quinta-feira, 4 de julho de 2019

Arcoverde divulga balanço geral do São João 2019 e confirma sucesso absoluto da festividade



Em coletiva de imprensa ocorrida na manhã desta quinta-feira, 04 de julho, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, acompanhada do vice-prefeito Wellington Araújo e de representantes do Comitê Gestor de Eventos do município, abordou em seu gabinete dados da realização do ciclo junino 2019. A festividade aconteceu na cidade entre os dias 21 e 29 de junho, com oito polos dedicados à programação artística e cultural, além de mais dois envolvendo gastronomia e lazer. 

A apresentação do balanço geral contou ainda com participações dos secretários municipais Albérico Pacheco (Turismo e Eventos), Teresa Padilha (Cultura e Comunicação), Patrícia Cursino Padilha (Assistência Social), do coordenador geral de Comunicação da Prefeitura de Arcoverde, José Manoel Torres; além do presidente da Associação Comercial e Empresarial – ACA, Rodrigo Henrique; do comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Costa Júnior; e do comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, Major Eduardo; da presidente do Poder Legislativo Municipal, Célia Galindo, e dos também vereadores Weverton Siqueira e Cleriane Medeiros.

Abrindo a coletiva, a prefeita Madalena Britto falou um pouco sobre os diversos pontos positivos da realização do ciclo, que a pesar de ter enfrentado dificuldades, garantiu ao município uma grande visibilidade em todo o país. “Nós estamos muito contentes com o resultado positivo atingido, o qual envolveu o trabalho de toda uma equipe para poder ter o sucesso que teve. A nossa economia obteve um grande aquecimento e a realização também possibilitou a geração de empregos diretos e indiretos, tonando possível que todos saíssem ganhando”, ressaltou a gestora municipal, agradecendo em seguida a todos que contribuíram para a festividade. 

Em seguida, o vice-prefeito Wellington Araújo abordou sobre os números da economia local nos setores de turismo e hotelaria, destacando na temporada foi injetado R$ 30 milhões em recursos para o município. “Nós sabíamos que sempre 100% de ocupação em hotelaria na temporada era atingido. Mas neste ano, vários estabelecimentos fecharam o percentual também no segundo momento do ciclo, que foi o São Pedro. Isso demonstra a força que tem a festividade, sendo algo bastante positivo para o município”, avaliou. 


Para o secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, que durante a coletiva também representou a presidente do Comitê Gestor de Eventos, Andréia Britto, o crescimento do ciclo em 2019 obteve resultados bastante satisfatórios. “Com relação a visitantes, nós tivemos um acréscimo de 15% em relação ao ano anterior. Isso foi visível na capacidade hoteleira do município, que hoje corresponde a 1.260 leitos, com 13 equipamentos cadastrados na prefeitura, sendo 11 hotéis e duas pousadas”, informou. De acordo com o secretário municipal, a realização da 9ª Caminhada do Forró também foi um dos auges da festividade, atingindo este ano cerca de 30 mil participantes, de acordo com a organização do evento, promovida pelo Coletivo Cultural de Arcoverde – Cocar. 

Em relação à quantidade diária de público atingido, “tivemos um número histórico de 60 mil pessoas por noite, circulando em todos os polos artísticos e culturais”, explicou Albérico Pacheco, que em seguida avaliou as atrações de maior peso durante a programação no Polo Multicultural, como Leonardo, Alceu Valença e Anitta.

Durante o balanço geral, a secretária municipal de Cultura e Comunicação, Teresa Padilha, também explanou sobre a programação nos demais polos, como a realização de oficinas e outros atrativos no Polo Estação da Cultura, além de tradições mantidas como o Polo do Rock (Rubens Pastor) e outras inovações envolvendo a cultura popular local no decorrer da festividade. 

Posteriormente, o coordenador geral de Comunicação da Prefeitura de Arcoverde, José Manoel Torres, abordou o investimento que foi realizado pelo município na imprensa, mencionando reportagens e participações do São João arcoverdense enquanto vitrine de Pernambuco em diversas emissoras de televisão no país. “Nós fizemos um investimento bastante alto na mídia. Não alto no ponto de vista de dinheiro, porque o valor investido em mídias este ano foi insignificante. Mas, o nosso investimento foi estratégico e focamos no macro”, avaliou José Manoel, que em seguida exemplificou as diversas aparições do evento a níveis local, estadual e nacional.

OUTROS DADOS - Em relação ao esquema de segurança pública oferecido de 21 a 29 junho, foram escalados 90 Policiais Militares somente na Delegacia Móvel instalada no entorno do Senadinho; ainda no referido período, o município contou com o funcionamento da Delegacia de Plantão Fixa, com quatro policiais por dia, e de quarta-feira a domingo, com a Força Tarefa de Homicídios. Foram registrados 73 Boletins de Ocorrência (BOs), com ênfase a furtos de celulares, porte de droga para consumo pessoal, posse de arma branca e lesão corporal. No entanto, vale ressaltar que não houve qualquer ocorrência de maior repercussão no âmbito dos polos de animação. Já o Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediado em Arcoverde, disponibilizou uma média de oito homens para atuar nos dias da festa. A iniciativa contabilizou o total de 54 atendimentos realizados.

A Coordenadoria da Mulher de Arcoverde, que esteve presente pelo terceiro ano consecutivo no festejo com a Casa Maria da Penha, montada na Vila Rio Branco, cidade cenográfica da Praça Winston Siqueira, obteve um fluxo de público que superou as expectativas para a versão de 2019, totalizando em 3.154 visitas ao espaço. De acordo com a coordenadoria, foram distribuídas 3.070 mini cartilhas durante as intervenções feitas na 9ª Caminhada do Forró e também na Casa Maria da Penha, além da distribuição de 2.500 panfletos, contando ainda no espaço montado com a realização de cinco atendimentos e oito casos reportados ao trabalho, no decorrer da festividade.

Na área de assistência social, o Espaço de Acessibilidade, que funcionou no frontstage do Polo Multicultural, obteve o total de 211 atendimentos, sendo 191 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; e 101 acompanhantes. Das pessoas com deficiência, 47 cadeirantes, além de pessoas com o espectro do transtorno autista, síndrome de down, nanismo, deficiência física e mental. E o Espaço Novo Tempo, disponível na sede da própria secretaria municipal, que desde 2014 possui atuação durante o ciclo junino, ofertando atividades lúdicas e recreativas, oficinas e contação de estórias, obteve 211 atendimentos, totalizando em seis anos 1.336 crianças contempladas pela iniciativa.

Sobre ações envolvendo a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, o município contabilizou durante o período 277 atendimentos ao público, sendo 43% por telefone e 57% pessoalmente; 32 visitas da equipe municipal de fiscalização; execução de 222 ordens de serviços de iluminação pública, tanto em polos juninos, como em vias pública; coleta 88.190 toneladas de resíduos domiciliares de lixo; varrição de 48.344 Km de logradouros; capinação de 12.933 metros de vias pavimentadas; desobstrução, com uso de caminhão hidrojato, de 32 metros lineares de galerias; substituição de 62 metros (utilizando 50 unidades de tubos de 20cm, 54 unidades de tubos de 30cm e 65 unidades de tubos de PVC) em diversos bairros; reposição de 159m² de calçamento; pintura de meio-fio em 12.380 metros; manutenção (tapa-buraco) de 1.576,51m² em avenidas do município; além da retirada de 358m² de metralha, equivalente a caçambas de 27m².


Fotos: Israel Leão
Fonte: arcoverde.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me