Origem do feriado remete ao ano 998, data em que um monge beneditino instituiu a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos
Dia de Finados, 2 de novembro, é conhecido no Brasil como a data marcada por idas ao cemitério. Em outros lugares do mundo, a efeméride tem o mesmo significado mas é lembrada de formas diferentes. No México, por exemplo, as pessoas têm o costume de fazer grandes festas e usar fantasias coloridas de caveiras para homenagear os mortos.
A origem deste feriado remete ao ano 998. Antes, já existia o costume de se enterrar e se rezar pelos mortos, mas a data de 2 de novembro foi oficialmente instituída por um monge beneditino, Odilo de Cluny, que viveu do ano 962 ao ano 1049.
Na data, o monge ordenou aos clérigos de sua abadia e a todos aqueles que seguissem a Ordem Beneditina que deveriam rezar pelas almas dos mortos. O costume se popularizou a partir do século XII, quando deixou de ser algo somente da igreja.
Veja na galeria abaixo como o dia é celebrado ao redor do mundo.
Em 2 de novembro, Dia de Finados no Brasil, pessoas lotam os cemitérios e deixam flores e objetos em homenagens aos parentes que já se foram. A data é um dia triste e de memória para muitos. Foto: HUGO ARCE / Fotos Públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário