, poderá acompanhar a cobertura completa do 6º Festival Lula Calixto através do blog www.festivallulacalixto.blogspot.com.
ORIGENS
Lula Calixto foi o mestre do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, brincadeira fundada em 15 de agosto de 1992, que nasceu da história de afeto entre as famílias Gomes e Calixto, unidas em torno do Coco de Trupé. Para essas famílias, o Coco não é apenas uma batida de pandeiro ou uma dança, é a representação da aliança, de um modo de vida. Ferrenho defensor da cultura popular sertaneja, o mestre ganhou o respeito e o carinho de artistas e grupos em todo o Brasil.
Em 1999, Lula Calixto faleceu aos 57 anos. Desde então, todo mês de novembro, a família vem recebendo amigos para comemorar o aniversário do mestre, mantendo viva sua lembrança, tocando e dançando Coco de Trupé. O que começou como uma reunião de amigos foi crescendo até a criação do Festival Lula Calixto, em 2005. A primeira edição aconteceu sem patrocínio, na rua mesmo, e contou com a participação do Samba de Coco Raízes, Rabecado, Aurinha do Coco, Maracatu Nação Porto Rico, Afoxé Oyá Alaxé, Coco das Irmãs Lopes, entre outros artistas e grupos.
PROGRAMAÇÃO
09 DEZEMBRO [SEXTA-FEIRA]
PALCO ALTO DO CRUZEIRO
20h Abertura Oficial
Coco Raízes de Arcoverde
21h A Cocada
Olinda
22h Rabecado
Recife
23h Adryana BB
Recife
00h Aurinha do Coco
Olinda
PALCO APOIO
21h Tenório e Baião de Viola
Arcoverde
22h Coco das Irmãs Lopes
Arcoverde
23h Cacau de Arcoverde
Arcoverde
00h Noel Lira
Arcoverde
PROGRAMAÇÃO ITINERANTE
21h Maracatu Batuque do Sertão e Boi da Macuca
Garanhuns
10 DEZEMBRO [SÁBADO]
PALCO ALTO DO CRUZEIRO
19h Coco de Toré Pandeiro do Mestre
Olinda
20h Afoxé Oyá Alaxé
Recife
21h Quarteto Olinda
Olinda
22h Salsamérica
Olinda
23h Maciel Salu
Olinda
00h Coco Raízes de Arcoverde participação especial de Biu Neguinho e Severina Lopes
PALCO APOIO
19h Balão Popular
Arcoverde
20h Reizado das Caraíbas
Caraíbas
21h Folclore Verde Castainho
Garanhuns
22h Coco Aliança
Arcoverde
PROGRAMAÇÃO ITINERANTE
21h Maracatu Piaba de Ouro
Olinda e Banda de Pífano Sana Luzia
Arcoverde
11 DEZEMBRO [DOMINGO]
PALCO ALTO DO CRUZEIRO
19h Trupé dos Mestres
Arcoverde
20h Mazuca da Quixaba
Recife
21h Tonino de Arcoverde
Arcoverde
22h Adiel Luna
Recife
23h Passarinhos do Cerrado
Goiás
00h Jorge Riba
Olinda
PALCO APOIO
18h Grupo Nossa Marca
Pesqueira
19h Larissa Góis e Mutreta
Arcoverde
20h Cordas e Percussões
21h Maracatu Baque Mulher
Recife
22h Zé do Pife e as Juvelinas
Brasília-DF
23h Sementes de Vulcão
Recife
PROGRAMAÇÃO ITINERANTE
22h Maracatu Nação Porto Rico
Recife e Os Caretas de Triunfo
Triunfo
Programação Palestras - Workshops
Dia 09 – Sexta
10 às 12h - Palestra
Workshop de Percussão
14 às 16h - Palestra
Workshop de Coco de Trupé
Dia 10 – Sábado
10 às 12h - Palestra: Sustentabilidade da Música na Cultura Popular
14 às 16h - Palestra: Sobre Direitos Autorais na Música
Dia 11 - Domingo
10 às 12h - Palestra
Workshop de Cavalo de Marinho
14 às 16h - Palestra: Sobre inclusão digital e musical na rede
SERVIÇO
Festival Lula Calixto
Data: 9 a 11 de dezembro de 2011
Local: Alto do Cruzeiro – Arcoverde – PE
www.festivallulacalixto.blogspot.com
Contato: Eva Duarte
Fone: [81] 9173.8073 e 8536.0260
Postado: Jornal Portal do Sertão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário