Para manter a boa aparência da roupa, é preciso lavá-la corretamente. Certo? Sim, mas, afinal o que significa ’lavar corretamente’?
O Blog Arcoverde e Cia mostra a seguir os erros mais frequentes e que podem arruinar nossas peças favoritas.
- Separação incorreta das roupas. Além de dividir por cor, é preciso prestar atenção também ao tipo de tecido: roupas de lã, por exemplo, devem ser lavadas separadamente. Já toalhas não devem ser lavadas com peças sintéticas.
- Eliminação incorreta de manchas. Não se surpreenda ao se deparar com um furo na roupa se você é daqueles que esfregam as manchas com força. Peças manchadas precisam ser tratadas com cuidado. Esfregar pode acabar espalhando a sujeira, então o melhor a fazer é umedecer a mancha com um pano de cor branca.
- Excesso de sabão. O sabão em excesso produz espuma demais, e isso pode acabar levando à retenção de sujeira em áreas como a gola. Por conta disso, bactérias se acumulam na peça, comprometendo a lavagem.
- Zíper. Os zíperes devem ser fechados antes da lavagem, pois a parte dentada pode danificar outras peças.
- Botões fechados. Por outro lado, botões de camisas e de outras peças devem ficar abertos. Do contrário, eles podem se soltar, desgastando o tecido.
- Alvejante em excesso. O uso do alvejante deixa os tecidos menos resistentes. Por isso, experimente antes uma técnica bem conhecida pelas nossas avós: ferver a roupa numa panela grande cheia de água com algumas gotas de suco de limão.
- Lavagem automática de trajes de banho. É totalmente proibido lavar trajes de banho ou qualquer outra peça de lycra (elastano, spandex) na máquina. Elas precisam ser lavadas à mão, com água fresca.
- Deixar que a lavadora ’descanse’. Algumas pessoas deixam que sua lavadora ‘descanse’, acreditando equivocadamente que, caso faça vários ciclos seguidos, a máquina irá quebrar. Porém, o mais inteligente é lavar várias vezes seguidas. Assim, você aproveita o calor emitido pela lavagem anterior, reduzindo o consumo de energia.
- Um ciclo para travesseiros e cobertores de penas. Se você lava travesseiro de penas e cobertores na máquina, lave-os duas vezes: penas de ganso, comuns hoje em dia, costumam reter espuma e, após um ciclo, o sabão pode ficar preso no travesseiro.
- Cadê os malditos pares das meias? Depois de uma lavagem, encontrar os pares certos das meias é sempre difícil. Tente ao menos uma vez esta dica: coloque primeiro as meias na máquina, e depois as demais peças. Você irá gostar do resultado.
- Amaciante para toalhas. Amaciante de roupas reduz a capacidade absorvente dos tecidos. Melhor evitar o produto neste caso.
- Roupas em excesso. Você não deve sobrecarregar sua lavadora, pois isso faz com que a roupa seja danificada, assim como o mecanismo da máquina.
- Lavagem incorreta de casacos. Para que o ‘recheio’ dos seus casacos não forme bolas na hora de lavar, coloque umas três bolas de tênis dentro da lavadora. Assim, a parte interna dos agasalhos não será prejudicada, e toda a espuma irá sair.
- Uso de produtos caros. Muitos dos produtos que costumamos usar têm similares mais baratos: sal, por exemplo, devolve o brilho das roupas e o giz ajuda a tirar manchas de gordura. Suco de limão pode ser útil para perfumar e amaciar as peças. Só não exagere na dose.
- Cuidados incorretos. Lave sua máquina com mais frequência, sem esquecer que os compartimentos para sabão e amaciante são removíveis na maior parte das lavadoras. Deve-se lavar inclusive na parte de baixo desses recipientes, para retirar todo o excesso de sabão. Não feche a lavadora após limpá-la. Espere que ela esteja seca e ventilada. Algumas vezes por ano, faça um ciclo de lavagem com água quente e vinagre branco. Sua máquina de lavar ficará como nova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário