quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Reestruturação da TV Pernambuco



Lucas Ramos
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Publicado em: 12/08/2021 03:00 Atualizado em: 12/08/2021 05:57
Fortalecer a Comunicação Pública é promover Cidadania. Há pouco mais de um ano, quando iniciamos nossa gestão à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, atendendo a uma convocação do governador Paulo Câmara, colocamos como projeto prioritário a reestruturação da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), detentora dos direitos de radiodifusão da TV Pernambuco. É fundamental para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado ampliar a difusão da Cultura, da Educação e da Informação de qualidade, por meio do Jornalismo feito com responsabilidade e pautado na formação crítica da sociedade.




PUBLICIDADE
Os avanços têm sido rápidos e transformadores, alcançando cada dia mais lares pernambucanos. Com 36 anos, a TV Pernambuco está, literalmente, de cara nova, a partir da remodelação de sua identidade visual. Além disso, foi desenvolvido um plano de ação alicerçado em seis frentes: ampliação do sinal digital, para que todos os 184 municípios do estado mais a Ilha de Fernando de Noronha sejam contemplados até 2022; expansão da presença nas redes sociais; investimentos em infraestrutura e modernização dos equipamentos; reformulação da programação, intensificando as produções e retomando o Jornalismo, além da ampliação dos programas culturais; e estruturação de parcerias nacionais e internacionais.

Como parte dessa jornada de emparceiramento estratégico, tornou-se oficial, na última segunda-feira (09), o retorno da TV Pernambuco à rede de afiliadas da TV Cultura. O contrato contempla um conjunto de ações de cooperação nas áreas de tecnologia, jornalismo, programação, produção e comercial. De início, garantirá a implantação do sinal digital em Garanhuns, Arcoverde e Fernando de Noronha (TV Golfinho).

A parceria prevê também a exibição dos mais importantes programas da grade da TV Cultura, que inclui os jornalísticos Roda Viva, Jornal da Cultura, Jornal da Tarde e Manhattan Connection; as transmissões esportivas e o Revista do Esporte; o Sr. Brasil, o #Provoca, Estação Livre e o Repórter Eco; além do conteúdo infantil, como o Quintal da Cultura.

A parceria com a TV Cultura é mais uma na lista de ações de cooperação que vêm sendo desenvolvidas pela EPC. No final do mês de julho, foi firmado acordo para que a programação da RTV Caatinga, Web TV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), fosse compartilhada pela TV Pernambuco. Os conteúdos educacionais, as pesquisas científicas e os resultados dos programas de extensão desenvolvidos por professores e alunos da Univasf passam a ser exibidos em todo o estado.

Outras duas parcerias consolidam o processo de reestruturação da Comunicação Pública genuinamente pernambucana. TV Pernambuco e Rádio Y Television Argentina (RTA) promovem, desde dezembro de 2020, compartilhamento de conteúdo audiovisual, como filmes de curta e longa-metragem, shows de artistas, entrevistas e outros produtos culturais. E a TVPE caminha para formalizar parceria com a Xinhua, emissora pública da República Popular da China. Os dois acordos preveem ainda futuras coproduções entre as instituições. Pernambuco se conectando com o mundo.

Junto à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), foi acertado o compartilhamento de infraestrutura, o que viabilizou a expansão do alcance da programação da TV Alepe e da TV Pernambuco, a partir da transmissão conjunta de conteúdos. A EPC caminha ainda a passos largos para estar apta a participar da concorrência a ser lançada pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para comercialização dos direitos de transmissão da séria A2 do Campeonato Pernambucano, tornando-se protagonista de uma ação indispensável para o fortalecimento do esporte no estado.

Um novo momento para a Comunicação Pública pernambucana, preparada para o futuro ainda mais promissor que se desenha em nosso estado.
Fonte: diariodepernambuco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me