segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Maestro Euclides será o grande homenageado do 10º Baile Municipal de Arcoverde


“Todos os anos procuramos homenagear pessoas ou grupos que vivenciam o carnaval de Arcoverde e nesta edição achamos justo homenagear o senhor Euclides, grande maestro da Escola de Samba Tamborins de Ouro e da Orquestra Metais de Ouro”, disse a prefeita Madalena Britto, na manhã desta quarta-feira (30), ao anunciar o nome do homenageado do 10º Baile Municipal de Arcoverde, que acontece no dia 23 de janeiro no Esporte Clube Municipal.

Na ocasião estiveram presentes o agraciado junto com o seu filho Almir, que também é maestro, o vice-prefeito Wellington Araújo e o secretário de Turismo, Albérico Pacheco.

 “A prefeita busca sempre valorizar em vida aqueles que deram e dão sua contribuição para a cultura da cidade”, enfatizou Albérico, que ainda explicou que a escolha do nome do Maestro Euclides foi uma unanimidade.

“A senhora vai fazer o que nenhum outro prefeito fez, me homenagear. Fico muito emocionado e feliz pelo reconhecimento”, finalizou o artista de 80 anos.

Maestro - Euclides Lopes de Carvalho nasceu na cidade de Palmeirina, agreste de Pernambuco, em 1935. Ainda criança foi trazido pelos seus pais, juntamente com os irmãos, para residir em Arcoverde que, desde então, passou a ser sua cidade de coração. Dedicado à família que formou em Arcoverde, além de gostar e se dedicar à música, durante sua longa jornada - este ano completou 80 anos - sempre atuou como comerciário, sendo muito querido e respeitado no meio.

Em 05 de janeiro de 1980, juntamente com um grupo de amigos, fundou a Escola de Samba Tamborins de Ouro, formalizada no contexto da Associação Escola de Samba “Tamborins de Ouro”, sendo seu primeiro Presidente. Além dele, faziam parte da sociedade os Senhores Edgar Policarpo de Sá (vice-presidente), Adelmo da Silva Regis (1º secretário), Jospe Francisco Alves de Freitas (2º secretário), Maria José de Sá Carvalho (tesoureira), José Miro Neto (diretor social) e Ivo Lopes de Lima (vice-diretor social). O conselho fiscal era formado por Cícero Honorato da Silva, Givanildo Maciel e Enoque Feitoza dos Santos, tendo como suplentes – Alfredo Rocha Sampaio, Miguel Freire de Araújo e Edmilson Severino Rodrigues da Silva. A Escola tinha como orador o Senhor Elizeu Marques Magalhães.

Além da Escola, o Maestro Euclides – como é conhecido e gosta de ser chamado -, também fundou a Orquestra Metais de Ouro, conhecida por animar os carnavais da cidade e, de forma especial, ser a responsável mais recente pela “puxada” da Troça do Zé Pereira que, tradicionalmente, desce as ladeiras do São Geraldo em direção ao centro da cidade no sábado de Zé Pereira e pelo arrastão da resistência que faz o pós-baile municipal, acompanhando os foliões mais resistentes e animados do baile, ao raiar do dia, do Esporte Clube até a Praça da Bandeira.


Fotos: Ascom PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me