O COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde divulgou nesta quarta-feira, 21 de junho, a programação completa da 11ª Caminhada do Forró. Mantendo a pegada das edições anteriores a grade artística privilegia o Forró de Raiz e elementos da Cultura Tradicional.
Criada em 2011, a Caminhada vem se caracterizando ao longo de sua história como um foco de resistência em defesa das tradições do São João Nordestino, mesclando poesia, forró e cultura popular, num evento com dez horas de duração.
Concentração – Parque Linear Portal do Sertão
Às 9h, o sanfoneiro Inácio Pé de Greia (homenageado em 2022) inicia a maratona cultural com apresentação de Forró de Pé-de-Serra. Depois sobe no palco o Samba de Coco das Irmãs Lopes, numa apresentação em reverência a Mestra Severina Lopes, uma das homenageadas da Caminhada em 2023.
Um grupo de Poetas dá sequência ao evento mesclando poesia e forró no show do cantor e arcoverdense Kleber Araújo, compositor do Hino da Caminhada, que se apresenta com o lendário sanfoneiro Zé do Peba e seu grupo.
Enquanto isso, no trio elétrico, o público estará sendo recepcionado pelo Coco Trupé de Arcoverde do Mestre Cícero Gomes.
O show de encerramento da Concentração fica por conta do excelente Valdinho Paes, que pretende empolgar o público na sua apresentação que antecede o início do Cortejo.
Cortejo – Praça Barão do Rio Branco e Avenida Coronel Antônio Japiassu
O Cortejo contará com 30 trios de Forró de Raiz que saúdam o Sanfoneiro Zé Coco, o segundo homenageado desta edição da Caminhada.
Seguirão o cortejo seis grupos de Cultura Tradicional e alunas de uma escola de dança com coreografia especial para o Cortejo.
Nos trios elétricos, três bandas tocarão o melhor do Forró Pé-de-Serra, puxando o percurso até a entrada do Largo Treze de Maio.
Apoteose – Praça Winston Siqueira (Virgínia Guerra) – Largo do CECORA
Um grupo de músicos de sopro, a Orquestra Maktub, estará a postos na entrada da Praça Winston Siqueira para conduzir os brincantes até o palco do Polo Pé-de-Serra, onde ocorrerão as apresentações finais. As 17h, sobe ao palco o cantor e compositor George Silva, que já vem participando do evento desde 2017. Na sequência, o caruaruense Erisson Porto apresenta repertório de clássicos do Forró Tradicional com uma pegada jazzística. Para encerrar com estilo a Caminhada do Forró, Kelly Rosa se apresenta com banda e promete um show memorável na sua estreia no Maior Cortejo Junino do Brasil.
Serviço:11ª CAMINHA DOFORRÓ DE ARCOVERDE
Data: 24 dejunho, sábado
Concentração:10h, Parque LinearCortejo: 14h,Parque Linear – Largo 13 de maio
Apoteose: 17h,Palhoça Forró Pé de Serra – SESC (Largo do CECORA)
VENDA Camisas: (87) 999016223, (87) 999386329 e (87)991428071
Criada em 2011, a Caminhada vem se caracterizando ao longo de sua história como um foco de resistência em defesa das tradições do São João Nordestino, mesclando poesia, forró e cultura popular, num evento com dez horas de duração.



A 11ª edição da Caminhada do Forró de Arcoverde encantou mais uma vez os amantes da tradição e da cultura nordestina. Realizado no último dia 24 de junho, o evento atraiu uma multidão de mais de 30 mil pessoas, que celebraram o São João com alegria e entusiasmo.
A valorização das tradições do São João do Nordeste foi uma marca registrada da Caminhada do Forró de Arcoverde. Ao homenagear Severina Lopes e Zé Coco, personalidades de grande relevância cultural na região, o COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde reconheceu o legado e a dedicação desses artistas, que têm contribuído para a preservação da cultura popular.
A realização da Caminhada do Forró de Arcoverde foi do COCAR e contou com o apoio essencial da Prefeitura de Arcoverde, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado, Governo de Pernambuco e instituições privadas..jpeg)



A tradição do período de festividades do São João de Arcoverde, no Sertão do Moxotó pernambucano, que segue até o próximo dia 28 de junho, este ano está possibilitando que 100% dos artistas do ciclo junino da cidade, aprovados no Edital da Secretaria Municipal de Cultura, participem com suas apresentações nos polos constituintes do evento.
No Polo Raízes do Coco Lula Calixto, que fica no Alto do Cruzeiro, a predominância dos grupos de samba de coco, bois e afoxés fazem a festa do público junto com artistas consagrados no Estado. Já no Polo das Artes Henry Pereira, localizado na Praça Winston Siqueira, os atrativos da cultura local estão representados por forrozeiros, reisados, ursos e quadrilhas juninas.
A terceira noite de festividades do São João de Arcoverde proporcionou no último domingo (18), para o grande público presente na cidade, mais um momento de celebração junina, com shows do grupo Mulheres Sertanejas, Elba Ramalho, Avine Vinny e Zé Vaqueiro.
Outro ponto da cidade onde a tarde de domingo foi de grande movimento e celebração, foi no Polo da Poesia Elizeu Pereira, localizado ao lado do Centro de Gastronomia e Artesanato - CGA, onde ocorreram as apresentações de Zé do Peba, Mestre Alberone Rabequeiro, além de Cantigas e Cantilenas.
A noite do último sábado (17) evidenciou em Arcoverde mais uma vez o sucesso de grandes festividades juninas, nos polos e pontos de animação descentralizados na cidade. Na Praça da Bandeira, o Polo Multicultural teve a segunda noite de shows aberta com Forró de Candeeiro, contemplando a multidão presente com muito forró e outros ritmos que integram o cenário cultural de Pernambuco.
E estendendo pela madrugada o clima de euforia, a musa olindense Priscila Senna deu o tom de seus grandes e aguardados sucessos, como 'Alvejante', 'Labirinto', 'Rei das Mentiras', 'Duas', 'Desejo Imortal', entre outras. 


Marcado por grande celebração e valorização das tradições locais, o São João de Arcoverde foi iniciado oficialmente na última sexta-feira (16), com abertura no Polo Multicultural, armado na Praça da Bandeira. Na ocasião, o tema: ‘Na melhor festa de São João, a Carraspana é patrimônio cultural do Portal do Sertão’, rendeu homenagens aos Carraspaneiros atuantes no município, responsáveis pela produção da bebida artesanal, considerada patrimônio gastronômico local.
O público que na respectiva noite lotou o Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, contou com as apresentações culturais da Quadrilha Junina Portal do Sertão e do Coco Trupé de Arcoverde.














A Secretaria de Saúde de Arcoverde comunica que até este domingo, 04 de junho, foram contabilizados no município dezesseis (16) novos casos da Covid-19 e trinta e três (33) recuperados. O boletim quinzenal, portanto, fica com dez (10) casos suspeitos, trinta mil oitocentos e setenta e cinco (30.875) descartados, doze mil seiscentos e oitenta e cinco (12.685) confirmados, cento e quarenta e cinco (145) óbitos, doze mil setecentos e quarenta e quatro (12.744) recuperados, e dezesseis (16) casos ativos.