Foto: Reprodução
Moradores de diferentes estados do nordeste acompanharam, na noite desta quarta-feira (15), o surgimento de um meteoro brilhante, ou bólido, no céu logo acima da divisa entre as cidades de Princesa Isabel (PB) e Carnaíba (PE), segundo comunicado da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON). Em parceria com a startup Clima ao Vivo, a organização registrou o fenômeno com sete câmeras espalhadas por cidades de Pernambuco, Bahia e Ceará.
Análises da BRAMON apontam que o meteoro entrou na atmosfera próximo a Serra Talhada (PE) e pôde ser visto por volta das 19h, seguindo até o sul de Arcoverde (PE), onde desapareceu. A entidade colheu inúmeros relatos de testemunhas, mas aguarda novos para estimar a órbita, o tamanho e a massa do bólido.
Continua depois da publicidade.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), "acredita-se que a maioria dos fluxos de meteoros sejam formados pela decomposição do núcleo de um cometa e conseqüente dispersão dos fragmentos na órbita original desse cometa". A incandescência com que aparecem no céu é resultado do atrito entre a matéria e a atmosfera terreste.
Fonte: falapiaui.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário