Provavelmente você já ouviu falarem diversas vezes que, durante o dia, é preciso beber vários copos de água. Esse é, sem dúvida, um hábito saudável. Mas é melhor beber água morna em vez de fria. Explicaremos o motivo.
Efeito sobre o sistema digestivo
A água fria ajuda a solidificar a gordura que a comida contém e, portanto, retarda a digestão.
A água morna, ao contrário, ajuda a digerir o alimento rapidamente, melhorando a absorção dos nutrientes e ajudando a eliminar a constipação.
Efeito sobre o sistema respiratório
A água fria causa a acumulação de muco, aumentando assim o risco de infecções do aparelho respiratório, podendo causar inflamação da garganta.
A água quente tem o efeito oposto: alivia a garganta e sua irritação. É útil tanto para doenças respiratórias quanto simplesmente para acabar com a boca seca pela manhã.
Efeito sobre o sistema circulatório
A água fria provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos.
Mas, quando você bebe água quente, os vasos sanguíneos se dilatam e, como resultado, a circulação sanguínea nos órgãos e tecidos melhora. Graças a isso, o seu corpo elimina toxinas mais rapidamente.
Efeito sobre o sistema nervoso
As baixas temperaturas são um dos fatores que aumentam o risco de dor de cabeça. Pesquisas mostraram que a água fria tem um efeito similar, o que pode causar ataques de enxaqueca em pessoas que sofrem desse mal.
A água quente, ao contrário, alivia a dor. É especialmente boa para eliminar os espasmos.
Foto de abertura Max Pixel
Nenhum comentário:
Postar um comentário