Nossa segurança deve estar sempre acima de tudo. E fazendo uso de alguns códigos de sistemas, podemos conhecer alguns detalhes sobre os ajustes do nosso smartphone, para descobrir se nossos dados e nossas mensagens de texto estão realmente seguros ou se há alguém nos espionando.
Neste post, o Incrível.club reuniu os códigos mais úteis e atuais para os smartphones modernos, assim como dicas para evitar a ação de "espiões" indesejados.
Com este código, é possível descobrir se o encaminhamento de ligações, mensagens de texto e outros dados está habilitado. Na tela, você verá o status de todo tipo de encaminhamento (ou desvio) e o número de telefone para o qual os dados são redirecionados. Geralmente, este tipo de desvio é ativado por parceiros ciumentos e pais que querem proteger os filhos dos spams e de delinquentes. Muitas vezes, as vítimas são pessoas idosas, que emprestaram o celular para algum desconhecido, em algum momento. O resultado disso é que pessoas estranhas podem descobrir tudo sobre onde você mora, com quem se comunica, quais seus hábitos e itinerários, tendo acesso até aos dados financeiros, em alguns casos.
Tenha este número anotado para saber para onde suas ligações, mensagens de texto e dados são encaminhados no momento em que alguém não consegue entrar em contato com você por telefone. O mais provável é que esteja habilitado o desvio a um dos números da sua operadora de telefonia (caixa postal).
É um código universal para desabilitar todo tipo de desvio em seu telefone. É muito prático para quando você estiver em área de roaming, pois as ligações encaminhadas à caixa postal deixarão de ser cobradas.
Usando este código, você pode descobrir o IMEI (Identificador Internacional de Equipamento Móvel, da sigla em inglês. Com esta informação, é possível localizar o seu aparelho caso seja roubado. Cada aparelho transmite este código automaticamente, independentemente de eventuais trocas de chips. Caso alguém saiba seu número de IMEI, poderá averiguar que tipo de telefone você tem: a marca, modelo, ficha técnica, etc.
Existem alguns códigos especiais que nos ajudam a rastrear localizações e também a descobrir se tem alguém nos espiando. Para comprovar, é preciso o aplicativo netmonitor. Entre com um destes códigos:
Para iPhone: *3001#12345#*
Para Android: *#*#4636#*#* ou *#*#197328640#*#*
Passo 1. Entre em UMTS Cell Environment, depois em UMTS RR info e anote os números de Cell ID (CID). São os números das estações básicas situadas perto de onde você está. Seu telefone irá se conectar àquela que ofereça melhor sinal.
Passo 2. Volte ao menu principal, acesse MM info, e depois, Serving PLMN. Anote os números de Local Area Code (LAC).
Passo 3. Usando estes dois dados e uma página web, você será capaz de rastrear a localização no mapa da estação básica à qual seu telefone estiver conectado.
As bases móveis suspeitas são caminhões ou micro-ônibus com longas antenas. De forma geral, são usados em festivais e em locais que não têm cobertura da rede móvel. Se um veículo com essas características aparecer sem motivo perto da sua casa, provavelmente o operador está tentando melhorar a qualidade do sinal ou tem espiões trabalhando perto de você. Será que se trata de um caso de espionagem industrial?
Caso use Android, confira periodicamente seu telefone para encontrar eventuais vírus. O PlaceRaider é um dos mais perigosos. Desenvolvido por pesquisadores norte-americanos, o vírus demonstrou como nossos dispositivos são vulneráveis. Ao entrar em um smartphone, este trojan, com a ajuda da sua câmera, faz uma série de fotos do espaço ao seu redor, cria um modelo em 3D do ambiente e, quando estiver conectado à Internet, envia todos os dados junto com as senhas e informações do smartphone.
- Os serviços secretos de praticamente todos os países colaboram com as operadoras de telefonia, que dão acesso a qualquer número mediante ordem judicial, passando os dados coletados nos últimos três meses.
- Se os serviços secretos estiverem espionando seu celular, é possível que você nem perceba. Problemas como interferências durante ligações, descarregamento rápido da bateria, superaquecimento e reinícios inesperados do aparelho são motivos para que você o leve a uma revisão.
- Muitas pessoas não se sentem à vontade para falar de tudo ao telefone, então os espiões acham muito mais prático usar dispositivos especiais (microfones) instalados dentro do cômodo/edifício. Eles podem ser encontrados com a ajuda de um detector de ondas de rádio.
- Use os serviços de mensagens instantânea que possuem acesso fechado para todos. Por exemplo, Telegram, Chare, Wickr ou Signal.
- Defina que tipo de informação pode ser compartilhada de forma segura. Além disso, reflita sobre quem deve ter acesso ao seu número de telefone, informações sobre sua família, seus entes queridos e seu estilo de vida. Tenha cuidado ao publicar fotos dos seus filhos.
- Não instale aplicativos desconhecidos em seu celular e controle aqueles que já estão instalados. Na medida do possível, use a identificação multinível, não abra links duvidosos e não se conecte a cabos suspeitos para carregar a bateria "gratuitamente".
- Só a operadora de telefonia pode fornecer o serviço de localização de um outro cliente: um membro da sua família ou um funcionário da sua empresa. Isso só pode ser feito com a aprovação do próprio cliente (se for maior de idade). Páginas e aplicativos que se oferecem para descobrir a localização de qualquer outro número telefônico são golpistas. Tenha cuidado!
Produzido com base em material de pikabu.ru, droidgeek.ru
Nenhum comentário:
Postar um comentário