O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, é um parque nacional brasileiro do estado de Pernambuco. Criado em 22 de agosto de 2002, abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. O parque é o segundo do estado (o primeiro é o de Fernando de Noronha). Catimbau preserva uma das últimas áreas da Caatinga.
É formado por montanhas de topo suave, acredita-se que o nome Catimbau provenha de "morro que perdeu a ponta", no entanto a versão mais aceita entre os que estudam a etimologia da palavra "catimbau" é que ela provém do termo "catimbó", ritual realizado por pajés e rezadores com ascendência indígena. Os rituais com danças e rezas eram realizados para curar as mais diversas doenças do corpo físico e do espírito, sendo assim o termo Vale do Catimbau significa hoje Vale da Reza e da Cura, mais precisamente.
Entre as montanhas encontram-se encostas abruptas e vales abertos. É uma região de intensa erosão. As formações geológicas são compostas de arenitos de diversas cores e tipos que datam de mais de 100 milhões de anos. Apresenta cerca de duas mil cavernas e 28 cavernas-cemitério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário