
Na próxima quarta-feira (24/03), haverá atividade educativa e de esclarecimentos sobre a doença, no Hospital Regional Ruy de Barros Correia. E na sexta-feira (26/03), a equipe responsável pela campanha irá ao Centro do Idoso de Arcoverde promover uma roda de conversa abrangendo a temática de cuidados com a saúde.
A tuberculose se caracteriza por ser uma doença contagiosa, que atinge todos independente do sexo, raça e classe social. Ela é ocasionada pela bactéria Bacilo de Koch e caso não seja tratada, pode levar à morte. A transmissão ocorre por meio de tosse ou de espirro de pessoas doentes, aumentam o risco do contágio especialmente em lugares pouco ventilados ou com muitas pessoas.
O diagnóstico é dado por meio de exame clínico e de exame de escarro oferecidos nas unidades. É importante para quem apresentar os sintomas iniciais da tuberculose, buscar o auxílio em uma unidade de saúde, onde além dos exames, terão à disposição o tratamento gratuito em casos constatados. A duração do tratamento é de aproximadamente seis meses com medicamento diário, indicado durante o acompanhamento que é oferecido na rede municipal.
A tuberculose é mais comum de acometer o pulmão, mas também pode atingir outras partes do corpo, como ossos, rins, olhos, meninges, pele, entre outros locais. Por isso é imprescindível o diagnóstico precoce, para que os devidos tratamentos sejam promovidos, dependendo de cada caso da doença.
Ascom – Prefeitura de Arcoverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário