segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cemitério traz QR Code em túmulos de personalidades em Sorocaba

Com celular, é possível ver fotos e história de figuras ilustres da cidade.Expectativa é que 50 mil pessoas visitem os cemitérios de Sorocaba.

Do G1 
 Visitantes que forem até o Cemitério da Saudade, no Além Linha, em Sorocaba (SP) nesta segunda-feira (2), Dia de Finados, poderão conferir informações sobre as personalidades da cidade que estão sepultadas no local por meio do celular. A prefeitura implantou QR Code, um código que pode ser lido com um aplicado no celular, nos principais túmulos.
Com celular, é possível ver fotos e história de figuras ilustres de Sorocaba (Foto: Assis Cavalcanti / Secom)
Com celular, é possível ver fotos e história de
figuras ilustres (Foto: Assis Cavalcanti / Secom)
Quem portar um smartphone com aplicativo de leitura do QR Code poderá acessar instantaneamente informações detalhas sobre a pessoa sepultada, como foto, data e local de nascimento, história de vida e profissional, entre outras informações.
Entre as figuras ilustres da história de Sorocaba que constam do banco de dados do QR Code estão os ex-prefeitos Eugênio Salerno, José Crespo Gonzáles e Armando Pannunzio, o padre Aloísio de Almeida e o ex-escravo João de Camargo.
Para que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que possua câmera digital, acesso a internet e um software de leitura para QR Code. Outra novidade nos cemitérios de Sorocaba é um portal para consultar a localização dos túmulos nos cemitérios da cidade.
Cemitério tem QR Code em túmulos de personalidades em Sorocaba (Foto: Assis Cavalcanti / Secom)
Cemitério tem QR Code em túmulos de famosos
em Sorocaba (Foto: Assis Cavalcanti / Secom)
A expectativa da prefeitura é de que aproximadamente 50 mil pessoas visitem os quatro cemitérios por ocasião da celebração do Dia de Finados. Os sacrários ficarão aberto até às 17h.
Confira os endereços dos cemitérios municipais:
Saudade: Praça Pedro de Toledo, s/n°, no Além-Linha - 3231-1402
Aparecida: Rua Quirino de Melo s/n°, em Aparecidinha – 3225-4382
Consolação: Rua Alcindo Guanabara, s/n° Vila Haro – fone 3227-9011
Santo Antonio: Rua Luiz Gabriotti nº 871, Wanel Ville – 3221-4448
Itapetininga
'QR Codes' colados em túmulos trazem informações sobre homenageados (Foto: Arquivo Pessoal/ Jefferson Biajone)
'QR Codes' trazem informações sobre homenageados
(Foto: Arquivo Pessoal/ Jefferson Biajone)
Alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Itapetininga (SP) instalaram “QR Codes” em túmulos de três ex-combatentes que estão enterrados no cemitério da cidade. Com qualquer aplicativo de celular que lê o código de barras, os visitantes do cemitério podem ver fotos e a biografia dos personagens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e na Revolução de 1924, 1930 e 1932.
“É um orgulho muito grande ter o nome do meu pai envolvido em um projeto inédito na região, acho que até no país”, comenta Afrânio Franco de Oliveira Mello, filho de Antenor de Oliveira Mello Júnior, soldado que lutou na Revolução Constitucionalista de 1932.
Estudantes e professores de disciplinas do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas trabalharam no projeto de iniciação científica desde março deste ano. A ação teve apoio do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), o Núcleo MMDC de Itapetininga, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, entidades cívico-culturais que objetivam resgatar a memória e os feitos de cidadãos do município.
Para o aluno Sergio Peiretti, o objetivo é tornar a história desses personagens mais interessantes com tecnologia acessível. “Até mesmo o coveiro do cemitério, quando viu os códigos, pegou o celular para ver. Ele ficou alguns minutos lendo e impressionado por ver algo assim em um cemitério. Espero que a mesma reação aconteça com todos os que visitam o cemitério, já que quase todo mundo tem smartphone atualmente e muitos têm leitor de QR Code”, ressalta.
Além do soldado Antenor de Oliveira Mello Júnior, foram homenageados o capitão Francisco Fabiano Alves, que lutou nas revoluções de 1924, 1930 e 1932; e José Ribamar de Montello Furtado, que foi 1° tenente da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Os três sobreviveram às batalhas e morreram anos depois dos confrontos.
Para o Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2), os estudantes também irão oferecer cartilha aos visitantes com o trajeto para a visitação de todos os 15 combatentes enterrados no cemitério. “Esse é só o começo para que todos tenham suas histórias contadas nesse projeto”, conclui Afrânio Franco de Oliveira Mello.
Afrânio Mello é filho de ex-combatente e ressalta orgulho pelo projeto (Foto: Arquivo Pessoal/ Jefferson Biajone)Afrânio Mello é filho de ex-combatente e ressalta orgulho pelo projeto (Foto: Arquivo Pessoal/Jefferson Biajone)
Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me