segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Arcoverde celebra o último dia do Festival Pernambuco Meu País com grandes atrações

setembro 01, 2025 0


Arcoverde viveu neste domingo (31) uma noite histórica e inesquecível com o encerramento do Festival Pernambuco Meu País. O público lotou a Praça da Estação Ferroviária para acompanhar uma programação diversa, que trouxe ao palco nomes consagrados da música nordestina e novas gerações de artistas que seguem escrevendo a história cultural do estado.

A noite começou em clima de tradição com João do Pife e Banda Dois Irmãos, trazendo o som autêntico das flautas e das raízes do sertão. Em seguida, o público foi embalado pela sonoridade marcante do Quinteto Violado, ícone da música regional, que apresentou clássicos de sua trajetória.

O romantismo tomou conta da festa com Petrúcio Amorim, mestre da poesia musical, e também com a energia contagiante de Batista Lima, que fez a multidão cantar junto sucessos inesquecíveis.

Para encerrar com chave de ouro, o palco recebeu o Projeto Dominguinhos, uma homenagem ao mestre sanfoneiro que marcou gerações. Nesta edição, o tributo foi conduzido por três grandes vozes da atualidade: João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, que emocionaram o público ao unir tradição e modernidade no forró.

Nos intervalos dos shows, a festa não parou. O clima foi mantido com a sonoridade itinerante do Som na Rural e o set vibrante de Duart, garantindo que ninguém ficasse parado entre as apresentações.

O Festival Pernambuco Meu País se despediu de Arcoverde deixando memórias de música, cultura e celebração da identidade nordestina, reafirmando o município como um dos grandes palcos da cena cultural do estado.

Foi uma noite para ficar na história e no coração dos arcoverdenses.



Cortejo Brincantes de Pernambuco celebra ancestralidade e tradição encerrando a festa popular em Arcoverde

setembro 01, 2025 0


Arcoverde viveu, neste domingo (31/08), mais um dia de celebração à cultura popular com o Cortejo Brincantes de Pernambuco, encerrando a programação do Festival Pernambuco Meu País enaltecendo as raízes tradicionais pernambucanas. 


Pela manhã, a Vila de São Francisco foi tomada por cores, cânticos e tambores ao som do Afoxé Omó Inã, do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e do Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria. O afoxé, que significa “Filhos do Fogo” e reverencia à orixá Iansã, trouxe às ruas a força da tradição afro-religiosa em forma de canto e dança. Já o Raízes de Pai Adão, surgido em 1998 no histórico Sítio de Pai Adão, no Recife, reafirmou os laços entre fé e resistência, enquanto o Encanto da Alegria acrescentou ao cortejo a energia do baque virado, com sua cadência vibrante e cortejo realístico que emociona gerações.


À tarde, foi a vez da Praça Virgínia Guerra receber um encontro histórico entre dois gigantes do Carnaval pernambucano. O Boi da Macuca trouxe a irreverência e o espírito de brincadeira que há décadas encantam foliões, enquanto o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite atravessou o cortejo carregando a tradição, a crítica e a beleza plástica de um dos símbolos mais amados do Carnaval olindense.


Encerrando a programação do dia, a Praça da Cohab 1 se transformou em ponto de encontro de diferentes expressões culturais, reunindo a Agremiação Boi Celestial, o Clube Carnavalesco Misto Pavão Misterioso, a Tribo Indígena Tapirapé, o Caboclinho Flecha Negra da Tribo Truka, o Clube Carnavalesco Misto Amantes das Flores e o Urso Danadinho. Cada grupo trouxe sua identidade, da força dos caboclinhos à poesia das agremiações de boi, passando pela resistência das tribos indígenas e pela irreverência das agremiações carnavalescas. O público acompanhou de perto a pluralidade da cultura popular, em uma celebração que reafirma o poder das tradições como elo entre passado, presente e futuro.


"Hoje a gente está encerrando aqui o dia em Arcoverde. A gente teve três cortejos especiais para fechar a nossa passagem pela cidade. E hoje a gente esteve aqui saindo da sede do Samba Coco das Irmãs Lopes, que tem como matriarca a Mestre Severina Lopes, homenageada do festival em 2025. Também recebemos agremiações, tanto aqui de Arcoverde, que movimentam a cultura local, como também grandes agremiações como a Macuca e o Homem da Meia Noite. E a gente se sentiu muito abraçada aqui por Arcoverde, pelos bairros que a gente passou. Foi muito especial ver as agremiações passando e as pessoas indo para as ruas, com o brilho olhar. Muito bacana!", celebrou a coordenadora de Cultura Popular da Secult-PE, Thais Melo.


Toda a programação do Festival Pernambuco Meu País pode ser acompanhada no Instagram oficial do evento, o @festivalpernambucomeupais, e também pelo perfil da Secult-PE/Fundarpe, o @culturape. Próximo ponto de parada do evento será em Caruaru, no Agreste do Estado. 

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360 

Andréa Almeida  | +55 81 99172-3222

http://www.cultura.pe.gov.br 

http://instagram.com/culturape 

http://facebook.com/culturape 

http://flickr.com/fundarpe 

http://youtube.com/secultpe

Em Arcoverde, Cortejo Brincantes de Pernambuco leva a magia da cultura popular ao distrito de Ipojuca

setembro 01, 2025 0


Integrando a programação do Pernambuco Meu País Descentralizado, a região, localizada a cerca de 18 km do centro, recebeu diversas manifestações culturais, como os Índios Tabajaras, Maracatu Raízes do Sertão, Maracatu Águia Misteriosa, Caboclinho Tupinambá de Recife e os bacamarteiros do Batalhão 74 e Batalhão 07_


O distrito de Ipojuca, localizado a cerca de 18km do centro de Arcoverde, foi tomado por cores, sons e tradição neste sábado (30), com o Cortejo Brincantes de Pernambuco, que integrou a programação do polo Pernambuco Meu País Descentralizado. A magia da cultura popular tomou conta das principais vias da região, desde a saída nas proximidades da Quadra Poliesportiva Ulisses de Brito Cavalcanti até a chegada à Paróquia de Santo Antônio. A abertura ficou por conta dos bacamarteiros, que anunciaram com disparos festivos o início do desfile e convidaram moradores e visitantes a acompanhar o percurso.


No fim da tarde, o cortejo reuniu diversas manifestações culturais como os Índios Tabajaras, Maracatu Raízes do Sertão, Maracatu Águia Misteriosa, Caboclinho Tupinambá de Recife e os bacamarteiros do Batalhão 74 e Batalhão 07. Cada grupo trouxe sua identidade e força para a celebração, promovendo um encontro vibrante entre gerações. Crianças, adultos e idosos se emocionaram ao vivenciar de perto a riqueza das expressões tradicionais, em uma ação que reafirmou o poder da cultura popular como elo entre passado, presente e futuro.


O Pajé José, representante dos Índios Tabajaras – Patrimônio Vivo de Pernambuco – destacou a importância de compartilhar a história e memórias da tradição com o povoado. "Ficamos muito felizes em participar deste festival maravilhoso e em poder trazer a nossa cultura para que o pessoal daqui conheça um pouco mais dela. Isso enriquece a todos e também incentiva os próprios moradores da cidade a entender que a cultura salva vidas, que a cultura ensina. É um trabalho socioeducativo, sabe? Então, eu fico muito grato, em nome de toda a família Índios Tabajaras. Somos uma fundação desde 1975, e agora, no dia 20 de dezembro, vamos comemorar 50 anos de caminhada. É um prazer imenso poder levar nossa cultura, nossa arte, adiante”, destacou. 


Moradora de Ipojuca e emocionada com o desfile, Maria das Montanhas, de 45 anos, fez questão de expressar sua alegria com a chegada da atividade no distrito. “Foi tudo muito lindo, lindo mesmo! É a primeira vez que vejo uma apresentação assim aqui no nosso povoado de Ipojuca. Fiquei encantada, amei demais! Quem vê isso se emociona, né? Nosso povoado fica ainda mais bonito com uma ação dessas. Eu mesma tô aqui radiante, que ação linda!”, celebrou. 


Neste domingo (31), mais cortejos seguem ecoando a magia da cultura popular por toda Arcoverde. Às 16h, está previsto um encontro histórico, com o desfile dos grupos tradicionais do carnaval de Olinda, o Boi da Macuca e o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite. Encerrando a programação, às 19h, partindo da Praça da Cohab 1, os grupos Agremiação Boi Celestial, Clube Carnavalesco Misto Pavão Misterioso, Tribo Indígena Tapirapé, Caboclinho Flecha Negra da Tribo Truka, Clube Carnavalesco Misto Amantes das Flores e Urso Danadinho também ganham as ruas do município. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.


*Sobre o Festival Pernambuco Meu País* 


O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360 

Victor Lacerda | +55 81 99652-0239

http://www.cultura.pe.gov.br 

http://instagram.com/culturape 

http://facebook.com/culturape 

http://flickr.com/fundarpe 

http://youtube.com/secultpe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me