Com os preparativos do São João de Arcoverde a todo vapor, os palcos e vila temática começam a ser montados. A Vila cenográfica, esse ano, terá a história contada através do Cinema Rio Branco, considerando o mais antigo equipamento em funcionamento do Brasil e da América Latina.
Fundado em 1917, o cinema será retratado através de uma réplica, localizada no Senadinho, localizado entre os polos multimusical, gatronômico e Vila Rio Branco.
"Colocaremos cadeiras do antigo cinema e exibiremos filmes.", explica o secretario de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, responsável por toda a pesquisa histórica e arquitetônica para a realização do evento.
As casinhas da antiga Vila de Olho D'água serão réplicas de pontos comerciais da epóca. Assinada pelo artista plástico Suedson Neiva, a decoração cenográfica deve manter o mesmo padrão dos outros anos, porém Neiva promete pitadas especiais sobre o tema: “Luz, Câmera, Ação… o cinema vai passar no melhor São João do Nordeste”.
No ano passado, após recontar a parte da história de Lampião, o Rei do Cangaço, que teria pedido ao governo do Estado, em 1925, a independência de Arcoverde, a Vila Olho D’Água, passou a se chamar Rio Branco.
Atrações - Essa Vila ainda serve de palco para muitas atrações, que passam em desfiles e cortejos durante todas as noites. Entre elas estão: Quadrilha Mulambembes de Pernas de Pau, Banda de Pífanos do Mestre Batista, Maracatu Batuque do Sertão e Grupo de Teatro de Rua.
A novidade desde ano fica por conta do desfile das troças campeãs da Folia dos Bois e Ursos em Folia 2014. "Essa foi uma determinação da Prefeita Madalena, para que os grupos culturais que se apresentam durante o carnaval, possam mostra sua tradição também no São João", afirma o secretario de Turismo Albérico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário