quarta-feira, 20 de junho de 2018

VIII CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE


O Maior Cortejo Junino do Brasil

Dia 23 (sábado), pelo oitavo ano consecutivo, o COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde realiza a 8.ª CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE. Este evento integra oficialmente a programação junina da cidade, conhecida como a Porteira do Sertão, onde ocorre uma das festas de São João mais animadas e tradicionais do Nordeste.

Em 2017, a Caminhada do Forró atingiu um público superior a 10 mil pessoas , levando pelas ruas da cidade, a Cultura tradicional, reunindo famílias e amigos.

Logo cedo, a partir das 10h, inicia-se a concentração da Caminhada do Forró no Bar Madeira de Lei (próximo à Estação da Cultura - antiga Estação Ferroviária), onde estarão se apresentando aboiadores, repentistas, declamadores, grupos de cultural popular, com destaque para a Banda de Pífanos Santa Luzia, homenageada do São João de Arcoverde em 2018. Além desses, haverá apresentações musicais do Grupo de Forró Poesia de Cabeça e da Cantora Sevy Nascimento.

A saída do cortejo está prevista para as 12:30h, o qual percorrerá as ruas centrais da cidade, com destino à feira que se situa no CECORA - Centro Comercial de Arcoverde. O cortejo será puxado por cerca de cinquenta forrozeiros e por trio elétrico animado pelo Cantor e Compositor Arcoverdense Kleber Araújo, que traz como convidados especiais os conterrâneos Cícero Gomes, George Silva, Ju Veira, Macvanny Oliveira e Thiago Rozzila.

O cortejo também é acompanhado por grupos de artistas e agremiações culturais, a exemplo da Quadrilha de Pernas de Pau Mulambembes e do Urso Pé de Lã. A expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas acompanhem a 8.ª  Caminhada do Forró de Arcoverde-PE. Um momento especial do percurso é uma parada para saudação aos santos juninos, que será feita pelos poetas Hugo e Túlio Araújo, onde as bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro são entregues e incorporadas ao cortejo.

Na Feira Livre, destino final da Caminhada do Forró, está montada uma estrutura de bares e restaurantes para servir o que existe de melhor da gastronomia sertaneja, com destaque para iguarias do período junino e a tradicional carraspana, bebida produzida com aguardente de cana e raízes da vegetação catingueira.

No palco montado para APOTEOSE do evento irão se apresentar, a partir das 13:30h, os Artistas Valdinho Paes e Marzinho de Arcoverde, que prometem levar ao público o melhor do repertório do forró tradicional até o cair da tarde, quando os foliões juninos e brincantes se despedem da Caminhada e seguem para os outros polos de animação, onde a festa continua pela noite e madrugada a dentro.



Ação Educativa (Forró sim! Fogos não!)

Como ação sócio-educativa, a organização da Caminhada do Forró se comprometeu com o Grupo Amor Animal que durante a realização da 8ª Caminhada do Forró - não haverá queima de fogos de artifício  durante o evento, como medida para minimizar o sofrimento de pessoas e  animais sensíveis ao barulho provocado pelos  disparos. As integrantes do Amor Animal ficaram animadas com a iniciativa do Coletivo Cultural e esperam que esse exemplo seja seguido em outros eventos (públicos e privados) e também por políticos, igrejas e pelas pessoas em geral. "Para nós é uma grande alegria saber que um evento tão grandioso como a Caminhada do Forró tenha essa iniciativa. Esperamos que seja o primeiro de muitos que tenham essa consciência. Nós temos dados alarmantes sobre o impacto negativo que o barulho da queima de fogos de artifício gera nos animais de estimação", contou Ana Carolina Vidal, integrante do Amor Animal.

Convênio

Como ação educativa, o Coletivo Cultural de Arcoverde realizou convênio com a ETE-Escola Técnica Estadual em Arcoverde, no sentido de inserir alunos do curso de Eventos na condição de estagiários de produção, dando oportunidade para que conheçam na prática as diversas  fases que envolve a realização deste grande evento, que é um dos pontos de destaque do grandioso São João de Arcoverde.

Homenageado

Em 2018, o homenageado do evento é o comunicador JENNECY MANGUAÇA, irreverente radialista e animador de festas, que participa da Caminhada do Forró desde a sua primeira edição .A camisa comemorativa  teve a arte elaborada pelo Artista Plástico Sebastião Rodrigues.

A CAMINHADA DO FORRÓ, que hoje é considerada "O MAIOR CORTEJO JUNINO DO BRASIL" recebe o apoio da Prefeitura Municipal, do CECORA, da Secretaria Estadual de Cultura/Fundarpe, do SESC, da Associação Comercial de Arcoverde - ACA e do Grupo de Socorristas Voluntários de Arcoverde - GSVA. Patrocinam o evento as  empresas IVEL - Concessionária FIAT, Pitu, Hotel e Postos Cruzeiros, Casas Rodrigues e Hospital Memorial de Arcoverde.

SERVIÇO

O QUE: 8.ª CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE
QUANDO: sábado, 23 de junho, concentração às 10h
ONDE: Bar Madeira de Lei - próximo à antiga Estação Ferroviária
QUANTO: gratuito


Foto do evento: Daniel Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me