sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Em Arcoverde o Idealizador da Fundação Terra inspira voluntários no Sertão pernambucano

Instituição sem fins lucrativos foi criada há 30 anos pelo padre Airton Freire.
Localizada em Arcoverde, fundação oferece assistência em diversas áreas.

Padre Airton Freire (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Padre Airton Freire idealizou Fundação Terra
(Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
No Sertão pernambucano, uma instituição sem fins lucrativos mantida por meio de doações tem ajudado a transformar a vida de milhares de pessoas. É a Fundação Terra. A iniciativa é fruto da dedicação do padre Airton Freire, um homem que inspirou voluntários no município de Arcoverde. O lugar oferece assistência médica gratuita, amparo a idosos, aulas de capacitação e outras atividades.
Criada há 30 anos, a Fundação Terra foi construída no lugar onde antes existia um lixão. O instrutor Francisco Pedro da Cruz dá aulas na oficina de Marcenaria. Antes, ele sobrevivia do que pegava no lixo. "A fundação mudou a minha vida com muitas coisas boas. Não tinha expectativa de vida. E depois, com cursos oferecidos pela Fundação Terra, tornou você outra pessoa, né? Você saiu do lixo e foi ser alguém visto", comenta. A auxiliar de serviços gerais Marlene Maria era catadora e hoje a vida dela e dos três fihos é bem diferente. "Muito contente. Muito feliz mesmo. Porque minha filha estudou aqui, aprendeu muitas coisas boas e agora ela é professora de muitas coisas".
Mais de 2.400 famílias são beneficiadas pelos projetos da Fundação Terra. Por ano, 200 jovens estudam nos cursos profissionalizantes. Já na área de sáude, cerca de 6 mil pessoas de 35 municípios são atendidas por mês. Os pacientes têm acesso a uma equipe formada por médicos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e diversas especialidades.
O padre Airton Ferreira idealizou a Fundação Terra quando celebrou uma missa no lixão de Arcoverde. "Quando eu penso naquele acontecimento, que para mim foi inaugural, a imagem mais forte que me vem é de uma criança chorando pedindo pão, pedindo bolacha no momento que eu distribuía a eucaristia. Fiquei tão tocado quando vi aquela cena que eu concluí haver alguma relação entre a dor, a fome daquele povo, com o pão para o mundo. O Cristo Eucarístico que estava sendo comungado. Assim como o pão estava sendo compartilhado, eu fui tocado para partilhar a minha vida com eles também", explica.
Serviço
Fundação Terra
Endereço: Rua Alfredo de Souza Padilha, sem número, Bairro São Cristóvão, Arcoverde
Telefones: (87) 3821-1826/0954
Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me