Numa realização do maestro Eduardo Espinhara e da produtora Maria Vasconcelos, Com o apoio do Funcultura e da Fundarpe o projeto Celebração Musical de Arcoverde, foi realizado nesta quinta-feira (05) o concerto da Orquestra Metais de Arcoverde, uma homenagem ao compositor e músico Josias Lopes de Lima, considerado o maior compositor de frevo da cidade. A apresentação, que foi aberta ao público, na Praça do São Cristóvão, e teve início as 20h.
Pensando na melhor mobilidade dos seus espectadores, a produção do Celebração Musical de Arcoverde teve uma atenção especial com idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida (mesmo que temporária).
Sobre Josias Lima - Josias Lopes de Lima, nasceu na cidade de Altinho, no agreste de Pernambuco, no dia 23 de novembro de 1949. Aos 9 anos mudou-se para cidade da Pedra, onde ainda adolescente teve os primeiros contatos com a música. Josias começou tocando requinta e depois passou a assumir a função de saxofonista, instrumento de sua preferência.
Aos 25 anos foi convidado para integrar na banda sinfônica de São Bernardo do Campo, atuando como clarinetista durante nove anos. Voltou para o Nordeste para atuar na orquestra Super Oara na função de saxofonista e de principal arranjador.
Foi convidado para fundar a Escola de Música da Fundação Terra em Arcoverde, onde atuou como professor de teoria musical e prática em instrumento de sopro formando uma geração de novos músicos, num trabalho que uniu ações sociais e culturais na comunidade da Rua do Lixo.
O artista era casado com Maria José, com quem teve 5 filhos um dos quais, Adriano Lima, segue carreira musical tocando saxofone. São muitos motivos pelos quais nos vemos no dever de homenagear aquele que com seu exemplo contribuiu e ainda hoje contribui para nova geração de músicos da cidade. Josias Lopes de Lima faleceu no ano de 2014 na cidade de Arcoverde. (Celebração Musical de Arcoverde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário