Danado de Bom foi vencedor em quatro categorias do Cine PE 2016
Fonte: Diario de Pernambuco
João Silva é o autor de sucessos como Pagode russo, Nem se despediu de mim e Danado de bom. Foto:Inquietude e Mariola Filmes/Divulgação |
Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se
Durante a jornada, João Silva relembra sua infância de menino andarilho e semianalfabeto até se tornar compositor de sucessos nacionais como Pagode russo, Nem se despediu de mim e Danado de bom, passando a ser um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. Falecido em 2013, Mestre João compôs mais de 3 mil músicas e recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco no ano do centenário do Rei do Baião, 2012.
Em Pernambuco, a obra tem pré-estreias marcadas para os dias 22 a 25 de junho, no recém-reformado Cine Rio Branco, em Arcoverde; 22 de junho no Sesc Caruaru e 4 de julho no Sesc Petrolina. Em São Paulo, o longa terá duas pré-estreias no dias 24 e 25 de junho, no Centro de Tradições Nordestinas, no Espaço Cabra Mix. A partir de 29 de junho, Danado de bom ganha o Brasil e passa a ser exibido em diversas salas de cinema das capitais Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, São Luiz, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.
Danado de bom também será lançado em circuito não comercial em outras cidades, em parceria com cineclubes, universidades, escolas, centros culturais e outros espaços. O documentário está disponível para qualquer pessoa ou instituição que queira organizar uma exibição coletiva em seu espaço durante o período de lançamento, ou em outras datas, por meio da plataforma de distribuição alternativa Taturana Mobilização Social, bastando o exibidor proponente se cadastrar e agendar a sessão.
O Mestre João
Nascido em 16 de agosto de 1935 em Arcoverde, Pernambuco, aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Compôs mais de 3 mil músicas e se tornou um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga a partir dos anos 1960. Também trabalhou com João do Vale, Dominguinhos, Onildo Almeida, Rosil Cavalcante, Severino Ramos, Bastinho Calixto, Pedro Maranguape, Zé Mocó, Pedro Cruz, Sebastião Rodrigues e outros.
Entre seus principais sucessos estão A mulher do sanfoneiro, Danado de bom, Pagode russo, Nem se despediu de mim, Meu Araripe, Uma pra mim outra pra tu e Pra não morrer de tristeza, que já teve cerca de 40 gravações. Como produtor, produziu discos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro entre outros. Atuou também como arranjador. Foi homenageado no São João de Arcoverde e do Recife, recebendo ainda o título de cidadão recifense.
Assista ao trailer de Danado de bom:
Nenhum comentário:
Postar um comentário