sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Em 2015 terá 12 feriados em dias úteis

Diferentemente de 2014, quando a maioria das datas comemorativas caiu aos sábados e domingos, 12 dos 15 feriados deste ano no Ceará serão em dias úteis. Seis acontecerão às segundas ou sextas-feiras, uma ótima oportunidade para quem deseja viajar. Se o ano passado foi bom para a cadeia produtiva do turismo cearense, principalmente por conta da Copa do Mundo, 2015 será melhor.
Com o cenário favorável para planejar viagens, Fortaleza deverá receber ainda mais visitantes ao longo dos próximos meses. Bares, restaurantes, barracas de praia, hotéis, pousadas, entre outros segmentos, deverão lucrar mais neste ano, tanto na Capital quanto nos destinos turísticos do Estado.
Os feriados que cairão às segundas-feiras são: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), e Finados (2 de novembro). A Sexta-Feira da Paixão (3 de abril), o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro) serão celebrados às sextas-feiras
"A cadeia produtiva do turismo será a grande beneficiada com o número de feriados em dias úteis em 2015. A demanda por viagens, hospedagens e o consumo de alimentos e bebidas vão crescer em relação ao ano passado. E Fortaleza, que é um dos destinos mais procurados, ganhará com isso", afirma o economista da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Guilherme Muchale.
Por outro lado, ele lembra que os feriados afetarão diretamente a produtividade da indústria, que mais sofre com a instabilidade econômica pela qual passa o Brasil.
Em 2014, aponta o economista, o desempenho do setor também foi freado pela Copa do Mundo, com dias não trabalhados em junho e julho nos estados que sediaram jogos do evento esportivo.
"Os feriados exercem uma pressão nos custos da indústria, mas acredito que o desempenho do setor neste ano será semelhante ao identificado em 2014. No Ceará, os resultados deverão continuar acima da média nacional", destaca.
Processos mais eficazes
Para amenizar os impactos causados pelos dias não trabalhados, Muchale diz que os industriais precisam buscar processos produtivos mais eficazes, melhorando os sistemas de tecnologia da informação e priorizando a mão de obra qualificada. "Os empresários têm que ficar de olho nisso. É possível ser criativo e viabilizar mudanças operacionais sem custos. Isso traz ganhos de qualidade", acrescenta o economista.
Varejo
Para o setor varejista de Fortaleza a concentração de feriados em dias úteis preocupa em parte, mas também favorece. "Normalmente, feriado não é encarado de forma positiva pelo setor produtivo. Para o varejo, dias parados diminuem o fluxo e encarecem a operação. Mas como Fortaleza é uma cidade turística e feriados sempre implicam no aumento de viagens e do fluxo de visitantes, o turismo acaba movimentando também o nosso varejo", explica Severino Neto, presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.
Segundo ele, algumas áreas específicas do varejo, como supermercados e comércio de artesanatos, serão beneficiadas. "Tudo que é comemorativo é bom para os supermercados, que vendem mais. Outro exemplo é o Mercado Central, que amplia as vendas nesses períodos com o maior movimento turístico".
d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me