Pesqueira prévia carnavalesca 2026 – Foto: Henrique CavalcantiPesqueira viveu uma noite de emoção, tradição e celebração da cultura popular durante a prévia carnavalesca Intercâmbio Cultural 2026. O ponto alto do evento foi a apresentação histórica do Homem da Meia-Noite. O Calunga mais famoso de Pernambuco, que veio diretamente de Olinda e, assim, encantou o público da Terra dos Caiporas.
Ao som vibrante das orquestras de frevo, o desfile tomou conta das principais avenidas da cidade. Enquanto diversas agremiações tradicionais do Carnaval de Pesqueira se uniram ao cortejo. Dessa forma, moradores e visitantes acompanharam o espetáculo cultural, que, além de emocionar o público, reforçou o intercâmbio entre o Carnaval de Olinda e o chamado Maior e Melhor Carnaval do Interior.





Para o secretário de Cultura e Turismo, Whenio Thyago, o momento foi simbólico e representou um marco para o município. De acordo com ele, receber o Homem da Meia-Noite em Pesqueira reafirma o compromisso da gestão com a tradição. Assim como, com a memória e o fortalecimento do Carnaval local. Além de consolidar a cidade como referência cultural no interior pernambucano.





Durante o evento, também foram anunciados os homenageados do Carnaval de Pesqueira 2026. Izabel da Lobal foi escolhida como homenageada viva, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a cultura carnavalesca do município. Já Fava da Cambinda Velha será o homenageado in memoriam, celebrando seu legado e a importância histórica para o Carnaval pesqueirense.





Por sua vez, o secretário de Inovação, Tecnologia, Ciência e Comunicação Social, Diego Araújo, destacou a relevância do Intercâmbio Cultural como ferramenta de integração e projeção do município. De acordo com ele, a iniciativa fortalece a imagem de Pesqueira como polo carnavalesco diverso e inovador. Ao mesmo tempo em que une tradição, comunicação e identidade para apresentar ao Estado e ao país a grandiosidade do Carnaval local.
Fonte: PanoramaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário