quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Arcoverde sedia I Jornada de Gerontologia da Fundação Terra

Na jornada, serão tratados temas como envelhecimento biológico e saudável. Evento acontece entre os dias 22 e 24


Nas mesas redondas, o envelhecimento será abordado a partir de diversos pontos de vista
Foto: Reprodução/ Fundação Terra
Cidades

O envelhecimento biológico e as questões sociais que o permeiam estão entre os assuntos que serão discutidos na I Jornada de Gerontologia da Fundação Terra. O evento acontece entre os dias 22 e 24 deste mês, em Arcoverde, no Sertão do Estado. O tema escolhido para a edição foi “Envelhecimento, Seguridade Social e Trabalho no Século XXI”. Durante o encontro, serão realizadas mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos e espetáculos culturais. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação.

A Jornada foi pensada com o intuito de descentralizar as discussões acerca do envelhecimento, que pouco contemplavam o interior do Estado. “A 1º Jornada de Gerontologia vai beneficiar a região do Sertão. Queremos trazer para cá as abordagens tecnocientíficas sobre o processo de envelhecimento humano, agregando a abordagem biopsicossocial. Vamos ter profissionais da área de saúde, da educação, estudantes acadêmicos e todos aqueles que querem discutir e compartilhar conhecimentos no que diz respeito aos idosos”, explica a coordenadora de saúde da Fundação, Liege Nogueira, que está organizando o encontro.

Nas mesas redondas, o envelhecimento será abordado a partir de diversos pontos de vista. Direitos da pessoa idosa, incluindo públicos específicos como indígenas e idosos da área rural, também estão na pauta. “Vamos reunir profissionais que tenham interesse nessa área para desenvolver atividades que favoreçam o envelhecimento saudável, com dignidade e autonomia. Trazer essas discussões para cá é muito rico, porque podemos compartilhar nossas vivências e torná-las objeto de estudo, respeitando as particularidades de cada grupo de idosos, que muitas vezes passam despercebidas”, acrescenta Liege.

Inscrições

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio de um formulário no site da Fundação. Os valores variam de acordo com a atividade e com o perfil do candidato, tendo opções para estudante, profissionais e idosos. Após pagamento, feito em depósito na conta Banco do Brasil, Conta corrente: 42819-1, Agência: 0068-X, o inscrito deverá enviar o comprovante bancário para o email jornadagerontologia2018@gmail.com.

Os minicursos acontecem no dia 22, das 9h às 16h, e abordam três temas: Laudos e Pareceres Técnicos; Instabilidade Postural e Quedas; e Sexualidade da Pessoa Idosa. Após o encerramento destas atividades, terão início as apresentações culturais e mesas redondas, que seguem até o dia 24. A Jornada acontece na Comunidade Vida dos Servos de Deus, no Sítio Malhada, em Arcoverde.

A Fundação Terra já trabalha com idosos em Arcoverde. Lá, funciona a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Domus Christi, onde 25 idosos são acolhidos e cuidados por uma equipe multidisciplinar.

Fonte: jconline.ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me