
Arcoverde se prepara para celebrar, entre os dias 15 e 17 de agosto, a 15ª edição do Festival Lula Calixto, evento consagrado no calendário da cultura popular pernambucana. Realizado no Alto do Cruzeiro, o festival presta homenagem ao mestre Lula Calixto (1942-1999), figura central na tradição do Samba de Coco da região.
Com apresentações em dois palcos, na sede do grupo Coco Raízes de Arcoverde e no palhoção montado em frente à casa do mestre Assis Calixto, o evento reúne expressões culturais como maracatu, afoxé, reisado, forró, boi, samba, coco, quadrilha junina, reggae, pop e rock. Além de shows, a programação inclui cortejos, oficinas, recitais, recreação infantil e encontros de grupos folclóricos de diversas partes do estado, especialmente do interior.
Mais do que preservar o legado de Lula Calixto, o festival também impulsiona a economia local, movimentando o comércio, a produção cultural e os profissionais técnicos de Arcoverde e municípios vizinhos. O evento se firma como espaço de criação artística, fortalecimento da identidade e reflexão sobre temas sociais, raciais, culturais e educativos.
A edição 2025 conta com incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, além do apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das secretarias de Cultura e de Esportes e Eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário