sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Governo do Estado anuncia os vencedores do 4º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho

Premiação contempla projetos de preservação do patrimônio cultural pernambucano nas categorias Acervo Documental e Memória, Formação e Promoção e Difusão


O game Contos de Ifá foi um dos vencedores do prêmio

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, anuncia, nesta quinta-feira (1º), os vencedores da 4ª edição Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Neste ano, foram contemplados os primeiros e segundos lugares de cada uma das três categorias, além de três menções honrosas. A iniciativa tem o objetivo de destacar projetos nas áreas de Acervo Documental e Memória, Formação e Promoção e Difusão.

O reconhecimento aos projetos vencedores inclui premiação em dinheiro de R$ 20 mil (primeiros lugares) e R$ 10 mil (segundos lugares). Nessa edição, foram inscritos 34 projetos, dos quais 21 da Região Metropolitana, 3 do Agreste e 9 do Sertão. “O Prêmio Ayrton de Carvalho é uma ação de valorização do Governo de Pernambuco a entidades e profissionais da sociedades civil que trabalham na salvaguarda e na preservação das nossas memórias. Não há futuro próspero, quando não preservamos o nosso passado”, afirma o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto.

Ações de preservação do Museu do Cangaço levaram 2º lugar, na categoria Acervo Documental e Memória

A solenidade de entrega dos prêmios acontecerá no Teatro de Santa Isabel, no dia 16 de agosto (sexta-feira), a partir das 9h. No mesmo evento, também serão diplomados os seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco, eleitos no último dia 10 de julho.

“A preservação do patrimônio pernambucano está diretamente ligada à preservação da cultura em si, e ações nesse sentido são fundamentais e merecem toda a nossa atenção. Vai ser muito gratificante premiar os vencedores durante a Semana do Patrimônio, porque cada projeto é a representação dos resultados de nossos esforços para resguardar nosso legado cultural”, diz o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto. 

Assim como tem acontecido nas últimas edições, devido à qualidade dos trabalhos inscritos, a comissão decidiu que três deles mereciam menção honrosa. “O nível dos projetos é sempre muito bom e, infelizmente, não podemos premiar todos eles. Por isso, a comissão define as menções honrosas, que nem estão previstas no edital, mas é uma forma de reconhecer mais trabalhos”, afirma a coordenadora-geral da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, Renata Echeverria.

Já a gerente-geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, Célia Campos, destaca que “a premiação é muito importante, pois reconhece, valoriza e divulga ações exitosas e exemplares da sociedade civil para a preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco”.

Confira abaixo os vencedores e menções honrosas do 4º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco:

CATEGORIA ACERVO DOCUMENTAL E MEMÓRIA
1º lugar: Real Hospital Português
Descrição: Reforma de edifício no Bairro de Santo Antônio para abrigar a Escola Técnica de Saúde do Real Hospital português, conservando todos os detalhes da sua fachada e modernizando o seu interior, criando salas de aula, laboratórios, auditórios e biblioteca.

2º lugar: Fundação Cultural Cabras de Lampião
Descrição: Museu do Cangaço/CEPEC – Centro de Estudos e Pesquisas do Cangaço, em Serra Talhada, da Fundação Cultural Cabras de Lampião. Trabalho de preservação da memória e guarda de acervo, valorização e divulgação das culturas sertanejas, do cangaço e Lampião. Espaço de identidade e memória da população nordestina que contribui para a construção de uma educação que incentive as relações do homem com sua história.

Menção honrosa: Reorganização do Acervo Documental da Arquidiocese de Olinda e Recife
Descrição: Seleção, higienização, conservação curadora, preservação, tombamento, inventariação e catalogação, além de criação de um laboratório e uma sala de exposição que atendam à demanda e à necessidade da instituição e dos pesquisadores. O projeto equipe multidisciplinar formada por colaboradores externos e internos da Arquidiocese.

CATEGORIA FORMAÇÃO
1º lugar: Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias
Descrição: O projeto de formação “O Gigante do Alto” vem sendo desenvolvido há 16 anos, na comunidade do Alto dos Coqueiros, bairro de Beberibe, onde fica a sede do Clube de Boneco Seu Malaquias. O propósito é preservar e transmitir os diversos saberes e fazeres fundamentais para o processo contínuo de fortalecimento do frevo, hoje Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A entidade idealiza e realiza oficinas que envolvam transmissão e difusão de saberes do campo das artes e do patrimônio cultural – especialmente do universo do frevo -, desenvolvidas por uma equipe interdisciplinar, valorizando o trabalho de educadores e agentes locais.

2º lugar: Cinema no Interior / Antônio M. G. Carvalho Produções Artísticas
Descrição: Ação desenvolvida há 14 anos no interior brasileiro, com foco especial no Estado de Pernambuco. O projeto combina pesquisa, formação, produção e difusão no campo do audiovisual, tendo como princípio o respeito à construção de narrativas, olhares, imagens sobre a cultura e a história das comunidades interioranas que desencadeiam em produções artísticas. O projeto proporciona a formação de quadros artísticos nos mais remotos locais do sertão pernambucano.

Menção honrosa: Educação Para Museus / Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (AFAV)
Descrição: Ações de arte-educação integrando cursos, seminário e aulas espetáculos para 440 beneficiários diretos, com curso de especialização em museus, curso de educação patrimonial, 30 aulas espetáculos envolvendo patrimônio material e imaterial e um seminário. As atividades aconteceram no Ponto de Cultura e Museu Poço Comprido.

CATEGORIA PROMOÇÃO E DIFUSÃO
1º lugar: Wagner Porto Cruz / Canal Babau: Salvaguarda do Mamulengo Pernambucano, Patrimônio do Brasil
Descrição: O projeto Salvaguarda do Mamulengo Pernambucano, Patrimônio do Brasil consiste na circulação do Educativo Móvel (um velho carro adaptado para realizar espetáculos, projeções audiovisuais, exposições de bonecos autômatos, oficinas não formais de brinquedos e música) com uma equipe de realizadores/arte educadores que concretizam o mapeamento com registro de 20 mamulengos pernambucanos, disponibilizando os resultados em plataforma virtual e diversas mídias.

2º lugar: Centro Cultural Coco de Umbigada / Contos de Ifá
Descrição: Laboratórios para promoção da identidade negra a partir de games roteirizados com a mitologia afro-brasileira. São métodos com base em tecnologia aberta a partir de experiências em jogos digitais. Construção de web-games, buscando conectar a juventude negra na cadeia produtiva da tecnologia e promover experiências de criação de jogos digitais nas escolas públicas, em pontos de cultura, centros culturais, terreiros, quilombos e aldeias.

Menção honrosa: XIII Kipupa Malunguinho / Alexandre Alberto L’Omi L’Odó Santos de Oliveira
Descrição: Festa popular, celebração coletiva dos povos tradicionais de terreiro, realizada pelo Quilombo Cultural Malunguinho há 13 anos, nas antigas matas do Catucá, hoje Pitanga II, Abreu e Luma/PE. A intenção é valorizar o patrimônio imaterial da Jurema sagrada, religião de matriz indígena do Nordeste do Brasil, que tem em Pernambuco um dos seus maiores redutos.

Fonte: cultura.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me