sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Atenção para horários e regras do SSA 1 e SSA 2 da UPE



Giovanna Arcoverde, aluna do 1º ano do Colégio Santa Maria, está confiante que fará boas provas. Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Além de saber os assuntos das provas, candidato que se preza deve conhecer as principais regras do concurso de que participa. Na primeira e na segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), a atenção tem que ser redobrada porque a maioria dos participantes é muito jovem. São alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos. Como a seleção ocorrerá domingo e segunda-feira, ainda dá tempo de conferir o que é permitido e proibido.

Para o SSA 1, cujas provas serão de manhã, há 24.111 candidatos. À tarde ocorre o exame do SSA 2, com 16.838 participantes. “Uma das dúvidas dos estudantes é sobre o horário. Seguimos a hora de Pernambuco, que não tem horário de verão. Recomendados que os inscritos cheguem aos locais de prova uma hora antes do fechamento dos portões”, diz o presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins. A entrada é liberada até 8h no SSA 1 e até 14h no SSA 2.

Outra pergunta frequente dos vestibulandos é sobre o porte de celular. “Nenhum fiscal está autorizado a guardar telefone de candidato. É proibido. Há casos de pais que sugerem aos filhos esconderem o celular. Aviso que teremos detectores de metal. Quem for pego com telefone será automaticamente eliminado”, alerta Ernani. Pode levar lanche, lápis e relógio.

Uma boa dica é aproveitar o sábado para conhecer o local de prova. O seriado acontecerá no Recife e em mais oito cidades do interior (Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro).

Na capital pernambucana os prédios estão situados em dez bairros (Santo Amaro, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Espinheiro, Rosarinho, Casa Amarela, Iputinga, Cidade Universitária e Boa Viagem).

O cartão de inscrição tem que ser impresso pelo estudante e apresentado na hora da prova, juntamente com documento oficial de identidade com foto. Quem ainda não fez isso é só acessar o endereço do processo seletivo.
SEM ESPECÍFICAS

Diferentemente dos vestibulares tradicionais e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que usa a nota do Enem, no seriado não há aplicação de pesos por disciplina.

Significa que o estudante deve ter boa nota em todas as matérias. Isso muda a lógica de se dedicar mais à biologia porque quer medicina ou matemática porque pensa em cursar engenharia, por exemplo.

Na composição final da média do seriado, as notas do SSA 1 e SSA 2 valem, respectivamente, 30% cada uma. O SSA 3, última etapa, equivale a 40% do resultado geral. O desempenho individual dos estudantes será divulgado até 15 de março do próximo ano.

“Gosto do modelo do seriado de não ter específicas”, afirma Hildeberto Dantas Neto, 16, do 2º ano da Erem Paula Frassineti, no Espinheiro, Zona Norte. Ele pretende ingressar em direito.

“Fiz a minha parte, estudando o ano todo. Agora é esperar as provas. Tenho muito apoio da minha família. Quero ser médica”, conta Giovanna Arcoverde, 15 anos, aluna do 1º ano do Colégio Santa Maria.
PLANTÃO

Neste sábado tem plantão da comissão do vestibular na reitoria da UPE, em Santo Amaro, área central da capital. O atendimento será das 8h às 16h. “Se houver qualquer problema de saúde do candidato ou necessitar de algum esclarecimento é só procurar a comissão”, explica Ernani. Os telefones da comissão são (81) 3183-3660 e 3183-3791.

Ele sugere que os estudantes aproveitem o dia de hoje para relaxar. “Não será cobrado nada diferente do que o candidato estudou na escola este ano. Então não há motivo para ficar nervoso. O momento agora é de descansar para fazer boas provas domingo e segunda-feira”, diz o presidente da comissão do vestibular.

“Não vou estudar na véspera das provas. Quero repousar e curtir minha família”, afirma Maria Eduarda Andrade, 17, colega de turma de Hildeberto. A adolescente mora no Arruda e fará o seriado em uma escola próxima da sua casa.
PROGRAME-SE

Horários (hora oficial de Pernambuco)

* Abertura dos portões
SSA 1: 7h
SSA 2: 13h
* Fechamento dos portões
SSA 1: 8h
SSA 2: 14h
* Aplicação das provas:
SSA 1: 8h15 às 12h15
SSA 2: 14h15 às 18h15
* Saída liberada
SSA 1: a partir das 11h15
SSA 2: a partir das 17h15

Provas
* Domingo
44 questões, distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia
* Segunda-feira
46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologia

Documentos aceitos
* Carteira de Identidade (RG)
* Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
* Carteira de Trabalho e Previdência Social
* Passaporte

Documentos que NÃO são aceitos
* Carteira de estudante
* Certidão de nascimento

Importante!
Caso o candidato não apresente documento por motivo de perda, furto ou roubo, deverá mostrar registro da ocorrência em órgão policial (B.O.) expedido até 30 dias antes da data da prova

O que levar
* Caneta preta ou azul, documento de identidade e cartão de inscrição
* É permitido usar lápis, borracha e relógio
* Lanche e água também são liberados

O que deixar em casa
* Telefone celular e equipamentos eletrônicos

Na hora da prova
* Assim que receber o caderno de provas, veja se está completo, com todas as questões. Se identificar algum problema informe imediatamente ao fiscal
* Cabe ao estudante conferir se seu nome e número de inscrição estão na folha-resposta (gabarito)
* Reserve 20 minutos para marcar gabarito. E cada alvéolo deve ser preenchido totalmente com caneta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me