sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ARCOVERDE: PACOTE DE OBRAS MIRA MODERNIZAÇÃO E PREVÊ PARQUE VERDE, REVITALIZAÇÃO DO CRUZEIRO NOVO, RELOCAÇÃO DO CAMELÓDROMO E ASFALTAMENTO DO ENTORNO DO ALTO DO CRUZEIRO


Na manhã/tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Arcoverde lançou, no auditório da Aesa, o Programa “Arcoverde de Portas Abertas para o Futuro”. O programa é o maior pacote de obras e ações estruturadoras da história da cidade - englobando em torno de 73 obras que serão implementadas no município, abrangendo parques, calçamentos de ruas, pavimentação, saneamento, plantio da árvores, reforma de logradouros históricos, instalação de ciclofaixas, melhoria de acessos a bairros e melhor utilização e adequação operacional da Usina de Asfalto. “Nossa preocupação é valorizar cada centavo investido, transformar Arcoverde numa cidade melhor e cuidando mais ainda de chegar com empenho às periferias, tratando do social, fazendo um novo modelo de gestão”, destacou o prefeito Wellington Maciel. Os projetos, alguns já em andamento são da ordem de R$ 25 milhões; sendo 90% deste montante recursos próprios do município. Na fala de Juliana Aguiar, secretária de Cultura, ficou o destaque para o aditivo e emenda de R$ 100 mil(do deputado Waldemar Borges) que servirá para a reforma definitiva do Cine Rio Branco, cuja as obras devem recomeçar na próxima segunda-feira(13.09).

Um dos destaques é o Parque Verde, área de convivência urbana de 780 metros, que terá bancos, pista de caminhada e canteiros com plantas do meio agreste. Outra ação de impacto será a relocação do camelódromo(conhecida como Feira do Paraguai) que ora funciona no entorno do Cecora. A idéia é relocar as pessoas que alí atuam para parte lateral da Praça Virgínia Guerra, o novo espaço contará com lanchonete, banheiros e área de lazer. Toda essa parte dos projetos foram apresentados em animação gráfica pela arquiteta Laryssa Cândido(filha de Arnaldo Ténório e neta de Enaldo Cândido do Jornal de Arcoverde) e também pelos colegas arquitetos Gustavo Farias e Marília Caroline Roque.

Com a retirada do Camelódromo, Arcoverde ganhará, especialmente nos finais de semana, mais uma área requalificada onde as famílias poderão trazer seus filhos para passear. Também chama atenção o projeto que prevê a revitalização do Cruzeiro Novo, com construção de lanchonetes, banheiros e um mirante para que as pessoas possam contemplar com segurança o nascer e o pôr-do-sol. O Alto do Cruzeiro, point de turistas durante o São João, também será revitalizado contando ainda com o asfaltamento do entorno - obra que também vai facilitar também o acesso das ambulâncias vindas de outras cidades.

Os pontilhões(bem como a ponte que dá acesso ao Beco do Buíque - vindo da Av. Capitão Arlindo Pacheco), que cortam boa parte do Riacho do Mel, serão reformados e ganharão calçadas com piso tátil. Os pontilhões localizados nas avenidas perimetrais, no bairro do São Miguel, também serão agraciados com benfeitorias similares.

Também está previsto a implantação de um pórtico na entrada principal da cidade(na BR-232) que remete ao arco e flexa(lembrando Muirá-Ubi) e a estrada de ferro que cortava a cidade. No entanto, a definição do tema do pórtico ainda passará por consulta popular por meio da Internet. Embora seja da alçada de órgãos federais, também foi anunciada que a gestão municipal pretende dar andamento a reforma(observando os aspctos históricos e arquitetônicos) da Antiga Estação Ferroviária, implantando inclusive no local um anfi-teatro e revitalizando o canteiro final da Av. Zeferino Galvão.




Fonte: murie moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me