domingo, 12 de junho de 2011

Arcoverde esta na Final das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação acontece neste sábado

Evento deve reunir mais de mil jovens de todo o Estado e será realizado a partir das 16h, no edifício-sede da Secretaria de Educação

Da Redação do pe360graus.com

A grande final da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) ocorre neste sábado (11), a partir das 16h, no edifício-sede da Secretaria de Educação de Pernambuco, no Recife. A expectativa é que o evento reúna mais de mil jovens de vários municípios do Estado.

Doze equipes do Ensino Médio e Ensino Fundamental participam da final que terá como prêmios videogames, celulares e medalhas. São alunos dos municípios do Recife, Abreu e Lima, Arcoverde, Cabrobó, Caruaru, Escada, Floresta, Quixabá, Serra Talhada. Durante o evento, será lançada a OJE 2011, que trará novidades na plataforma do jogo, tornando-a ainda mais parecida com uma rede social.

Mais de 50 mil jovens da rede estadual de ensino participaram da OJE 2010, que é uma competição virtual com jogos digitais, utilizando positivamente a internet, em um ambiente que valoriza habilidades, conhecimento de conteúdos escolares e a capacidade dos alunos e professores de trabalhar em equipe.

A OJE permite que a escola envolva alunos e professores em projetos diferenciados, de alto impacto e visibilidade, estreitando a relação entre o corpo docente e discente. O professor tem a possibilidade de poder conduzir os jovens de forma adequada, aproximando-se dos alunos em seu próprio meio digital sobre o qual geralmente nem a escola e nem a família tem os controles necessários.

Aluno Arena Master

Também neste sábado, os 26 vencedores da categoria Aluno Arena Master vão receber prêmios. Eles participaram da OJE individualmente e são 16 escolas do Ensino Médio e Ensino Fundamental do Recife, Abreu e Lima, Angelim Cabrobó, Carnaíba, Custódia, Garanhuns, Passira, Paulista, Petrolina, Quixaba, Sertania e Vitória de Santo Antão.

Com funciona a OJE
No início do semestre, alunos e professores se mobilizam para formar equipes e realizar as inscrições no site do projeto. Cada equipe precisa ter entre 4 e 6 integrantes, incluindo um capitão; mais um professor aliado.

Depois, é só começar a jogar os diversos games disponíveis, como o IMUNO, por exemplo, que aborda conteúdo ligado à biologia; ou o RIO LIMPO, inspirado na temática do meio ambiente. No decorrer dos jogos vão surgindo questões (enigmas) elaboradas no padrão do ENEM, incentivando os alunos a pesquisar mais sobre variados temas. As equipes que fizeram mais pontos entre todas as escolas, separadas por nível médio e fundamental, disputam a grande final.

A concepção de conhecimento na escolha e organização dos conteúdos da OJE tem como base a colaboração, complementaridade e integração entre as disciplinas presentes nas propostas curriculares das escolas de ensino médio e fundamental (8º e 9º anos) do estado.

Os conteúdos contemplam o aluno na fase de desenvolvimento cognitivo correspondente ao ensino médio e fundamental (8ª e 9ª anos) e considera como referências norteadoras o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A partir das competências gerais, a relação de conteúdos construída fornece indicações do que se pretende valorizar nessa Olimpíada, servindo de orientação para a elaboração de questões (enigmas) das diferentes áreas do conhecimento.

Confira as equipes finalistas da OJE 2010:

Ensino Médio
Escola Prof. Trajano de Mendonça (Recife)
Escola Polivalente de Abreu e Lima (Abreu e Lima)
Escola Agrícola Luiz Dias Lins (Escada)
Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde (Arcoverde)
Escola de Referência em Ensino Médio Professor Adauto Carvalho (Serra Talhada)
Escola de Referência em Ensino Médio (Floresta)

Ensino Fundamental
Escola Caio Pereira (Recife)
Escola Polivalente de Abreu e Lima (Abreu e Lima)
Escola Nicanor Souto Maior (Caruaru)
Escola Lions Antonio Moreno (Arcoverde)
Escola Tomé Francisco da Silva (Quixaba)
Escola Ministro Marcos Freire (Cabrobó)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me